Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Má nutrição



Novamente voltando ao assunto do qual incomoda aos profissionais de saúde de todas as áreas e me irrita.

O brasil está tendo em 2º lugar no rank de obesidade e como se vê o fator da obesidade não está intimamente ligado ao fator de mal funcionamento de hormônios da tireóide,idade avançada entre outras mil desculpas.


De acordo com estudo cerca de 80 por cento da população consomem frutas, legumes e verduras em quantidades inferiores às recomendadas. A má alimentação provoca só no Brasil cerca de 10 mil mortes por ano, em decorrência de diabete, doenças cardiovasculares e câncer, enquanto a obesidade mata por volta de 7.000 pessoas por ano, devido a doenças cardíacas e câncer, comprovou o estudo.
Os cientistas também comprovaram que cerca de 30 por cento das mortes causadas por doenças graves decorrentes do excesso de peso seriam evitadas se todos os adultos perdessem pelo menos 3 quilos.
Os cientistas ressaltaram que manter uma dieta que não seja rica em peixes, frutas, legumes e verduras é tão ruim para a saúde quanto fumar, pois manter uma alimentação a base de gorduras saturadas e trans que têm origem animal ou vegetal elevam os níveis de colesterol e aumenta o risco de doenças cardíacas.
Vendo esse post no blog intestinopreguiçoso.blogspot.com,além de agradecer para poder publicar meu post, o que muitas vezes eu não consigo me conformar(outros profissionais também) o quanto é difícil você conseguir reeducar uma pessoa através do hábito alimentar e atividade física.
E além mesmo do indivíduo estar praticando atividade física há uma presença de má nutrição não sendo raro encontrando atletas,alunos,clientes e pacientes sempre se alimentando mal e não sendo raro qualquer virada de tempo,feridas além de pear fácil o tempo de cicatrização demora,as possibilidades para adquirir uma lesão musculoesqulética é bem maior do que um indivíduo bem nutrido.
Pela minha experiência clínica e de academia,sempre tentei conversar com a pessoa e ver o hábito alimentar desta,sendo assim pelo menos 98% das pessoas tem um péssimo hábito alimentar do qual são coxinhas,kibes fritos,mcdonalds,bobs,lanches de lanchonetes,não sendo comum a presença de legumes,verduras,frutas(não adianta se empaturrar pois fruta engorda) e pior de tudo o que qualquer profissional não gosta de ouvir é de não ter tempo para se alimentar pois o trabalho é muito corrido, aí que eu pergunto então porque essas mesmas pessoas que dizem não ter tempo para se alimentar podemos ver estas mesmas pessoas saindo para fumar,saindo para comer algum lanche ''natural'' na padaria,devorando pacotes e pacotes de bolacha de chocolate,devorando uma torta?
Realmente qualquer ser humano é capaz de entender que a fome seria uma necessidade fisiológica que indica ao corpo que a taxa de glicose tá diminuindo,há perda de vitaminas e sais minerais,há maior peristaltismo e tem maiores possibilidades de o musculo ser gerado como fonte de glicose ocorrendo até o catabolismo muscular, todo mundo já sentiu fome e teve que comer quando fosse o necessário.
Hoje em dia não se manda pessoa embora porque o indivíduo estava comendo,é óbvio que se um indivíduo está em lugares que demanda dinamismo do funcionario o individuo nao vai se alimentar,mas muitas vezes o que custa tirar 20minutos do dia pelo menos no meio da manhã e meio da tarde para se alimentar bem?E além disso tirar 40minutos para praticar atividade física?juntando tudo você tem 1hora e 20minutos para cuidar da sua saúde,do seu corpo...se o trabalho tem 8 horas(exceto plantões) sobram 16 horas para fazer o que quiser e é tempo viu!acreditem!
Acreditem em vocês mesmos leitores,se até o amigo do arnold trablhava 12horas como açougue e depois iria treinar porque não vocês??
Pensem:servir para si e somente a si próprio!
Uma boa semana com muiiitaaa saúuudeeee e perfomanceee

Nenhum comentário:

Postar um comentário