Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Musculação:Faz ficar com músculos?

Mais uma nova postagem,geralmente sempre quando ha uma nova postagem é por base de perguntas que eu tenho de colegas,de alunos na academia de que treino,pelos próprios parentes que ainda infelizmente tem certo pré-conceitos e na experiência clínica, como graças a deus eu venho mostrando para o público no geral no blog, o pré-conceito da musculação vem sido desmitificado e nisso as pessoas de forma geral passa a entender o benefício da musculação.

Conforme MCArdle vário são os benefícios bioquímicos,osteomioarticulares,nervosos,metabólicos e cardiorrespiratórios são documentados há afirmação prática e teórica de que SIM a musculação faz ganhar músculos.

Tem leis biomecânicas que regem a esses princípios mas as principais que podemos citar é a lei de wolf do qual todo osso se adapta a carga imposta a ele e a lei do tudo ou nada no qual ´há contrações neuromusculares(do SNC e muscular) que fazem com que há ativação ou não muscular.


Com essas 2 leis conforme o Prof.César falou no curso que a CARGA DA ANILHA é um REMÉDIO para nosso corpo adaptando sempre a possíveis novos estímulos fazendo cntração muscular melhorando assim a força muscular,resistência muscular e coordenação muscular e articular(propriocepção).

O que acontece é que essa frase ouvida e comentada por pessoas que musculação cresce,fica com músculos grandes e aparência de ''rambo'' são pessoas(me desculpem) destreinadas,sedentárias ou que têm preguiça para treinar(não malhar que malhar é bater,contundir,dar pancadas,reunir gados) e muitas vezes vou afirmar para vocês não passa de um mito.

Há primeiramente o princípio da individualidade biológica ou seja o corpo do indivíduo tem alterações neurofisiológicas mais presentes e mais ativas que vai reagir melhor a uma determinada modalidade de exercício do que outro, ou seja o indivíduo nasce com uma certa ''habilidade'' para algum determinado esporte ou tarefa.

Segundo que o tipo de treinamento imposto assim como o predomínio do exercício aeróbico ou anaeróbico causa a longo prazo alterações fisiológicas descritas por Frank e Mc Ardle ou seja jamais você vai ser um Alexandre Ribeiro ou um Dexter Jackson em menos de 2 dias,esqueçe.

Terceiro que para um bom treino de musculação os resultados como sentir que o musculo está um pouco mais ''inxado'' ou ''coisado'' demora de 2 até 3 meses variando de indivíduo para indivíduo tal como sua dieta,descanso e alimentação.



A musculação,termo popular para treinamento resistido, leva o músculo a se contrair melhorando sua força,resistência,coordenação e consequentementa há maior rupturas microscópicas a niveis muscular fisiológicas induzidas por cargas que fazem aumentar o numero de células musculares e aumentar o tamanho destas também,o que leva a hipertrofia e hiperplasia.
Portanto a musculação faz os músculos crescerem mas tudo depende do tipo de treinamento específico a ser realizado com objetivo de hipertrofia(alta intensidade,baixa duração e baixas repetições),de resistência(média intensidade,grande duração e altas repetições),de Endurance(famoso treino circuito) e outras variações.
Então tudo depende da especificidade do treinamento e qual objetivo da pessoa que irá fazer com o profissional de educação física ou o fisiologista trabalhar em cima do objetivo do aluno levando em conta do bom estado que o corpo tende a se manter em equilíbrio(homeostase),individualidade biológica,fator nutricional,metabólico e respostas mediante ao treinamento.
Musculação claro que faz crescer isso está mais que óbvio,mas imaginar que quem faz musculação por mais de 1 ano fica com musculos absurdos podem esqueçer,pois além de ser a longo prazo para resultados estéticos, os resultados para a saúde surgem logo nas primeiras semanas até,uma aula de musculação que vc já faz lhe garante utilização de gordura e outroas modificações fisiológicas.

é isso ae galera se alimentem bem,durmam bem e comam bem e treinem bem claro com consciência

Mais uma vez os meus posts relacionados a musculação(treinos em geral),nutrição e saúde não são incentivos para que o indivíduo utilize suplementos ou anabolizantes,além de não ser responsável pelo mau uso indevido,este site é contra a utilização de anabolizantes,suplementos e qualquer outro recurso ergogênico que possa ser nocivos a saúde, consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física e caso queira mudar seu hábito alimentar consulte um(a) nutricionista.Este blog não se responsabiliza pelo uso de anabolizantes e suplementos.

No mais é isso bom treino,boa semana e muittttaaa saúde para vocês

Nenhum comentário:

Postar um comentário