Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A má alimentação por falta de tempo,gravidez,casamento,menopausa,idade,tireóide,trabalho,remédios são fatores que engordam?

Quem segue meu blog,sabe que tem um post semelhante deste assunto,do qual é se os esteróides são condição necessária para construir um físico bom, agora está vindo um outro assunto também do qual é muito polêmico e que vem me incomodando a um longo tempo, primeiramente vou falar que este é um blog contido de informações de saúde e muitas vezes o profissional da saúde não deve esconder o que o paciente necessita para ter uma boa saúde e sim deve orientá-lo e caberá ao paciente seguir ou não o tratamento sabendo que as informações de profissionais de saúde SÃO DE CARÁTER CONFIÁVEL E BASEADO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS CATEGORIA A(PUBLICADOS E EXPERIMENTAIS) que no meu blog são informações de PUBMED,SCIELO,LILIACS,JOURNAL OF STRENGHT AND CONDITIONING RESEARCH,ACSM,JOURNAL OF NUTRITION, INTERNATIONAL INSTITUTE OF SPORTS NUTRITION,JOURNAL OF OBESITY SÃO DE CATEGORIA A, TODAS AS INFORMAÇÕES ANTES DE POSTAR LEIO TODOS OS ARTIGOS POSSÍVEIS E POSTO AQUI POIS INFORMAÇÃO É SAÚDE.
Pois bem em relação a esse assunto pensei muito mas muito antes de escrever pois sei que é dificil realmente quem tem obrigações de casa,família,trabalhos e etc conseguir conciliar treino,alimentação e descanso,DIFÍCIL MAS NÃO IMPOSSÍVEL.
Um assunto popularmente quando muito comentado seja em festa,seja em família,seja em trabalho,seja em casa é de que a pessoa anda engordando(dferente de ganhar peso pois peso corporal é acompnahdo de peso gordo e peso magro) e comumente temos as famosas 1000 desculpas:
-ah sabe que é trabalho muito tempo sentado e por isso que estou engordando
-ah sabe que é quando eu tinha 20 anos eu era um palito agora com 40 anos estou gordo(a)
-ah sabe que é quando chegou minha menopausa eu engordei demais
-ah sabe que é quando tive meu filho(a) engordei 20kg
-ah sabe que é quando eu me casei pesava (exemplo) 70kg hoje peso 100kg
-ah sabe que é quando o médico falou que eu estava com a tireóide baixa eu engordei muito
-ah sabe que é quando tomei remédios engordei muito

Alguma vez vocês já ouviram essas frases?
Assim como do ultimo post dos esteróides eu fico pensando comigo mesmo de todos esses que reclama muito do serviço,do médico,do remédio,da gravidez,do casamento,da idade,da menopausa muitos desses já pensaram como que andam sua alimentação?PÉSSIMA!
Primeiramente vem a questão de que novamente sempre eu priorizo no meu blog, INFORMAÇÃO, sem esta atraves de artigos científicos porque REALMENTE NINGUÉM ENGORDA DO NADA, e nada melhor que artigos científicos para exemplificar porque a epidemia mundial como Obesidade anda afetando a população e a resposta de autores de artigos científicos são UNÂNIME: MÁ ALIMENTAÇÃO!

Uma coisa muito simples de qual a população andam fazendo é de que não há a contagem de calorias de forma com que faça com que a pessoa ao longo do dia ingira mais de 4.000kcal que são estocadas em forma de gordura(uma das piores as viscerais) pois ingire mais caloria do que se gasta,isto é chamado de BALANÇO CALÒRICO POSITIVO, que para aumentar os estoques de Nitrogênio e aumentar o número de miofibrilas em tamanho e números e um processo altamente favorável a quem quer aumentar de massa muscular.
Porém em situações de que a pessoa esteja apeas realizando atividades do seu dia-a-dia(exceto TRABALHO BRAÇAL PESADO!) acaba utilizando fibras do tipo I,fibras vermelhas ou fibras de tipo lentas, seja para caminhar,pegar onibus e manter-se ativo durante o dia inteiro,pois trabalhos que envolvem digitação,escrever,realizar faxinas e etc de longas durações sao usados fibras tipo I e nisso muitos acham que estão fazendo atividade física sendo que isto é uma função fisiológica,ou seja sem as fibras tipo I não poderíamos nem estarmos em pé já que este tipo de fibra se encontra em alto número no sóleo(panturrilha) para sustenção do corpo ou seja isso não justifica que os trabalhos como digitar,faxinar,lavar roupa,pegando e vendendo sapatos seria uma atividade física o que justifica como atividade física é você sobrepor seu organismo a uma sobrecarga(aumento de função de orgãos e sistemas) para que ocorra mudança fisiológica para que fique acostumado com esforços maiores e melhorarem atividades no seu dia-a-dia.
Pois bem o que acontece é que há o gasto de calorias e o nosso corpo inteligente repõe,porém nós seres humanos desprovidos de toda e qualquer fisiologia desconhecemos a quantidade certa de macro e micronutrientes para levarmos ao nosso organismo para que se mantenha o equilíbrio interno(homeostase),POR ISSO A EXISTÊNCIA DO NUTRICIONISTA , pois o que temos é a supercompensação de alimentos pois o ser humano está acostumado comer muito em poucas refeições levando novamente ao BALANÇO CALÓRICO POSITIVO e como este não está em treinamento de força ou de resistência isso leva a um acúmulo de gordura visceral aumentando os riscos de sofrer um IAM,ICC,Arterioesclerose,AVE,Diabetes,Hipertensão e por aí vamos...
Então vamos explicar a cada tópico por que temos 1000 desculpas para poucas coisas e no final chegamos a uma só conclusão:

-má alimentação: como já explicado o indivíduo supercompensa a alimentação,ou seja come em demasia seja por belisco seja por em 2 ou 3 refeições comer até demais do que seu corpo pode gastar aumentando a massa gorda(engordando)

-falta de tempo: isso seria preguiça? Graças a Deus temos diversas empresas que pensam no bem estar do indivíduo como um todo e que por lei temos 15minutos de pausa entre os intervalos do serviço e além disso em todo e qualquer serviço o que temos é planejamento certo? Planejamos reuniões tal hora,planejamos fazer tal projeto,planejamos estudar tal coisa,planejamos dar tal aula...enfim se planejamos tudo por que não planejarmos a cada 3 horas fazer uma refeição leve 6 vezes ao dia? Por que isso leva tempo...e ainda mais paciência....num é muito mais fácil levar um pacote de bolachas de água e sal ou de chocolate tudo pronto do que comer um lanche natural caseiro que demora de 3 a 4 minutos a ser preparado? Novamente seria isso preguiça?

-Gravidez: Lógicamente que todo e qualquer ser humano necessita de uma boa alimentação ainda mais quando carrega-se um outro ser humano dentro deste, não iremos entrar em detalhes fisiológicos da mulher  porém é claro que a mulhr gasta o dobro de energia para se locomover e isto precisa manter o feto bem alimentado,porém na gravidez as mulheres engordam? A RESPOSTA É DEPENDE! Mulheres que engordaram de 10 a 12kg seria um padrão considerado normal,já para mulheres que dizem ter engordado de 15 a 20kg ou até mais isso foi OBSSESSÃO E MÁ ALIMENTAÇÃO, na gravidez mesmo que esteja grávida na mulher não necessita justificar que ela está com um bebê e tem que comer de tudo que é possível para o feto aproveitar isso é desculpa para MÁ ALIMENTAÇÃO! E nada justifica comer além do necessário nós seres humanos somos inteligentes e nada justifica ação de outra coisa e além do mais EXISTEM VÁRIOS ESTUDOS EM NEUROLOGIA QUE COMPROVAM QUE MULHERES COM PRESENÇA DE MÁ ALIMENTAÇÃO(REFRIGERANTES,DOCES,FRITURAS),SEDENTARISMO,TABAGISMO,ALCOLISMO,USO DE DROGAS E NÃO SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO LEVA AO FETO MÁ FORMAÇÃO APARECENDO DOENÇAS NEUROLÓGICAS OU METABÓLICAS. Portanto mais uma vez gravidez engorda?

-Casamento: No casamento vemos muitas pessoas justificarem que depois que casaram acabaram engordando mas por que será? Vamos analisar no momento do qual o casal namorava ou estava junto saiam muito para comer ou se alimentavam em suas casas com alimentos preparados,cozinhados e assados porém no momento em que a pessoa engorda parece que a Cozinha vira inimiga número 1 dos casais por que? Filhos,amigos,parentes fazem parte disso pela simples questão de novamente?SIMPLICIDADE DOS ALIMENTOS pois nada melhor que pegar um telefone esperar 15minutos chegar uma pizza,esfiha,lanche qualquer outra coisa do que preparar certo? Além do mais no casamento o casal passa ter uma ''obrigação'' de sustentar a casa trabalhando muito tempo fora e deixando de cozinhar para os seus filhos e comendo muitas vezes fora não tendo uma alimentação correta e balanceada não por falta de tempo mas por preguiça por novamente acordar atrasado,dormir tarde e não preparo de alimentos em suas casas levando ao BALANÇO CALÓRICO POSITIVO retenção de energia estocada em forma de gordura,diminuição do metabolismo por reter mais energia e aparecimento de doenças.

-Menopausa: claro que temos diversos fatores hormonais envolvidos nisso é verdade o FSH e LH são alterados e testosterona abaixa ainda mais na mulher que é diminuída ,mas nada que um treinamento de força(musculação) poss atenuar esses efeitos,mais uma vez a MÁ ALIMENTAÇÃO ENVOLVIDA NISSO!

-Idade: ahhhh o fator idade, como diversas pessoas justificam: Quando você chegar em minha idade vai ver quanto é difícil manter o peso, primeiro como se peso fosse importante toda e qualquer pessoa pode ganhar 10kg e se esses 10kg forem 8kg músculo e 2 kg gordura?MARAVILHA porém se for ao contrário? ENTÃO PESO NÃO JUSTIFICA NADA! Segundo que na idade o belisco e ainda a supercompensação é realizada então o fato de engordar anda ainda envolvido com  MÁ NUTRIÇÃO! Ou seja é muito mais fácil ligar e pedir uma pizza ou qualquer besteira em telefone do que gastar tempo na cozinha certo?

-Tireóide: não existe desculpa PIOR DO QUE FALAR QUE A TIRÉOIDE ANDA ATACADA, tem um post só de hipertiroidismo e que novamente o Mixedema faz a pessoa ganhar 2 até no mpaximo 3kg ao mês MAS JAMAIS 10 OU 20KG DURANTE 1 MÊS ISSO SIM É MÁ ALIMENTAÇÃO TAMBÉM!


-Trabalho: uma outra desculpa comumente utilizada do qual muito justificam ''ah passo maior parte do meu tempo sentado no trabalho'' ou que meu trabalho não permita que eu faça refeições regulares ou falam que o trabalho tem muita pressão do chefe que não deixa de dar folga para refeições somente para almoço e café,nem café da manhã toma porque a empresa não permite e assim vai. PRIMEIRO LEMBRAR QUE MESMO QUEM PASSA O ''DIA INTEIRO'', NA VERDADE É UMA GRANDE DESCULPA, PORQUE QUANDO PASSA SENTADO SÃO 8HORAS OU 12 HORAS DE SERVIÇO MAIS 2 OU 3 HORAS DE TRANPORTE PUBLICO OU PARTICULAR DANDO UM TOTAL DE 10 OU 15 HORAS SENTADO E O RESTO DAS 14HORAS OU 9HORAS?Isso seria desculpa para estar engordando?
Se o Chefe é daqueles um pé no saco que pressiona todo mundo não vá contra sua pressão,é lógico que devemos as vezes atingir metas de empresa ou aumentar o ganho da empresa, mas ANTES A SUA PRÓPRIA SAÚDE DO QUE A SAÚDE DO CHEFE, AFINAL É DE GRANDE CONHECIMENTO POPULAR QUE O STRESS LEVA A DOENÇAS CARDÍACAS E TAMBÉM METABÓLICAS. ENTÃO NOVAMENTE A QUESTÃO É O TRABALHO QUE ANDA ENGORDANDO OU FALTA DE ALIMENTAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE TRABALHO OU A MÁ ALIMENTAÇÃO DO TRABALHO(CAFEZINHOS,DOCINHOS,BOLACHINHAS,SORVETINHOS)?

- Remédios: outra justificativa totalmente nada a ver pois muitos acham que tomando vitamina ou anti-concepcionais acabam engordando( o que alguns sim retem liquido mas não engordam) se tomarmos remédios que abrem o apetite com certeza a grelina(hormonio do apetite) vai aumentar e o apetite também mas NÃO HÁ ARTIGOS CIENTÍFICOS DE QUE REMÉDIOS ENGORDAM E SIM MAIS UMA VEZ A MÁ ALIMENTAÇÃO!


Após lerem todos esses tipos de 1000 DESCULPAS, fica a pergunta tudo justifica engordar?Por que pessoas botam culpa em tudo?Para não justificarem os seus erros porque andam engordando botam culpa em outras coisas como filhos,trabalho e etc!

Enfim NADA JUSTIFICA ENGORDAR ATRAVÉS DE OUTRAS COISAS, CONHEÇO ATLETAS E ATÉ PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE TRABALHAM DE 8 A 12 HORAS POR DIA E AINDA TREINAM TÃO INTENSAMENTE QUANTO UM ATLETA DE ELITE,SE ALIMENTAM COMO ATLETA E DESCANSAM...

Afinal como dizia Paulo Saúde: Saúde é o que interessa o resto não tem pressa...

Lembrem-se O Ser humano é escravo dele mesmo não do tempo e do ambiente em que o rodeia!

Portanto se alimentem bem,pratiquem atividade física e descansem bem....

abraços e boa semana

Um comentário: