Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Saúde: Condutas diferentes,objetivos iguais

Sabemos que hoje em dia a saúde não significa ausência de doença e sim bem estar físico,psicológico e social do indivíduo e todo e qualquer profissional da saúde, tem como base de atendimento a compreensão e aplicação do conceito da saúde no paciente/cliente/aluno.
 Diferentes profissionais aprendem o mesmo conceito,mas muitas vezes as condutas adotadas de determinados tratamentos são diferentes quando é adotado determinado procedimento seja ele cirúrgico,ambulatorial ou assistencial ou quer que seja.
Hoje em dia vemos aparelhos cada vez mais sofisticados senco criados,novas dietas,novos treinos,novas modalidades de exercício,novas técnicas fisioterapêuticas,novos pensamentos,novas filosofias e assim vai de cada profissional esta conduta mantida.
Há defensores de diversas áreas da saúde que quando o assunto é fisiologia,bioquímica,eletroterapia,técnicas cirúrgicas,treinos,nutrição percebemos que é muito individual a conduta do profissional de saúde e que cada um trabalha com uma linha de pensamento diferente.
Tudo depende do profissional desde que ele trabalhe a sua linha de conduta e justifique através de artigos,técnicas e experiência de tratamento o porquê de sua conduta.
Vamos lembrar de que seja para a saude do indivíduo(desde aquele que busca saúde na alimentação e estilo de vida até, daquele que pratica atividade física) há diferentes condutas a serem mantidas levando sempre em conta a INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA.
Efeito placebo muitas vezes podem funcionar para uns mas não para os outros,dietas funcionam para uns e não para outros,treinos funcionam para alguns mas não para outros,esse é o princípio da INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA.
Da mesma forma que temos médicos usando técnicas cirúrgicas de enxerto de tendão patelar no LCA,temos outros utilizando enxerto do Isquio Tibial,assim como temos educadores físicos utilizando treino DC para alguns de seus alunos e outros utilizando o treino GVT, assim como temos psicólogos usando a linha de freud há outros utilizando Skinner, assim como há fisioterapeutas utilizando Crioterapia e outros utilizando a termoterapia.
Tudo é questão de opinião e experiência baseada na prática,lembremos de que artigos podem ser uma alternativa de tratamentos mas nem sempre podem ser aplicados também na prática e mantém atulizados para ultima novidade de tratamento que pode ou não ser uma conduta adotada.
Portanto profissionais da saúde,CADA PROFISSIONAL TEM UMA CONDUTA DIFERENTE AO TRATAMENTO PORÉM TODAS COM UM OBJETIVO IGUAL: PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS!!

Pensem nisso antes de julgarem ou criticarem qualquer conduta adotada pelo profissional,não é porque algum profissional deixou de fazer o tratamento X é porque ele é ruim ou é a forma errada de trabalhar,há diversas condutas a serem mantidas porém com objetivo igual!

abraço a todos boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário