Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mike Tyson: Um exemplo da falha da psicologia esportiva


Está aí um ótimo exemplo do qual a psicologia esportiva acabou falhando em alguns aspectos quando se trata de um dos maiores lutadores de boxe do mundo do qual pela sua categoria(peso-pesado acima de 100kg) tinha uma agilidade de um peso-pena do qual muitas vezes derrubava seus adversários no máximo no terceiro round e muitas vezes oponentes maiores do que eles seja em largura como porte físico.
Mike Tyson como visto em seu próprio filme e documentário teve uma infância não muito boa,pois morava em um bairro pobre Bronx ,foi abandonado pelo seu pai aos 2 anos de idade e por praticar desde pequenos até grandes delitos,essa era forma que vivia, foi parar no reformatório aos 11 anos e nisso estimulado e orientado para iniciar boxe e com 13 anos de idade Sílvio Freitas descobriu seu talento e quando entrou para o boxe olímpico um treinador e seu futuro mentor estava para vir.

Cus'D Amato: esse era o nome de seu mentor e treinador que serviu como uma família por completo para Mike Tyson,este foi responsável pelas grandes vitórias do lutador durante toda sua carreira e todas as partes seja treinos físicos quanto mental foi devida ao grande técnico do lutador Mike Tyson,mas quando ele morreu víamos Mike Tyson também afundando mas isso devido a falta de um psicólogo do esporte voltado para o boxe.

VAMOS LEMBRAR QUE ISSO NÃO PASSA DE UMA OPINIÃO VISTO QUE MINHA FORMAÇÃO ESTÁ VOLTADA PARA A PREVENÇÃO DE SAÚDE E ORIENTAÇÃO SOBRE ESTA NO TREINAMENTO RESISTIDO.

Mas por que afinal Mike Tyson necessitava da psicologia esportiva?

Bom primeiramente vamos lembrar da infância de Mike Tyson não foi nada fácil pois primeiro foi abandonado pelo pai e a mãe jamais ouviu se falar e além do mais até seus 11 anos viveu do crime,quando se vive no mundo do crime o indivíduo está sempre no meio de drogas,dinheiro e armas que combinadas com ambição mais necessidade se leva a tornar uma pessoa agressiva que pode levar a cometer desde de pequenos até grandes delitos.
O ambiente foi infuenciado pelo lutador que por necessidade vivia do crime, para todo e qualquer indivíduo que pratica crime muitas vezes sabemos que ele sofreu abusos psicológicos ou  físicos seja na cadeia ou seja na rua ou por família e muitas vezes sua personalidade é violenta por querer manifestar toda a raiva e de um modo ou de outro chamar a atenção do público pois quando o individuo é preso, a atenção do público é grande e voltada  para o indivíduo que praticou tal crime.
Muitas vezes a GRANDE MAIORIA dos ateltas de boxe vieram de uma região muito pobre e escolheram o boxe não para se sentirem mais fortes para as brigas mas sim por alguma forma de 2 coisas : SER ALGUÉM FAMOSO E CHAMAR A ATENÇÃO DE UM MODO POSITIVO MOSTRANDO A FAMÍLIA/AMIGOS/NOIVA(O) QUE O ATLETA FOI ALGUMA COISA IMPORTANTE NA VIDA.

Mesma coisa ocorria com Tyson, Cuz sabia de sua personalidade agressiva e da sua cabeça mentalmente perturbada, com certeza ele foi um ótimo atleta porém faltou parte da psicologia esportiva para sua preparação pelo atleta ter confiado a vida em Cus D Ammato que quando morreu toda sua esperança na vida se foi e o Atleta começou enfrentar problemas de drogas+mídias+ pressão de ser o melhor.

Mas aonde a psicologia esportiva poderia ter atuado?

1ºNa aceitação de Tyson em relação ao abandono de seu pai e nunca ter conhecido sua mãe
2ºNa aceitação da morte de seu treinador e mentor Cus D Ammato
3º Na mudança de sua vida e principalmente de amigos que eram de suas vidas passadas
4ºNa melhor administração como lidar com o dinheiro(pois quem vivia miseravelmente e ganha horrores de dinheiro não tem boa admnistração com o dinheiro)
5º Na agressividade de Mike dentro e fora dos ringues
6º Educação sobre as drogas ilícitas

A Psicologia poderia ter atuado nesta parte, Mike era um excelente atleta e até por si só dominava a psicologia esportiva usada no boxe ele sabia de cada movimento do atleta e sabia explorar a fraqueza do adversário atleta.
Mas realmente o que faltou para Tyson não ter atuado mais como melhor boxeador?
-Morte do seu mentor e uso de drogas fez sua carreira afundar cada vez mais
-Amizade inadequadas que se aproveitaram de seu dinheiro e fama para lhe afundarem cada vez mais

Enfim essa foram a falha da psicologia esportiva que hoje graças a deus tem sido eficaz para um campeão ir ao pódio pois afinal ATLETA NÃO NASCE É CRIADO E NO FINAL DAS CONTAS MENTE PREPARADA CONDUTA ADEQUADA É PODIO NA CERTA!

Bom é isso ae galera boa semana a todos!

3 comentários:

  1. Mike foi o maior lutador de boxe que o mundo já viu,eu sou testemunha de sua façanha,já fiquei acordado até as duas da manhã pra ver sua luta e com apenas um minuto ele nocauteou o oponente,já vi seu adiversário cair 3 vezer em um único soco.São coisas como essas que faz tison um mito.escrevam-me:carlos07jean@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. nunca ouve e nunca aver um que se compare a ele ......e incrível MYKE TYSON

    ResponderExcluir