Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hidratação:Importante para atividade física e para sua vida!

Hidratação=ato ou efeito de hidratar,tornar-se hidratado.

Observamos diversos artigos de nutrição esportiva e de fisiologia do exercício falando muito da importância de recursos ergogênicos,treinos e muito pouco da importância da hidratação seja ela na atividade física e até mesmo na nossa vida.

É importante lembrar que estudos de:Greenleaf,1992 e Sawka 1988, citam que a água é o principal constituente do corpo humano em relação a peso e volume do corpo humano sendo o corpo humano constituído de 60% de água,sendo assim um homem de 75kg irá ter cerca de 45L de água.

O volume hídrico é dependente da composição corporal do indivíduo,do sexo,idade,estado de treinamento e conteúdo muscular de glicogênio(Marquezi $ Lancha,1998).

Quando falamos em treinamento de força o alvo de nosso trabalho é o músculo,a hidratação é importante pois o músculo é constituido por 76% de água,sendo assim a hidrtação tem importância de 55% no músculo em uma pessoa de 75kg  e quando falamos de saúde em relação ao envelhecimento ESTÉTICO(PELES ENRUGADAS,ENVELHECIDAS) a água tem participação de 22% do conteudo hídrico total e 9% é importante para fazer ORGÃOS FUNCIONAREM(prisão de ventre e distúrbios gastrointestinais são por falta de água também).

Há fórmulas para se ter uma euhidratação(ou hidratação normal para fazer a homeostase interna ocorrer) que seira de 0,026g/kg de peso (ex:um individuo de 70kg deve ingerir 1,82L de água pois 0,026 X 70kg=1,82L) e isso varia de acordo com o clima que a pessoa convive,atividade física,idade,sexo,composição corporal e até o tipo de atividade que se pratica.

Como parte da água perdida do suor vem do plasma,pode ocorrer perdas de até 18% do volume plasmático(Gisolfi et.al,1984),essa redução combinada com a vasodiltação periférica reduz o retorno venoso aumentando a frequência cardíaca (Haymes e Wells,1986) e nisso provoca efeito prejudicial não só na perfomance física como a termorregulação limitando o trasnporte de oxigênio e oferta do oxigênio no exercício.

Então no mais sabemos que a hidratação é importante para a sua perfomance física e para sua QUALIDADE DE VIDA.

Se informem,INFORMAÇÃO É PODER

ABRAÇOS COM MUITA SAÚDEEE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário