Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FAQ: Treino há muito tempo e não encontro resultados

Uma dúvida muito comum(FAQ) vista em revistas sobre o treinamento de força seja ele para qualquer objetivo seja ele para a perda de massa gorda seja para o ganho de massa magra as perguntas nunca mudam: Treino há X anos(por média 1 ou 2 anos) e não estou emagrecendo ou ganhando massa muscular o que devo fazer?

LEMBRANDO QUE ESTE BLOG NÃO SUBSTITUI A ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE,CONSULTE ANTES UM PROFISSIONAL DE SAÚDE ANTES DE INICIAR QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA.

Vemos essa pergunta constantemente em pessoas que fazem academias há anos e parece que a pessoa continua a mesma coisa quando entrou ou até pior,seja a pessoa obesa seja a pessoa magra mas por que isso acontece?
Quando entramos na academia ou quando iniciamos qualquer atividade física estamos cansados/carecas de saber que a orientação dos profissionais nos dão: Se alimente bem com uma alimentação balaceada e fracionada,faça atividade física e durma de 8 a 9 horas por dia, hora isto é fácil mas por que na teoria é uma coisa e na prática é outra coisa?

A todas as pessoas que vão a academia, já repararam o quanto as pessoas tem a mentalidade de quanto mais exercício melhor,quanto mais esteira mais emagrece e que quanto mais intenso o exercício mais massa muscular irá ganhar e que fazendo o exercício que lhe passaram vai funcionar porque o outro tamb´pem fez o mesmo treino e cresceu? BULLSHIT!

A maioria( salvos 1 ou 2% que são estudiosos sérios em relação a fisiologia do exercício do treino resistido) não tem INFORMAÇÃO CORRETA SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA,FISIOLOGIA DO ESPORTE VOLTADA AO TREINO DE FORÇA E NISSO OCORRE O NÃO APARECIMENTO DE RESULTADOS E TAMBÉM O(ME PERDOEM) EGOCENTRISMO FAZ PARTE DO SER HUMANO MAS POR QUE ISSO?

Oras quando não tem resultado vamos ver onde está os erros mais comumente realizados: ALIMENTAÇÃO E TREINO INADEQUADO.

E mais uma vez por que o egocentrismo? Pela simples questão é muito mais fácil você ''seguir'' uma vida ''fácil'' de tudo rápido e prático do que se ''sacrificar'' de abrir mão de ''boas'' coisas.
Já ouviu falar aquela palavra famosa de NO PAIN,NO GAIN? Isso tem além de mais de um sentindo do que falar que sem dor(muscular) durante o exercício,não há depletação de glicogenio muscular e ATP-CP com aumento de ácido láctico e depois processo de anabolismo com a recuperação(alimentação,suplementação,descanso) ou seja SEM SACRIFICÍOS, NÃO TERÁ GANHOS!
Alguma vez alguém conseguiu comprar uma casa,um carro,uma roupa,um brinquedo seja qualquer coisa sem Sacrifício? NÃO TIVEMOS QUE ''RALAR'',FAZER HORAS EXTRAS, FAZER MAIS TRABALHOS E SEPARAR UM TEMPO PARA PODERMOS COMPRAR O QUE QUEREMOS? O MESMO OCORRE COM NOSSO CORPO:

-A alimentação provem macronutrientes(carboidrato,proteínas e gorduras) e micronutrientes(vitaminas e sais minerais) necessários para fornecer ao nosso corpo energia,poupar glicogênio,manter nossos hormônios em estado de anabolismo,resistir a processos de alta intensidade como o exercício e mexer de forma positiva com a termogenia do alimento aumentando assim nosso metabolismo sendo possível ganhar mais massa magra e perder mais massa gorda,bacana né?
Porém 98% sabe da boa alimentação mas INFELIZMENTE NÃO SEGUE E DEPOIS RECLAMAM QUE NÃO TEM RESULTADOS...Vamos lembrar que a Alimentação faz parte de 90% de Resultados seja para qualquer objetivo.

-O treino com alta intensidade provoca um estado de catabolismo gerando assim no repouso entre séries o anabolismo restaurando os níveis de ATP-CP ou estimulando também a glicose anaeróbia,por isso que sempre a variação entre séries e número de repetições e o próprio treino tem que ser mudado para evitar que o corpo entre em homeostase(equilibiro interno) para o treino

Então como trazer a parte do trabalho para a musculaçao(treino de força) a prática?
 No treino de força isso seria igual ao trabalho, dedicamos 1hora ao treino e temos que estarmos ''estudados''(melhor dizendo alimentados e por último suplementados) para que o músculo aprenda que durante seu trabalho ele se esgote para que no descanso ele se recupere para um trabalho mais intenso e mais pesado que o dia anterior.

Então por que novamente o ser humano é egocêntrico?
Novamente pensem seira muito mais fácil abrirmos um pacote de ''tchoudritus'' e ''pouta tola'' do que acordar 1 hora antes do horário de sair de casa e preparar frango desfiado,atum sem óleo,omelete só com clara?
Seria muito mais fácil ficarmos sem beber por que a bebida ''descontrai'' e deixa ''mais solto'' quando é ingerida?
Seria muito mais fácil ficarmos sem os doces ou frituras?
Seria muito mais fácil deixar a novela,televisão de lado ou o programa favorito e treinar durante 1 hora?
Seria muito mais fácil suar,senitr dor muscular tardia e trocar de treino?
Seria muito mas fácil se alimentar 6x ao dia,dormir 8 a 10 horas e treinar 1hora 4 vezes ao dia?
Não né seria muito mais fácil culparmos trabalho,família,esposa,filhos,marido,chefe, fazermos ''aquele'' doce ou tomarmos ''aquele'' refrigerante do que sacrificar nossa vida ao treino,alimentação e descanso...

Pelo menos alguns desses 98% já foram o Nutricionista? Já revisaram seus planos alimentares? Já descobriram que vocês mal tomam café da manhã,não comem nada durante a tarde e no final da noite se empaturram de comida ou até antes do treino come alguma coisa? pois é se eu disse que alimentação é 90% dos seus resultados então por que não encontram resultados??

Pensem bem nisso,é muito mais fácil colocar a culpa nos outros do que em nós mesmos né...afinal SEM SACRIFÍCIOS,SEM RESULTADOS, LOGICAMENTE NÃO PEÇO A NINGUÉM DEIXAR DE TER A VIDA SOCIAL, MAS PELO AMOR DE DEUS CUIDEM DE SUA ALIMENTAÇÃO E TENHAM PACIÊNCIA POIS MÚSCULOS E RESULTADOS NÃO VEM DO DIA PARA A NOITE É NECESSÁRIO PERSISTÊNCIA,CONHECIMENTO E PACIÊNCIA CASO CONTRÁRIO VOCÊ IRÁ SER MAIS UM A DESISTIR, ACREDITE EM VOCÊ EU QUERO,EU POSSO EU CONSIGO!

ABraços a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário