Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Ronco e Apnéia do Sono



Segundo Bouscolet et.al,2005 afirmam que o ser humano passa 1/3 da sua vida dormindo onde durante o sono, a vibração do palato e dos tecidos moles adjacentes à faringe produz o ronco, são sintomas comuns na população geral desse mesmo autor.
Segundo a American Academy of Sleep Medicine Task Force,1999 sugere que o ronco é a presença de obtrução parcial das vias aéreas superiores podendo ser seguido por uma apnéia,que é a cessação completa do fluxo aéreo na presença do esforço respiratório.

Os distúrbios respiratórios do sono se caracterizam pela presença de episódios repetidos de pausas respiratórias, que levam à fragmentação do sono e à redução da saturação da oxihemoglobina.Com prevalência de 9% nas mulheres e 24% nos homens(YOUNG et.al,1993), os distúrbios respiratórios do sono representam um espectro contínuo, desde o ronco até a síndrome da apnéia obstrutiva do sono(Young et.al $ AASMTF).

São estimados que 2% a 4% da população adulta de meia idade seja acometida pela síndrome da apnéia obstrutiva do sono(YOUNG et.al,1993),essa síndrome tem sido associada à sonolência diurna excessiva(AASMTF,1999),a acidentes automobilísticos(Norton PG $ Dunn EV,1985) e à morbimortalidade cardiovascular(AASMTF,1999).

O diagnóstico não é realizado em 82% dos homens e 93% das mulheres portadoras da síndrome da apnéia obstrutiva do sono moderada à grave(YOUNG et.al,1993).
A baixa freqüência do diagnóstico pode ser reflexo da reduzida percepção dos sintomas do sono como um problema(Mateika et.al,1994) pelo paciente e seus familiares, do difícil acesso aos métodos diagnósticos associados e possivelmente ao treinamento insuficiente em medicina do sono.
Uma pesquisa realizada em escolas médicas no Reino Unido estimou que o tempo de ensino específico sobre sono é menor do que 15 minutos no ensino básico e inexistente na formação clínica (STORES $ CRAWFORD, 1998).

O interesse no ronco habitual e na apnéia obstrutiva é explicado pelas suas relações com a síndrome da apnéia obstrutiva do sono. Sexo masculino, faixa etária entre 40 e 60 anos e obesidade são fatores de risco conhecidos para ronco habitual( Bloom et.al,1998 $ Young et.al 2003 $ Polakoswa et.al, 1993).
Tabagismo e alcoolismo também têm sido associados ao ronco(Enright et.al,1996 $ Franklin et.al,2004).
Indivíduos que roncam sofrem freqüentemente de sonolência diurna excessiva(Polakoswa et.al,1999) e podem prejudicar a qualidade de vida de seus companheiros(Hoffstein,1996).
Mesmo os distúrbios respiratórios do sono leves podem afetar a saúde dos indivíduos, haja vista a associação entre ronco habitual e infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e hipertensão arterial sistêmica(KAPRIO et.al,1987).

Neste estudo de Noal $ Menezes,2008 eles concluem que: o ronco habitual e apnéia obstrutiva foram sintomas comuns na população estudada. Fatores de risco conhecidos como sexo masculino e idade entre quarta e quinta décadas de vida não são modificáveis. Entretanto, tabagismo, alcoolismo e obesidade também associados aos desfechos, devem ser identificados e tratados na população geral.

Fecha-se com minha conclusão de que: atividade física como descrita neste estudo aliada hábito alimentar saudável diminuem a incidência de ronco e a apnéia diminuindo assim os riscos cardiovasculares de ocorrer um Infarto Agudo do Miocardio(fator porque muitas pessoas tem Infarto no período noturno).

Atividade física e saúde e saúde é expectativa de vida e expectativa de vida é qualidade de vida!, pense nisso!!

Abraços com muita saúdeee!
Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário