Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Suplementos dão resultados?



Perguntas realizadas por muitos praticantes de atividades físicas em especial o treinamento resistido no qual me deparo em blogs,sites e revistas além da divulgação de diversas marcas de suplementos e a própria propaganda de boca em boca em academias,tem aumentado o consumo de suplementos de ambos os sexos em especial em homens e adolescentes.

Segundo estudo de DASKAL e colaboradores(2008) foi realizada uma pesquisa em uma academia na cidade de são paulo onde relatou que os homens utilizam mais suplementos do que mulheres e que adolescentes ingerem mais do que adultos jovens,e a maioria é por auto-prescrição ou indicação do treinador ou algum familiar ou amigos que utilizam também causa uma influência no uso de suplementos pelo praticante.


Para Pereira et al.(2003), o consumo de suplementos entre alunos de academias de ginástica de São Paulo é significante e suficiente para despertar interesse de estudos mais detalhados,segundo o autor ainda ,a imagem corporal inconstante nos adolescentes e a falta de tempo para treinamento adequado nos jovens adultos, aliada à impaciência em atingir os resultados esperados e ao desejo de aparentar o seu melhor, tornam os jovens propensos a consumir qualquer coisa que se apresente como atalho para atingir o padrão de beleza imposto, já que a estética é um dos principais motivos da prática esportiva nessa faixa etária.


Neste estudo de DASKAL(2008),participaram 201 indivíduos freqüentadores de academias (84 do sexo masculino – 64 usuários e 20 não-usuários; e 117 do feminino – 59 usuárias e 58 não-usuárias); dos quais 106 são adolescentes de 15 a 19 anos (71 usuários e 35 não-usuários) e 95 adultos jovens de 20 a 25 anos (52 usuários e 43 não-usuários).

2vgrupos foram divididos, conforme o uso de suplementos: usuários e não-usuários.

61% dos avaliados (123 usuários) utilizaram suplementos.59% responderam que não consumiriam um suplemento.
Os homens usam mais suplementos do que as mulheres e adolescentes tendem a usar mais suplementos do que os adultos jovens (p = 0,07).

A maior parte dos usuários de suplementos pratica exercício há mais de um ano (60%), embora esta prática possa ser ou não na academia. O consumo de suplementos é maior entre os que praticam exercício físico há mais tempo e também entre aqueles que freqüentam a academia há mais tempo (52%) . A maior parte dos indivíduos (45%) fica na academia por três a nove horas semanais. O consumo de suplementos tem relação com o tempo de permanência na academia, pois quanto maior o tempo na academia, maior o consumo de suplementos.

A maioria dos participantes se exercita por estética e saúde, mas há associação entre o uso de suplementos e a competição como finalidade do exercício (p = 0,01). Eles também se exercitam para ganhar massa muscular e perder gordura; houve associação entre esses objetivos e o consumo de suplementos (p = 0,01 e p = 0,03). A maior parte dos não-usuários se exercita para perder peso/gordura e melhorar o condicionamento físico.
O suplemento mais consumido é a bebida esportiva por mulheres e os BCAA,aminoácidos(94%),proteínas(61%),maltodextrina(87%),hipercalóricos (81%) e fat burner (66%).
Os mais jovens consomem mais bebida esportiva (64%); bebida de recuperação (75%) e gel de carboidrato (60%); os mais velhos consomem mais creatina (62%); proteínas (61%) e maltodextrina (75%). Os BCAA e hipercalóricos são consumidos em igual proporção pelas duas faixas etárias. A média de consumo de suplementos é 1,5 suplemento/usuário. A maioria dos usuários consome apenas um suplemento e 40% consomem dois ou mais.
Como discussão que a autora cita e eu acrescento, é de que o suplemento é uma complementação alimentar e não ajuda para ganhos de massa muscular a não ser que o indivíduo tenha uma boa alimentação e descanso(dormir mais do que 8horas por dia e descanso entre séries adequados.
Os erros constantes nas academias como a ingesta alta de suplementos, o intervalo entre as séries maiores do que usuais(famosa papoterapia entre amigos), cargas relativamentes muito baixas não fazem ter boa massa muscular e aparência já que a maioria dos estudos teórico visam a estética,observamos isso na prática onde jovens(12 até 16 anos) tomam suplementos adoidados,descansam durante 5 minutos em um exercício para fazer 1 série de 10 repetições,com peso extremamente baixo mesmo com 6 meses de academia,reclamando que não crsce,não aumenta de peso, é lógico não treina direito acha que suplemento é alimento e não aumenta o peso é logico que não irá crescer.
Sobre o título eu vou deixar a critério dos leitores já que eu não sou contra o uso de suplementos(apesar de ter utilizado somente durante 2 meses), e sou contra ao uso indevido de suplementos e anabolizantes,muitas pessoas da academia e da experincia clinica vem me perguntar qual suplemento faz crescer e ficar forte e eu respondo: arroz e feijão e frango com batata e quando enjoar batata com arroz e frango ou ao contrário,
O que muitas pessoas almejam em especial os gordinhosss,ou os descondicionados é perder peso e ficar com uma boa estética, e as vezes fico taxado como ''chato'' ou como um ''carrasco'' porque seria melhor a pessoa trocar uma torta de morango por um delicioso pão integral com atum ou sardinha e azeite?Cada um faz o que bem quer e o que bem entende so que eu tenho minha opinião como profissional,eu estudo para isso,vou continuar estudar para mostrar os beneficios físicos e psicológicos do treinamento resistido e irei dar minha opinião mesmo que a pessoa não concorde ou não aceite,porque facil é falar que vai começar o regime amanhã,que vai fazer academia amanhã e que vai ser saudável em diante, falar todo papagaio fala, difícil é agir e fazer cortando doces(bolos,tortas),frituras(pastéis,coxinhas,kibes),refrigerantes(coca-cola e cia ltda),álcool(cerveja,vodca,caipirinhas),cigarro e drogas ilícitas.Da disciplina que se faz o guerreiro
Não vou ser contra suplementos pois estarei indo contra milhões de pessoas em especial empresas de suplementos que tem um grande poder ,meu objetivo não será mostrar que o suplemento faz mal e que sim que o suplemento quando aliado a uma boa nutrição,treino e descanso provoca uma melhora da perfomance física, auxiliando resultados estéticos e perfomance, mas no livro de Márcia Daskal de Nutrição Esportiva ela cita que uma boa alimentação supre todas as necessidades calóricas e de vitaminas,então ainda hipócrates está e continua ainda certo, portanto coma bem,se alimente bem e descanse bem!
No mais isso por hj chega para seus olhos
abraços,boas semanas com mttaaaaa perfomanceeee e saúuuuuuuuuudeeee para vocês
Lucas

3 comentários:

  1. Muito bom, treino na academia faz 3 meses, e to pensando em tomar suplemento, talvez whey protein, dizem que ele é bom.

    ResponderExcluir
  2. gostei da materia.
    deseja escrever no nosso blog?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, mas na verdade, os suplementos possuem propriedades ja existentes em vários alimentos e prometem resultados que as pessoas podem obter apenas com uma alimentação adequada.
    ex.: A creatina que é um dos suplementos mais utilizados apenas leva água para dentro da célula, mas a célula sempre vai consumir exatamente a mesma quantidade, o que não é utilizado é automaticamente eliminado, isso quer dizer que o nosso corpo já produz toda a creatina de que precisamos, mesmo que uma pessoa consuma uma quantidade extra, esta sera eliminada pelo organismo (urina), e ai você gastou (somente com creatina) em torno de R$50,00 e R$80,00 para que ela fosse eliminada pelo seu organismo sem qualquer resultado adicional.
    O aconselhável para quem quer obter algum tipo de resultado com exercícios físicos é consultar-se com um endocrinologista para que ele possa transcrever uma rotina alimentar adequada, e talvez algum suplemento se apos o resultado de alguns exames for detectado que o organismo da pessoa possui deficiência na produção de alguma substancia ou vitamina, do contrario, o uso inconsequente e exacerbado de suplementos consumira apenas seu dinheiro.

    ResponderExcluir