Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Intensidade do treino: a chave para a hipertrofia!



Um treino com alta intensidade é muitas vezes a chave de sucesso para o nosso anabolismo muscular, um treino muito intenso não significa ter altas cargas, mas uma carga suficiente para realizar a depleção de glicogênio muscular para que há rompimento microscópico a níveis celulares provocando assim uma melhora no sistema neuromuscular, adaptando o fuso muscular e o OTG além de aumentar o números de sarcômeros e miofibrilas celulares, volumizando(hipertrofiando) e aumentando o número de células do sistema muscular já mencionado(hiperplasia).
Em um estudo de Cadore $ Brentano,2008(revista brasileira de medicina) cita que o aumento da intensidade no treino faz aumentar o nível hormonal de Testosterona,um ótimo hormônio para a síntese proteica.

É possível afirmar que a resposta hormonal ao exercício esteja ligada a algumas características inerentes à sessão de treino, como número de séries e repetições, intensidade relativa à carga máxima (percentual de 1 RM) e o tempo de intervalo. Segundo Smilios et al, a quantidade apropriada de trabalho durante o TF pode ser um fator determinante na resposta hormonal aguda, que pode gerar uma combinação ótima entre os hormônios anabólicos e catabólicos estimulados.
Isso pode resultar em um ambiente mais favorável para adaptações neuromusculares ao treinamento, como o aumento de força e massa muscular.

Kraemer et.al,1990 afirma que quanto menor intervalo entre as séries,maior o estímulo do hormônio testosterona, Innue et.al,1993 e Bamnam et.al,2001 afirmam que treinamento de força faz com que aumente conforme sua intensidade do exercício.

Outro estudo conduzido de Willoughby e Taylor,2004 submeteram 18 homens jovens a 3 sessões de TF com 3 séries de 8 a 10 RM. Os resultados mostraram que houve aumento significativo na síntese de proteínas, número de receptores e no RNAm desses receptores após as sessões de treino, sendo que esse aumento alcançou seu pico de 202% de aumento, 48 horas após a terceira sessão. Também foi observada uma correlação entre o aumento na testosterona (significativo após todas as sessões) e o aumento no número de receptores,o mesmo autor cita que o complexo hormônio-receptor se constitui no elemento central dos mecanismos responsáveis pela mediação dos ajustes ao treinamento de força, como o aumento na força muscular e a hipertrofia induzida por esse tipo de exercício.

Então caros leitores, aumentem sua intensidade do treino, faça um período menor de descanso entre as séries( no máximo 1minuto e meio pois sabe-se que a força é recuperada 75% quando é feita até 1 minuto e meio), e se alimentem no período pós treino e no período de descanso pois o hormonio testosterona também fica ativo no repouso e o downregulation após um período de treinamento o nível de cortisol tende a diminuir e além disso o TREINAMENTO PARA HOMEM E PARA MULHER NÃO INFLUENCIA NA SUA DIFERENÇA POIS HÁ A MEMS LIBERAÇÃO DE HORMÔNIOS E ADAPTAÇÃO MUSCULAR NO MESMO TEMPO CITADO NO PRESENTE ARTIGO!

PORTANTO TREINEM,SE ALIMENTEM E DESCANSEM BEM!

Bons treinos intensos(claro), boa semana com muuuuiiiitaaa saúddeee!
abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário