Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Estética: um mal que afetam à todos


Muito ainda se pensam que o indivíduo que pratica musculação levada a sério como adotar não só ela como um estilo de vida mas com uma boa visão fisiológica de que o treinamento resistido(musculação) é benéfico a níveis que alteram o sistema endócrino,metabólico,cardiovascular,respiratório,psicológico,nervoso,somatossensoria,muscular, articular,tendíneo,ósseo, aonde AUTOMATICAMENTE A LONGO PRAZO O MÚSCULO TANTO CARDÍACO QUANTO MUSCULOESQUELÉTICO SE HIPERTROFIA(HIPERTROFIA CARDÍACA E MUSCULAR) QUANTO HIPERPLASIA(AUMENTA Nº DE CÉLULAS MUSCULARES) SENDO A ESTÉTICA DO CORPO UMA FORMA SECUNDÁRIA DE SE OBTER.

Ainda infelizmente não só com meus pacientes(alguns com exceções claro) mas com a população em geral, a maioria das pessoas assimilam a academia como um lugar que é o objetivo de ficar com o corpo induzido pela mídia, ainda verificamos e correlacionamos este estudo com DAMASCENO,2005 que o principal motivo da ingressão do indivíduo na academia é pela insatisfação com o próprio corpo onde o leva a procurar academia.

Gosto é gosto e não se discute,essa palavra ainda se aplica ao mundo moderno pois para cada opinião uma preferência, tem pessoas que agradam aos olhos uma pessoa forte,musculosa outras pessoas lhe agradam pessoas mais magras porém definidas,outros preferem os gordinhos(ou gordinhas),os(as) loiros(as),morenos(as),ruivo(a) e assim por diante.

A academia ou certos profissionais que são em principal da área da saúde que tem que muitas vezes lidarem com atletas ou praticantes de atividade física a longo tempo que tem uma grande massa muscular ou um paciente obeso necessita ter um corpo preparado mediante diversos estímulos pois sabe que o atleta tem uma grande força e resistência muscular tendo que acompanha-lo durante seu treino podendo lhe prover segurança musculoesquelética e cardiovascular sendo possível auxilia-lo em erguer uma barra,um halter ou mesmo uma faixa elástica ou até mesmo seu corpo em si.

Portanto enganam-se profissionais da saúde, em principal fisioterapeutas e educadores físicos e até vezes médicos mesmo realizarem treinamento resistido para poderem promover essa segurança ao paciente/aluno/cliente, que não precisam de força ou resistência muscular.

E ultimamente academia não significa lugar de estética onde todo mundo é bonito,academia significa promoção da saúde para uma melhora de vida, e há profissionais totalmente habilitados para promoção da atividade física.
Como o próprio Dr.Santarem me confirmou que ele não realiza musculação porque ele quer ficar bonitinho mas sim ele pratica pois sabe a importância de unir um bom treino,com boa alimentação e descanso que trazem inúmeros benefícios fisiológicos onde ele dizia que a estética do corpo viria em segundo lugar,se todos pensassem como ele e praticassem a expectativa de vida no brasil iria aumentar ainda mais.

Portanto caros leitores esqueçam de entrar na academia para ficar bonitinho e sim sempre estarem com a saúde em dia.

Pensem bem cuidar do próprio corpo significa aumento de expectativa de vida que significa uma boa qualidade de vida que indica uma boa saúde.

abraços
com muita saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário