Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Gritar e executar:técnicas banidas

Talvez uma das discussões um pouco polêmicas em relação a determinadas coisas quando envolve principalmente o exercício resistido,mas antes de começar escrever gostaria de avisa de que não estou xingando nem muito menos querendo gerar polêmica, apenas quero faze-los pensar e agirem muitas vezes antes desses mesmos banirem.
Cada vez mais o treinamento resistido popularmente conhecido como a musculação vem sendo praticada nas academias que por suas vezes tem o principal objetivo de oferecer saúde e prevenir doenças futuras como principalmente o sedentarismo que segundo o ACSM é um dos fatores para gerar futuras doenças.
Atualmente as academias tem se modificado cada vez mais para gerar um aspecto visual ao cliente para que este fique ao máximo de tempo da academia,mas neste tempo a academia não muitas vezes o treinamento resistido e sim as aulas de body qualquer coisa,esteiras e bicicletas.
Atividade física é bom,o corpo agradece e a saúde agradece em algumas partes pois a maioria desses exercícios são considerados contínuos o que geram uma sobrecarga cardiovascular(esteira,bicicleta e natação) e sobrecarga musculares(body qualquer coisa) o que leva afastamento do aluno e muitas vezes até óbitos dentro de sala de ginásticas(caso de uma carioca que morreu fazendo exercícios nas aulas de step).
Quem é fã do treinamento resistido sabe que musculação é carga dependente de hipertrofia,força ou resistência muscular e que determinados protocolos tais como descanso,ordem dos exercícios,frequência do treinamento,periodização,intensidade e volume do treino tudo acaba influenciando para não gerar a SOBRECARGA e ocorrer risco de lesões.
Exercícios executados sejam eles multiarticulares ou monoarticulares com cargas leves ou moderadas podem ter uma boa execução, já exercícios com grandes cargas podem não permitir uma grande AMPLITUDE DE MOVIMENTO, mas não que alguma das vezes esses exercícios estejam errados.
 A técnica da ''roubada'' utilizada por fisiculturistas altera ou quebra técnica de execução de qualquer exercício(Weider,1954).
Fleck$Kraemer,2006 afirmam de que a técnica roubada é utilizada para aumento de força isométrica de flexores e extensores de cotovelo,costas e pernas sendo seu objetivo o desenvolvimento da força próxima da máxima durante maior porção da ADM aumentando ganho de força e tamanho muscular, E EU PERGUNTO QUE RAIOS VÃO BANIR A EXECUÇÃO DA TÉCNICA ROUBADA NO TREINAMENTO RESISTIDO? claro que execução absurda de movimento tudo bem,mas certas técnicas roubadas com grande números de pesos?
Temos diversos treinos de revistas,de instrutores,de estudioso e muitas vezes qual são os melhores?NÃO SEI, tudo depende de muita coisa de quanto bem você se alimenta,quanto bem vc dorme,quanto bem vc descansa após uma sessão pesada de musculação,o quanto bem vc está com a sua família,amigos, enfim fatores:psicológicos,nutricionais e de treinamento influenciam...além disso da individualidade biológica: genética e fenotipo,portanto vale lembrar que NADA MELHOR DO QUE VOCÊ MESMO PARA DETERMINAR SEU TREINO,tem gente que tem resultados melhores com altos volumes,outros com cargas menores e boas execuções,cabe a você determinar claramente junto com uma boa orientação de um bom profissional de educação física.
Já o grito nem preciso falar disso, gostaria que qualquer dia vc leitor faça uma série pelo menos com 80% de 1RM(6 a 10 repetições) até a falha e tente erguer mais uma vez o peso sem segurar respiração(apnéia) ou entrar em isometria?Difícil né...o grito é uma forma de estímulo para criarmos forças maiores e podermos levar nosso corpo acima do limite pois não temos limites(na vida de modo geral e claro limites conscientes pois não consigo erguer tambem 400kg no desenvolvimento para banco em supino).
Portanto antes de criticarem ou estarem se achando tais pessoas que leu na revista,viu que o campeão falou,leiam,pesquisam e aplicam...saiba que o ser humano sempre teve sua individualidade biológica e que difere muito de outro como treina(portanto personal trainers prestem atenção), a variável de volume e intensidade sempre devem ser ajustadas pois intensidade é inversamente proporcional ao volume!
Desafio aos que abolem a técnica execução roubada com grandes cargas a não gritarem quando sentir o lactato explodindo em seus braços e seu corpo pedindo para parar....
é tenso mas td isso difere de um campeão NA VIDA,o quanto vc aguenta tomar a porrada e levantar(no fundo Rocky balboa tava certo tanto quanto a vida quanto treinamento resistido).
Mas é isso aí..informação é poder sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário