Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vigorexia


Está aí um tema bem atual e interessante no qualé muito importante para os profissionais da saúde de modo geral.
A vigorexia ainda não foi constada na Classificação Internacional de Doença(CID ano 10) sendo,portanto um assunto ainda a ser muito discutido.
A vigorexia é diferente de anorexia aonde o vigoréxico tem complexo por musculo ou seja, por mais musculoso que esteja ele nunca estará satisfeito com o próprio corpo musculoso, enquanto o anoréxico nunca vai estar satisfeito com a sua aparência magra.
A personalidade de uma pessoa vigoréxica é aquela cujo tempo é dedicado exclusivamente as atividades físicas,ou seja, o indivíduo passa muito mais tempo dentro da academia do que as atividades sociais e até familiares.
Uma das conseqüências da vigorexia ou overtraining, dizem respeito ao excesso de treinamento e às reações corporais que avisam, por assim dizer, que algo está errado. São reações semelhantes ao estresse tais como: insônia, falta de apetite, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, cansaço constante, dificuldade de concentração entre outras.
Além da obsessão com o corpo perfeito, a Vigorexia também produz uma importante mudança nos hábitos e atitudes dos pacientes, notadamente na questão alimentar. Até a mínima caloria ingerida será contabilizada e medida com máxima atenção, pois a beleza corporal dependerá disso.
A vida do anoréxico gira em torno dos cuidados com seu corpo, sua dieta é minuciosamente regulada, eliminando-se totalmente as gorduras e, ao contrário, consumindo-se excessivamente as proteínas. Esse desequilíbrio alimentar acaba por sobrecarregar o fígado, obrigando-o a desempenhar um trabalho extra.
A Vigorexia causa problemas físicos e estéticos, como por exemplo, a desproporção displásica, também entre o corpo e cabeça, problemas ósseos e articulares devido ao peso excessivo, falta de agilidade e encurtamento de músculos e tendões.
A situação se agrava quando surge o consumo de esteróides e anabolizantes com o fim de conseguir "melhores resultados". O consumo destas sustâncias aumenta o risco de doenças cardiovasculares, lesões hepáticas, disfunções sexuais, diminuição do tamanho dos testículos e maior propensão ao câncer da próstata.
Emocionalmente, segundo estudos de Pope, a Vigorexia pode ter como conseqüência um quadro de Transtorno Obsessivo-conpulsivo, fazendo com que os pacientes se sintam fracassados e abandonem suas atividades sociais, inclusive de trabalho, com o propósito de treinar e exercitar-se sem descanso.
COMO IDENTIFICAR UM VIGORÉXICO(OU SD. DE COMPLEXO DE ADÔNIS)
-Compulsividade por exercícios(individuo fica mais que 2 horas dentro de uma academia e pratica inumeras modalidades oferecidas por esta)
-Ingestão alimentar demasiada de proteínas e baixa ingestão de gordura
-Ingestão alimentar excessiva de suplementos e anabolizantes
-Comparação de alguma parte do músculo com outra parte do corpo
-medição de circunferências de braço semanalmente
-Esforço excessivo durante as práticas de atividades físicas
-tendência a automedicação
-modificações de dieta(ortorexia)
É muito importante para nós profissionais identificar este tipo de transtorno mental pois em certos casos pode até levar a morte,noticiários de que jovem morre por uso incorreto de anabolizantes,ou até o caso de que quase levou a morte como nosso amigo da foto o Greg Vallentino que tomava anabolizantes em excesso e treinava em excesso assim como comia em excesso(ou ainda come e treina em excesso) do qual teve um dos braços infectados e teve que retirar a infecção com risco de quase ter de amputá-lo caso não fosse ao pronto socorro.
Enfim é importante saber que o excesso faz mal e prejudica a saúde.
uma boa semana galera
abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário