Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

terça-feira, 28 de julho de 2009

A Obesidade,seu tratamento e mitos e verdades sobre ela

A Obesidade é um fator meramente NUTRICIONAL no qual em 2003 eram 609 mil brasileiros com esse distúrbios,em 2008 o jornal O POVO mostrou que em 2008 esse numero aumentou sendo 255% da população brasileira sendo consideradas Obesas, a Obesidade não causa apenas uma má aparência estética e depressão.Ela pode causar distúbios psicológicos como a compulsão alimentar e complexo de inferioridade como distúrbios endócrinos como a Diabetes e hipotiroidismo e Síndrome do Ovário Policístico.
A Obesidade também pode provocar dores articulares,ou nas juntas,dor lombar(costas),distúrbios cardiovasculares assim como a Insuficiência Respiratória,Infarto Agudo do Miocárdio,Hipertensão,Arterioesclerose,Osteoporose precoce e desvios de posturas(hiperlordose,hipercifose,escoliose) que podem gerar não somente uma dor na coluna mas também como alterações no ângulo do joelho,alteração no tornozelo podendo tambem favorecer o pé cavo ou joanete, o dedo em garra e também dores no quadril provocado por esta alteração postural.
A Obesidade também além de provocar esses distúrbios, ele também pode provocar a falta de vitamina e sais minerais no organismo gerando Stress,indisposição no dia-a-dia,concentração baixa,presentes dores de cabeças e distúrbios muitas vezes até psiquiátricos como o suicídio(em casos mais graves).
Infelizmente o tratamento da obesidade é o exercício e ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL(alguns que são obesos odeiam ler ou ouvir isso,pois sempre ouvi diversas desculpas como não tenho tempo de me alimentar direito pois trabalho em escritório e não tenho tempo para comer e praticar atividade física) a resposta é a falta de metodologia no trabalho e no dia a dia prejudica o hábito alimentar e os hábitos físicos,apesar de que o hábito faz o monge, eu conheço pessoas como posso citar o Médico e atleta bodybuilder Dr.Paulo Muzy(muito respeitado na área do treinamento físico),Rodolfo Peres(nutricionista muito respeitado na áreade nutrição esportiva),Fernando Marques(treinador de atletas bodybuilders brasileiros) entre outros nomes renomados e até anônimos que trabalham,se aimentam direito,fazem atividade física e ainda cuida dos filhos ou da casa e sabe quanto TEMPO SE PERDE PARA PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA?40 MINUTOS!
então REALMENTE NÃO TEM TEMPO NÃO É DESCULPA! Antes de citar as verdades e mentiras sobre a obesidade gostaria de falar que eu prezo pela saúde dos leitores,pacientes e pessoas portanto primeiramente não recomendo a utilização de suplementos,medicamentos e início de atividade física sem uma orientação nutricional e acompanhamento médico.
Agora certas verdades e mentiras sobre a Obesidade

1)Toda pessoa com excesso de peso é obesa
Mentira= o índice de massa corpórea o famoso IMC(peso sobre altura ao quadrado) é uma das medidas para que se indique o grau de obesidade que é classificado desde leve até obeso mórbido,porém ele não pode ser utilizado em atletas de elite ou alguma pessoa moderadamente ativa ,tomemos o caso de Mike Tyson altura 1,81 e 99kg(medidas em 1997 e como conta é sempre conta ou seja é exata não venham reclamar de quanto ele pesa hoje apenas façam as contas) o IMC do Mike tyson dá 30,219 botando na escala de obeso, a sua maior parte de peso é por sua grande massa muscular, o melhor aparelho para detectar a presença de gordura no corpo é o aparelho de bioimpedância que dá o dado preciso de quanto a pessoa tem de água no corpo e de quanto essa água é de musculo ou quanto é de gordura, o IMC é aplicado somente para obesos sedentários não atletas ou pessoas ativas(que praticam 5 vees por semana atividade física)

2) Todo o tipo de obesidade leva ao mesmo risco para a saúde.
Mentira. Além do grau da obesidade (quanto mais gordo o indivíduo maior o seu risco), a disposição da gordura no corpo também é fator de risco. Assim, quando a pessoa tem acúmulo de gordura no tórax e principalmente na barriga (obesidade central ou em "maçã") a possibilidade de ocorrer diabetes, pressão alta, colesterol elevado, problemas cardíacos é muito maior do que se tivesse excesso de gordura nos membros e nádegas ( obesidade periférica ou em "pêra"). A obesidade central também é chamada de andróide, porque ocorre mais no sexo masculino, e a periférica de ginecóide, por ser mais comum em mulheres.

3) Uma pessoa pode ser gorda e comer e exercitar-se de forma semelhante a uma magra da mesma idade, sexo e altura.
Verdade. Embora geralmente a obesidade decorra de acúmulo de gordura provocado por excesso de calorias alimentares e pouco gasto calórico por sedentarismo, não há dúvida de que existem eficiências metabólicas diferentes entre as pessoas. Estas características parecem ser herdadas, e a Medicina está começando a desvendar o porquê destas diferenças através do estudo dos genes e da descoberta de substâncias fabricadas pelo organismo que atuam na queima calórica.

4) As dietas que melhor funcionam são as que evitam certa mistura de alimentos ou as que utilizam apenas um tipo de alimento por dia.
Mentira=Mesmo que as dietas significam uma porção pequena e fracionada durante várias vezes ao dia não significa que você tem que comer 1 tipo só de alimento,tomamos como exemplo no lanche da tarde o indivíduo come uma maçã apenas,isto está errado a maçã além de conter frutose ela é considerada um carboidrato e todas as refeições que fazemos devem conter proteínas,carboidrato,sais minerais e gorduras saturadas, então para complementar o lanche da tarde poderia ser adicionado nozes,castanha de caju ou do pará e um yogurt ou leite com bons teores de proteínas pois assim o individuo terá em sua refeição uma boa quantidade de proteínas,carboidrato,gorduras,vitaminas e sais minerais.

5) Exercícios físicos são importantes em um programa de emagrecimento.
Verdade por lado,mentira por outro:A verdade é que Os exercícios físicos auxiliam o emagrecimento por 2 motivos: aumentam o gasto calórico e tendem a relaxar a pessoa, diminuindo a ansiedade e a compulsão alimentar. Adicionalmente, se realizados adequadamente, tem efeito benéfico para o coração, pressão arterial, pulmões, etc. O melhor exercício é mesmo aquele que a pessoa gosta de fazer, porque dará continuidade ao mesmo,desta forma, os exercícios físicos são muito bem-vindos como auxiliares da dieta de emagrecimento.
Mentira por outro lado:O QUE REALMENTE EMAGRECE ALÉM DE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS É CONSUMIR MENOS CALORIAS DO QUE GASTA OU SEJA FECHE A BOCA PARA COMER EM QUANTIDADE ABSURDAS.LEMBRE-SE QUE FECHAR A BOCA NÃO É SINAL DE NÃO COMER E EVITAR ALIMENTOS COMO ESSAS DIETAS MALUCAS DE ATKINS,CHÁ VERDE QUE AS REVISTAS CITAM E SIM COMER O CERTO NA QUANTIDADE E PRINCIPALMENTE NA QUALIDADE CERTA!
Lembrar que, ao exercitar-se regularmente, você aumentará a sua massa muscular à medida em que perde gordura, ou seja substitui a massa gorda pela massa magra.

6) Os moderadores de apetite tem o seu lugar no tratamento da obesidade.
Mentira= se certos profissionais da saúde acessarem este meu blog irão me fuzilar principalmente médicos endócrinologistas ou qualquer outro profissional da saúde, que na verdade DISPÕE DE UM PÉSSIMO CONHECIMENTO DE FARMACOLOGIA E FISIOLOGIA,não que eu seja um expert nesse assunto porém esses maus profissionais indicam esses moderadores de apetites que no final não adianta nada para o paciente/cliente/aluno e só serve para ganhar dinheiro em cima dos outros não ligando para a saúde COMO JÁ CITEI NO TÓPICO 5 ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA E EXERCÍCIOS FÍSICOS(DE PREFERÊNCIA MUSCULAÇÃO pois ela queima 35kcal em repouso contra 10kcal de corrida de 1hora na esteira ou 1 hora de ginástica localizada), os moderadores de apetite eles são classificados em 2 grupos:
a)Inibidores da fome: são drogas que apresentam efeitos atenuados da anfetamina: tiram realmente a fome, mas seu efeito tende a diminuir em cerca de 1 a 2 meses de tratamento. Por outro lado, podem levar a sintomas como boca seca, nervosismo, insônia, aumento na batida do coração(hiperventilação pulmonar),redução do apetite sexual entre outras.Podem ainda levar à dependência. Devem, portanto, ser utilizados com critério, sendo contra-indicados em pessoas cardíacas, com pressão muito alta, ou com problemas psiquiátricos
comentário: A anfetamina é considerada um DOPING segundo o COI, que tem como principal função reduzir o apetite,deixar indivíduo concentrado,tirar o nervosismo,inibir a dor e outras funções fisiológicas que pode elevar os batimentos cardíacos provocando necrose de alguma artéria do coração(Infarto) levando à morte

b) Promotores de saciedade: são medicamentos que aumentam o nível de uma substância presente no organismo, chamada serotonina. A serotonina tem a propriedade de avisar à pessoa que ela já comeu o suficiente, ou seja, que ela está saciada. No entanto, não se sabe se por causa ou efeito, algumas pessoas produzem menos serotonina em resposta à alimentação, e são mais dificilmente saciáveis. É o clássico exemplo do cidadão(como meu professor de anatomia falava) que, mesmo após o jantar, "acaba" com uma caixa inteira de chocolate: é o comedor compulsivo.Estas drogas contém fórmulas(não vou falar as fórmulas por questões de preservação da saúde porque a internet é um ótimo meio de divulgar e incentivar o uso de medicamentos,suplementos e dietas,mas não aqui no meu blog,e além disso se citar as fórmulas há infelizmente drogarias de manipulação ou farmácias que vendem sem prescrição médica portanto eu não me responsabilizo em deixar de bobeira o nome dos medicamentos)

comentário: Cabe aos médicos endócrinologistas prescreverem este Inibidor da Fome somente com casos GRAVES de OBESIDADE onde é feita uma BATERIA DE EXAMES que detecta níveis elevados de algumas substâncias que com a CONFIRMAÇÃO DO EXAME é prescrevido para o paciente/cliente/aluno. Sobre os promotores de saciedade é um absurdo prescreve-los visto de que cada organismo de uma pessoa responde diferente de estímulos de outras pessoas(somatotipo) e além disso através da atividade física se libera a Serotonina substância do corpo responsável por dar prazer e bem estar ao corpo

7) As "fórmulas" para emagrecer são mais eficazes do que os medicamentos prontos.
Mentira= Na verdade, uma "fórmula" pode conter a mesma droga (com o nome químico) que é encontrada em produtos industrializados. A sua vantagem é a maior flexibilidade de doses, que podem torná-la mais adequada para uma pessoa para a qual a dose no preparado pronto é excessiva. No entanto, cuidado com misturas de medicamentos, muitas vezes inadequadas e perigosas. Mais cuidado ainda com "fórmulas" nas quais não constam o nome químico das drogas, e sim "códigos".

8) Grande parte dos casos de obesidade são devidos à distúrbios das glândulas endócrinas.
Mentira= As causas hormonais respondem por menos de 5% das obesidades. A tiróide é a glândula mais freqüentemente acusada de causar obesidade. De fato, pessoas que têm hipotiroidismo (redução do funcionamento da tiróide) apresentam metabolismo mais lento. Por outro lado, têm menos apetite. Desta forma, dificilmente um paciente com hipotiroidismo será um verdadeiro obeso. Em geral, a maior parte de seu excesso de peso corre por conta do acúmulo de líquidos que ocorre nesta doença. No entanto, por indução de maus profissionais, muitas pessoas tomam hormônios de tiróide sem necessidade, na premissa de que irão emagrecer. Assim, os hormônios tiroidianos somente devem ser administrados a pessoas nas quais a tiróide realmente funciona pouco confirmados perante um EXAME ESPECÍFICO DA TIREÓIDE RECEITADO PELO MÉDICO ENDÓCRINOLOGISTA.

9)Diuréticos, laxativos, e injeções de "enzimas" têm papel importante no tratamento da obesidade.
Mentira=Diuréticos aumentam a diurese(a pessoa urina mais) e junto com o xixi quando feito em excesso provoca perda de sais minerais e vitaminas. Se levarmos em conta que cerca de 60% de nosso organismo é constituído por este líquido, poderemos entender que a perda de água reduz o peso, mas não emagrece. É mais ou menos o que acontece quando fazemos sauna. Os diuréticos provocam também a perda de minerais como o potássio, o que pode levar a conseqüências desastrosas para o nosso organismo. Desta forma, o uso de diuréticos deve ser reservado para as pessoas com edemas (retenção de líquidos), pressão alta ou insuficiência cardíaca. Os laxantes por sua vez também levam à expoliação de minerais, além de provocarem irritação intestinal. Quanto a injeções de "enzimas", cuidado com elas: Além de ineficazes, podem provocar problemas alérgicos. Portanto PELO AMOR DE DEUS FIQUEM LONGE DESTAS PARAFERNÁLIAS.

10)Os aparelhos que contém em clínicas de estéticas utilizados para redução de gordura como cremes à base de cafeína ou as massagens modeladoras ou a famosa Drenagem Linfática ajudam a reduzir de peso
Mentira: Nada contra meus colegas da área de dermato-funcional porém eles mesmos devem saber que o uso destas técnicas somente não ajudam a reduzir as medidas como também uma boa reeducação alimentar e atividade física ajuda a reduzir,esqueçam Slim belt,AB toner(até que minha memória está boa) e vão para uma academia mais proxima e passem em uma nutricionista para que percam peso e mudem sua vida para melhor pois as da mesma forma que paz está para amor, atividade física está para alimentação equilibrada que está para saúde e longevidade!

Gente é isso aí espero que vocês entederam um pouco da obesidade e da importância de praticar o exercício físico e a reeducação alimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário