Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dores,Dores e mais Dores



Um dos temas mais discutidos e mais complicados para profissionais da saúde pois a dor além de ser subjetiva(ou seja depende de pessoa para pessoa) pode ter origem e várias causas como mecânicas(causada por fatores mecânicos),traumáticos,nerválgicos ou nevrálgicos,degenerativos,amputações,dor relacionada ao trabalho(DORT),desequilíbrios musculares dentre outros.

A dor afeta praticamente 100% da população, não que todo mundo refira,mas duvido que alguem alguma vez nunca sentiu alguma dor no pescoço(cervical),nas costas(lombar),dores de cabeça(enxaqueca), dores irradiadas?

É difícil alguém na vida nunca ter tido dor em algum lugar, como eu só coloco no meu blog assuntos cujo no meu dia a dia estão constantes e como minha profissão envolve dores e mais dores as vezes é bom especificar motivos de dores que muitas e muitas vezes bato na mesma tecla mas a maioria que me pede informação irá eu ouvir falando isso.

Primeiramente a dor Segundo LOPES,2005 a dor é definida como uma experiência emocional e sensorial desagradável associada a lesões reais ou potenciais, ou descrita em termos dessas lesões.2.sensação em que uma pessoa experimenta desconforto,angústia ou sofrimento devido a provocação de nervos sensitivos.

Muito bem agora que todos sabem a definição da dor vamos para causas da dor que muitas vezes na minha opinião tá relacionada não apenas com traumas e doenças degenerativas como a Osteoartrite ou Osteoartrose ou Esclerose Lateral Amiotrófica ou outras que levam uma degeneração que levam a dor.

Uma pessoa que está com dor muitas vezes não quer dizer que muitas vezes significa um esforço repetitivo por algum tipo de trabalho, a dor pode muitas vezes ser uma causa não só relacionada ao trabalho mas por muitas vezes uma

fraqueza muscular que gera desequilíbrios musculares alterando as velocidades de contrações muscular de diferentes fibras sejam ela tipo I ou tipo II podendo levar a dor.

Muitos pacientes e muitas pessoas vem queixarem para mim que o trabalho que elas realizam muito tempo sentadas, ou em sedestação(em pé) de posição ereta levam uma dor na lombar ou dor nas costas ou muitas vezes até irradiações que levam para a perna ou da cervical para o braço, as famosas lombociatalgias e cervicobraquialgia respectivamente, onde muitas vezes relatam essas dores com irradiações, o nosso músculo está sempre em constante contração em especial o tipo I que é de longa durações à fadigas, uma sobrecagra de muito tempo sentado ou em pé com mudanças bruscas de movimentos aliado a uma má alimentação e vícios posturais do trabalho ou do dia-a-dia inadequados,levam alterações posturais que à longo prazo ou a mesmo curto prazo a uma dor que é referida como desconfortável e essas dores tão sempre relacionadas a FRAQUEZA MUSCULAR, onde eu insisto as pessoas que há estudos que comprovam que dores na costas(lombalgia) com o adequado fortalecimento da lombar evita dores na lombar ou lombalgia.

Agora enquanto dor de doenças degenerativas infelizmente o único remédio também é tchan tchan tchan: FORTALECIMENTO MUSCULAR! Ele pode evitar o aparecimento das dores porém nunca irá levar um retrocesso da doenças como uma Osteoartrose por exemplo que a longo prazo leva o indivíduo realizar uma artroplastia total ou parcial com próteses cimentadas,ou de titânio e vanádio ou entre outros materias não rejeitados pelo organismo.

Enquanto a dor de membro fantasma se dá pelo indivíduo amputado que sente dor em um memrbo que não existe como por exemplo uma perna esquerda amputada o individuo sente a dor na perna que foi amputada.

Dor de um modo geral pode ser benéfica ou maléfica pois ao mesmo tempo que indica que não podemos mais sobrecarregar determinadas articulações e músculos ela é prejudicial pois pode levar ao encurtamento e deformidades levando atrofias por desuso.

PORTANTO NADA MELHOR QUE UMA BOA ALIMENTAÇÃO,ATIVIDADE FÍSICA E DESCANSO(SONO)
TUDO ISSO CARO LEITORES DIMINUEM TODOS OS TIPOS DE DORES DE CABEÇA E ATÉ AS DOENÇAS DEGENERATIVAS EXCETO AS DONÇAS GENÉTICAS OBVIAMENTE MAS COM A PRÓPRIA ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA E DESCANSO EVITAMOS FUTURAS DOENÇAS GENÉTICAS JÁ QUE O SER HUMANO FOI FEITO PARA NASCER,REPRODUZIR E MORRER PORQUE NÃO PREVENIR-SE DO QUE REMEDIAR??

POR HOJE É SÓ PESSOAL!
BOM FDS PARA VOCÊS!
ABRAÇOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário