Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

terça-feira, 28 de julho de 2009

A Importância da nutrição(alimentação) na saúde

Há muito tempo atrás Hipócrates o pai da Medicina empregou uma frase ´´Faça do teu alimento o teu remédio´´ e nisso foi-se difundindo e estudando até os periodos atuais da importância da alimentação na nossa vida, a alimentação pode ser para vários fins tais como:ganhar peso,perder peso,manter peso,melhorar em algum rendimento esportivo(é aí que entra a nutrição esportiva),melhorar o sistema imunológico evitando gripes e resfriados,dar energia para se mantermos ativos para poder trabalhar,estudar e se movimentar,manter a homeostase enfim nos manter vivos.
O que atualmente vem contrariando frase de hipócrates é que o remédio que é o alimento fez com que o remédio fosse produzido em pó,capsula,pílulas ´´contendo´´ os alimentos e vitaminas essencias para o dia-a-dia e nisso muitas pessoas acreditam que tomando complexo vitamínicos,suplementos alimentares(no caso de praticantes d atividades físicas) e as vezes até inibidores de fome ou substituidores de refeição irão perder peso,que é uma ignorância total primeiro por acreditarem fielmente ao produto segundo porque não tem capacidade ou competência de pesquisar sobre alimentação e seus benefícios,já tem muitos sites relacionados sobre a alimentação e a boa saúde,jornais,revistas falando da boa importancia de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas que todo mundo está cansado de ouvir e ler porém não custa nada escrever mais uma vez sobre a importância do alimento na saúde.

Muitas pessoas erroneamente acham que conforme envelhecemos os processos fisiológicos do envelhecimento naturalmente ocorrem porém o erro está em que as pessoas afirmar que nosso aparelho digestivo diminui ou seja a capacidade de absorver melhores os alimentos diminuem o que muitas vezes não passa de um mito, o Dr.Wilson Jacob Filho afirma em seu artigo que ´´se conserguirmos evitar o aparecimento de doenças importantes ou se cuidarmos delas com eficiência, provavelmente teremos um organismo saudável em qualquer idade, o que inclui um aparelho digestivo com plena capacidade de trabalho. Isto significa dizer que este conjunto de órgãos pode e deve ser bem cuidado para poder exercer plenamente suas funções durante a vida toda´´
Quando eu creio de que a saúde começa pela boca logo tem um sentido ambíguo onde podemos pensar que a´saúde começa em se tratando dos dentes ou a saúde começa pelo o que ingerimos sendo as 2 opções viáveis, os dentes são responsáveis pela mastigação dos alimentos no qual vai fazer com que trituramos e cortamos os alimentos para que virem pequenos pedaços para facilitar a digestão,o processo da mastigação também é importante pois faz com que o sistema digestivo produza suco gástrico para que possa absorver bem os alimentos por isso a imporância de se mastigar 23 até 30 vezes para que o processo de digestão não se atrapalhe e fique lentificado.O constante stress ocupacional,uso de drogas legais(tabaco e álcool) e ilegais(maconha,cocaína,heroína,etc) e até medicamentos em excesso como analgésicos(comprimidos para melhorar dor de cabeça,febre e etc) tudo isso a longo prazo e as vees até longos períodos de jejum provocam as úlceras e gastrites, mais uma vez Dr.Wilson afirma que:
´´Quem cultivar bons hábitos alimentares e intestinais, "educando" seu aparelho digestivo a funcionar regularmente, terá este conforto durante, provavelmente, a vida toda. Para isso é necessário uma certa regularidade alimentar (tipo de alimentos, quantidade e horários) e um respeito ao hábito intestinal, permitindo que haja a evacuação quando for necessário e não apenas quando nos for socialmente possível´´, por isso a importância de consumir fibras(presentes em aveias,cereais integrais) para manter o peristaltismo do intestino para melhorar a evacuação não aqueles produtos como activia(pelo amor de deus não estou falando nada contra,activia é bom,muito gostoso,saboroso e nutritivo,porém o que a propaganda cita é de que se tomar activia todos os dias vc vai ter um bom funcionamento do organismo o que até eles citam na propaganda mantenham uma atividade física e uma boa alimentação mas não falam que isso melhora o peristaltismo)

Ae irá os grupos importantes que obrigatoriamente tem que ir nas suas refeições sejam elas café da manhã,lanche da manhã,almoço,lanche da tarde,jantar e ceia.

Carboidratos(CHO ou hidratos de carbono): são importantes para dar energia ao nosso corpo contém amido e açúcares sendo encontrados no arroz branco,bolachas,pçao branco,massas,cereais não integrais,farinháceos é importante consumi-lo para evitar a hipoglicemia e manter nosso corpo em equilíbrio,porém se consumido em excesso pois o excedente de CHO é armazenado em forma de gordura

Proteínas(PRO): são o melhor exemplo de matéria prima para a constituição das nossas estruturas. Praticamente todos os nossos tecidos dependem da existência de uma adequada matriz protéica. Mesmo no sangue, temos uma grande quantidade de proteínas circulantes que são fundamentais a inúmeras funções. Os anticorpos, por exemplo, que nos defendem dos agentes agressivos, são proteínas especificamente fabricadas para cada tipo de atuação. Para manter sua produção adequada, necessitamos ingerir estas substâncias cotidianamente, em especial aquelas conhecidas como "de alto valor biológico". Suas melhores fontes são os produtos de origem animal (carnes, ovos, leite) e devem se responsabilizar por pelo menos um terço da nossa dieta diária. A proteína é importante tambpem para o processo da reparação e construção muscular,ela é a nossa massa que fixa o tijolo

Gorduras(GOR): exercem funções muito mais importantes do que pensamos. Todas as membranas do nosso corpo são compostas de derivados de gordura. Mesmo aquela depositada na pele tem a importante função de proteger-nos contra a perda de calor. Não pode, porém, ser excessiva. Com o envelhecimento, já ocorre naturalmente um aumento do tecido gorduroso. Se contribuirmos para que este acúmulo seja exagerado, certamente teremos todos os prejuízos da obesidade que, além da questão estética, também é muito importante em todas as doenças do aparelho circulatório e das articulações. Prefira as gorduras saturadas de origem vegetal e evitar as derivadas da carne,como as frutas secas que são amendoas,castanha do pará,castanha de caju e usar numa proporção em torno de 20% do total da dieta.As gordura são importantes também para fornecerem energia durante atividade física (148ATP para 60ATP de glicose) evitando assim que haja o desgaste físico.

Vitaminas e sais minerais:Importantes para que mantenha o corpo equilibrado e com todos nutrientes, para se ter uma noção do tamanho da importancia da proteína é que a deficiência do Cromo(Cr) provocada pelos carboidratos simples fazem com que o organismo sempre tenha vontade por comidas gordurosas(sorvetes,comidas industrializadas e doces),O cromo é importante na manutenção da glicemia. Diversos estudos mostram a importância do cromo tanto no controle do diabetes quanto no controle da hipoglicemia. O cromo normaliza as taxas da insulina no sangue. Ele faz parte do fator de tolerância à glicose que auxilia no transporte plasmático da insulina, permitindo a sua melhor fixação nos receptores celulares da insulina, facilitando a sua ação. No hipoglicêmico, o cromo auxilia a normalização das taxas de insulina e glicose no plasma aliviando os sintomas da hipoglicemia.
Vários estudos têm evidenciado uma deficiência em cromo nos países industrializados. O consumo de alimentos refinados, principalmente de açúcar, agrava essa deficiência, pois além de apresentarem um teor muito baixo em cromo aumentam o consumo e as perdas do organismo.
Durante os períodos de stress físico, o organismo aumenta a excreção urinária de cromo , contribuindo para criar ou agravar a deficiência em cromo . O diabético insulino dependente tem uma excreção de cromo três vezes maior que o indivíduo normal.
A deficiência de cromo é associada ao aumento das patologias cardíacas, pois causa aumento do colesterol e diminuição do HDL-colesterol, hipertensão arterial, arritmias e obesidade.
No homem a deficiência de cromo causa diminuição do número de espermatozóides e da fertilidade.
A deficiência grave de cromo causa neuropatia periférica e encefalopatia.

A falta de ferro está ligada à anemia
A falta de manganês causam: perda de peso, fadiga, falta de resistência física, lento crescimento das unhas e dos cabelos, tom levemente avermelhado dos cabelos, metabolismo dos ossos e das cartilagens prejudicado, dermatite fugaz, alteração da tolerância à glicose e alteração da síntese de insulina(Diabetes), redução da fertilidade, reações alérgicas e inflamatórias aumentadas. A deficiência de manganês parece aumentar a susceptibilidade do organismo às crises convulsivas.
A deficiência de magnésio pode causar alterações da personalidade como: ansiedade, irritabilidade, emotividade excessiva, quadros depressivos e agitação. Na infância pode causar hiperatividade. Além dessas alterações pode causar perda de apetite, azia, náu­seas, vômitos, cansaço matinal, fadiga, fraqueza muscular, cãibras, tremores, e alteração do sistema nervoso central.

A falta de magnésio aumenta o tônus vascular agravando quadros de hipertensão arterial. Vários estudos evidenciam uma correlação importante entre diminuição do magnésio no organismo e aumento das patologias cardíacas como infarto do miocárdio e arritmias. A deficiência de magnésio provoca aumento da agregação plaquetária, aumento do colesterol e dos triglicérides.
O magnésio é indispensável a fixação de cálcio nos ossos, podendo causar ou agravar quadros de osteopenia e osteoporose no adulto e dificultar a calcificação correta dos ossos na infância e adolescência.

espero que todos agora saibam a importância de uma nutrição(alimentação) boa e balanceada, lembre-se que tudo está liberado,mas tudo em excesso faz mal portanto pratique saúde:se alimente direito e faça atividades físicas

no mais isso
Bom treino,bom descanso e muiiiiiiiiiiitaaaaaaaaaaaaa saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário