Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sábado, 14 de novembro de 2009

Hipotiroidismo


Ultimamente venho visitando blog e sites em especial de saúde e além disso junta-se à minha vivência como um profissional da saúde no qual me deparo com inúmeras situações no qual quando envolve eu apenas orientar a pessoa pela nutrição(alimentação) falando apenas a importância de consumir cada alimento,claro que minha graduação não cabe a estabelecer regimes alimentares que é um trabalho especifico do nutricionista, diversas vezes já ouvi:
-Eu tenho problema de hipotiroidismo e mesmo eu comendo pouco eu engordo muito e o médico falou que hipotiroidismo causa excesso de peso o que dificulta a perda de peso.
Isso primeiramente arde meu ouvido e de qualquer outro profissional HABILITADO como que posso citar o Dr.Paulo Muzy e sua equipe como Rodolfo,Fernando entre outros.
Segundo que o hipotiroidismo é causado por um problema na tireóide,relacionado ao sistema endócrino no qual produz hormônios da Tirosina em principal o TSH onde há baixo hormonio da tireóide T4 e alto TSH seus sinais clínicos são: fraqueza, intolerância ao frio,intestino preso,ganho de peso,dor muscular e articular,unhas finas,cabelo quebradico e palidez.
Mas aí o caro leitor irá falar,mas Lucas você acabou de afirmar de que há um ganho de peso, aí que eu respondo pois sim há um aumento de peso pelo aumento do mixedema a subst^ncia que causa o hipotiroidismo que pode ser revertida com atividade física,mas para qualquer aumento de peso a sua variável está em: dieta e exercício
Está muito mais que comprovado também que o exercício causa alterações no sistema endócrino em principal uma melhor liberação dos hormonios GH,TSH,PRO,TEST,ESTRO dentre outros.
A Dieta(modo de vida) saudável sempre surte um melhor efeito a todos os níveis.
Então caro leitor esqueça problema de tireóide pois nosso corpo é uma máquina muito potente, então no hipotiroidismo há um ganho de peso na teoria,porém na prática o nosso organismo tenta compensar esse ganho de peso tentando elevar cada vez mais nosso metabolismo e nada melhor para um aumento do metabolismo como alimentação e exercício físico vigoroso,nada de caminhadas no parque apenas 1 x por semana e apenas quando faz sol.
Então não culpe o tempo,não culpe sua tireóide,não culpe sua mulher que trabalha até tarde, não culpe as crianças que ocupam seu tempo, preocupe-se com a sua saúde, apena 40minutos para que existe relógio? Todo mundo fala que não tem tempo mas tem tempo de sair depois do expediente e ficar no happy hour?Tem tempo de ficar conversando no serviço e não se alimenta na hora de ficar jogando conversa fora?
Como um paciente me disse e vai ficar sempre guardado: Quem quer faz o tempo,não espera passá-lo, aliás um abraço para ele.
Então mude seu hábito alimentar, não culpe o ambiente ao redor e sim você por desleixo do próprio corpo,
a saúde começa pela boca não pelos exercícios porque se fosse isso todo atleta seria saudável(quando doping deixar de ser considerado prejuízo para ser considerado saúde me avisem pois qualquer substância tomada para aumentar a perfomance esportiva provoca alterações fisiológicas que consequentemente a curto,médio e longo prazo levam efeitos colaterais muitas vezes irreversíveis), então esqueça de todas as desculpas,não culpe aos outros e nem culpe a vocÊ mesmo, viva a vida intensamente e com alegria pois é da alegria e do amor que se constroí o ser humano
Evolução o princípio da humanidade!
Bom fds para vocês
lucas nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário