Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Ignorância em relação a saúde

Saúde é o bom estado físico,psicológico e social segundo a OMS,segundo o dicionário é o estado de que é são,robustez,vigor,saudação e brinde.
Hoje em dia há o stress constante não só pela metrópole que tem como fatores de stress o trânsito,ruído,correria do dia a dia,cobrança de empresas que visam ao lucro desta atrav´pes de cobrança do funcionario, mais o fator de estar tendo que sustentar a familia,intrigas familiares,enfim toda e qualquer situação que nos levam a um estresse leva a diversas alterações fisiológicas(modificação de células e sistemas do corpo humano) que podem levar a um estado patológico acarretando diversas doenças dos quais as doenças atuais que podemos destacar: Obesidade,Hipertensão,Diabetes,Infarto Agudo do miocárdio dentre outras vem sendo comum esses tipos de doenças e tudo isso causado por certo fatores como má nutrição,inatividade física,tabagismo,etilismo,uso de drogas ilícitas,farmacológicas e as doenças secundárias.
Muito venho postando sobre o benefício da atividade física em especial o treinamento resistido(ou musculação), na minha experiência clínica e pessoal de vida eu sempre fui esportista minha vida inteira pratiquei futebol,basquete,natação por 12 anos,quando não fazia musculação sempre fazia 2horas de bike e esteira,aulas de spinning,capoeira fiz por 3 anos começei a musculação com 16 anos pegando pesado aos 17 até os 21 anos,mas continuando a realizar porém com intensidade bem maior ao termino de minha faculdade,mas não deixei de fazer ainda, mesmo com estudos,trabalhos consigo sim treinar 5x por semana em um tempo de 30 até 40min, e até hoje nunca me atrapalhou em simplismente nada, mantenho uma alimentação 6x por dia a cada 3 ou 4 horas jamais fiz uso de anabolizantes pois sou contra uso dessas substâncias e ainda mais ingeri suplemento somente por 2 meses nesses 3 anos e meio pesados de musculação onde a alimentação supriu todas minhas necessidades calóricas necesárias para realizar as atividades físicas,trabalhar e estar treinando.
Não quero incentivar ninguém a fazer o que eu faço pois como sabemos cada corpo reage diferentemente a cada estímulo aplicado, então eu tive um acompanhamento nutricional,cardiológico para a realizaçao das minhas atividades físicas o que me possibilitou chegar nos resultados almejados.
Muitas vezes o que vejo na prática clínica ou fora da prática clínica é a má nutrição presente,o stress constante, a auto-cobrança, a ingestão de fármacos(remédios) para uma dor aqui,dor ali,a realização indevida de atividade física como o famoso futebol de sábado,ae fraqueza muscular nos músculos,mau condicionamento físico,má homeostase praticada a alta intensidade provocando sinapses maiores que estimulam o músculo,osso,articulações,tendões a um impacto alto,não há uma força e resistência osteomioarticular e lesão musculoesquelética na certa!

Eu primeiramente elogio os verdadeiros atletas brasileiros aqueles que vão trabalhar cedo(aqueles que 5 da madrugada está pegando o onibus para chegar ao serviço as 7 ara trabalhar até as 8 da noite chegando em casa as 10 horas,cuida dos filhos,da casa e da família e dorme meia noite e ainda repete o ciclo isso é o verdadeiro atleta), pois bem e é nesse tempo inteiro que a pessoa pratica um atividade física agora isso sim é ser verdadeiro atleta e se adotar uma boa alimentãção e descanso,melhor ainda.
Mas ainda há muito de nós da área da saúde a falar da importancia de praticar atividade física,não basta falar tem que além de praticar seguir com disciplina a alimentação,descanso, na academia que eu treinava tinha um aluno de lá que vinha de Santo André do trabalho para vir treinar, não tinha tempo?Claro que não!! quem não tempo nao tem método de planejamento e fica escravo do tempo, se não tiram 1 hora para o horário do almoço pq não 20minutos de 2 pausas entre manhã e tarde e acordar um pouco mais cedo para o café da manhã completando assim 4 refeições completas do que as habituais almoço e janta achando que na janta as pessoas vão recuperar as energias perdidas no final do dia o que leva uma ingestão bem maior do que habitual o que leva a obesidade,HAS,DM,stress por carencia de vitaminas, 6 refeições até 5 estão de bom tamanho para regulação de insulinas e a supercompensação de alimentos.

Por hoje é só pensem muito em caros leitores conhecimento é poder e poder é saúde e saúde e saúde é felicidade e felicidade é realização de sonhos,
EU POSSO,EU QUERO EU CONSIGO!

EU POSSO MUDAR,EU POSSO SER SAUDÁVEL,EU POSSO SER FELIZ
EU QUERO,EU QUERO MUDAR,EU QUERO UMA SAÚDE,EU QUERO FELICIDADE
EU CONSIGO,EU CONSIGO SER FELIZ,EU CONSIGO ME DISCIPLINAR,EU CONSIGO SER EU MAIS MESMO,EU CONSIGO TUDO!

''O importante na vida não importa o quanto você bate e sim quanto apanha,levanta e fica de pé''

Lutar sempre,vencer talvez,desistir jamais!

e viva a saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário