Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pré-Conceito sobre os ''musculosos'' e''musculosas'' parte 2

Alguns temas muitas vezes são freqüentemente visitados e vale muito a pena as vezes reescrever sobre determinados assuntos quando este é frequentemente comentado ou mais visto.
GOSTARIA DE AVISAR PRIMEIRAMENTE QUE ESTE BLOG NÃO TEM O INTUITO DE CONDENAR NINGUÉM SEJA ELE DE QUALQUER COR,CREDO,RAÇA,RELIGIÃO,PORTE FÍSICO OU QUALQUER OUTRA OFENSA QUE SEJA INTERPRETADA COMO UM PRÉ-CONCEITO ESTE POST É SOMENTE UMA OPINIÃO PODENDO SER INTERPRETADA DE QUALQUER E OUTRA MANEIRA POR OUTROS INDIVÍDUOS.
Muito bem, ando pesquisando e sou um pesquisador muito curioso em relação quanto que o treinamento resistido, ou a popular musculação, possa exercer não somente em indivíduos saudáveis e jovens, mas também em pessoas de meia-idade, 3ª e 4ª idade,grávidas,mulheres,homens,crianças e nisso cada vez mais pesquisas(NSCA,ACSM,JOAP e etc) vem sustentando de que o treinamento resistido é um dos melhores meios mais efetivos e seguros para todo e qualquer objetivo seja para reabilitação até para aumento de perfomance esportiva.


Sabendo disso, andei pesquisando também de que o Brasil é um pais que futuramente irá ter índices elevados de depressão, alcoolismo e obesidade(aliás me espantei ao saber que em 2008 a população obesa estudada na usp era de 43,3%, sendo neste ano tivemos um aumento de 5% ou seja 48% da população brasileira é obesa).

E disso pensei em novamente em escrever para os verdadeiros praticantes do treinamento resistido  de que esta por ser uma parcela muito pouca em torno dos 5%(ou até menos) eu posso citar até 2% dos quais 1% somente irá levar a modo sério como competição o outro poderá levar até como um estilo de vida ou um hobbie.
Destes 5% todos além disso sempre estão a par de nutrição esportiva,psicologia esportiva,bioquímica e fisiologia do exercício no treinamento resistido e até Eletromiografia(EMG) portanto é dessa pequena parcela do qual irei falar.

O artigo da Drª Marília Coutinho é realmente fantástico e muito mais do que explicativo de que a sociedade nos tempos de grécia antiga associava o culto ao corpo algo como próximo ao Deuses gregos,porém com a vinda da religião cristã o culto ao corpo começou ser uma coisa ''demonizada'' sendo que quem possuíse corpos muitos musculosos eram vistos como ''ignorantes'', ''brutamontes'',''monstros'' ou ''burros''.

Isso começou ter pré-conceito na época dos escravos dos quais tinham uma genética e o somatotipo perfeito para possuírem músculos hipertrofiados,definidos e fortes e nisso o homem branco começou a achar que estes homens providos de músculos eram desprovidos de informações e que não tinham capacidade intelectual ou alguma outra habilidade para desenvolver pois tinham músculos ''saltados'' e ''desenhados''.

Então desde dessa época todo e qualquer indivíduo que fosse forte e musculoso era associado como uma aberração da natureza,uma pessoa truculenta,ignorante(desprovido de informações).

INFELIZMENTE ESSE PRÉ-CONCEITO EXISTE ATÉ HOJE, vou falar sobre nos dias atuais em que vemos quanto é o pré-conceito da sociedade em relação aos musculosos visto que novamente posso afirmar que são apenas 5% da população.

Quando toda e qualquer pessoa ve uma pessoa com músculo automaticamente já vem a idéia a cabeça de que aquela pessoa está tomando ou já tomou esteróides(diferente de anabolizante pois anabolizante tem no feijão,arroz,frango porque participam do processo de anabolismo muscular se procurarem direitinho no pai dos burros anabolizante:substância que favorece o anabolismo e provoca aumento de peso e forças, caso alguém for comentar por favor façam o teste se alimentem 6x ao dia e depois me perguntam se em 12 semanas você não aumentou nem que seja 1kg em seu peso corporal de musculo ou 1kg quando realiza os exercícios), já começa a partir desse pré-conceito, conheço diversas pessoas não atletas e até atletas que não fazem o uso de esteróides e ainda tem um corpo que alguns dizem ''impossível'' de alcançar.

A sociedade como diz a música do lulu Santos caminha com ''passos de formiga e sem vontade'', muitas das vezes esses ''musculosos'' ninguém dá valor a pessoa o quanto estudou,varou a noite estudando sobre diversos assuntos na musculação,foi em site sérios, até fez cursos voltados somente para isso desde como satisfação pessoal até como utilizar em seu serviço (coitado dos personal trainers que ainda sofrem pré-conceito por serem ''musculosos'' e vistos como ''trogloditas'' ou dar o ''treino de maluco'').

Uma outra coisa também do qual a sociedade olha com pré-conceito é a alimentação dos quais eles realizam do qual muitas vezes olham com caras de espanto ou até dão risada ou sempre fazem piadinhas inúteis ou escrotas sobre que levar marmita é coisa de pedreiro e que comer essas ''gororobas'' fedendo....ou muitas das vezes alguma ida alguma festa ou balada ou seja lá que for e acabar os ''musculosos'' não comendo diversas comidas não pelo simples modo de rejeição da comida, é que muitas das vezes(exceto em off season) essas comidas ou bebidas ''tranqueiras'' pode não apenas acabar com o aspecto estético mas sim o aspecto da saúde desse indivíduo, alguma vez refrigerante,frituras e doces nunca provocaram diabetes??ISSN já ou JON já DU-VI-DO que alguém tem audácia de responder que não provocou pq tal pessoa bebe há x anos e nunca deu nada, ou que muitas das vezes reclamam dos ''pratos'' que são muito ''volume'' de comida e que isso não é necessário...calma o desabafo vai vir mais tarde...

E por último é sobre o corpo da pessoa, se está musculoso ou não,alguns acham feios,outros acham bonitos,outros já associam com drogas, outros com suplementos e muiiiitooosss poucos associam que este ''musculoso'' tem um conhecimento científico teórico e prático muito grande e que pode dar dica úteis a pessoas que desejam melhorar a perfomance na musculação.

Portanto fica meu desabafo dos que tem pré-conceitos aos ''musculosos'':

Vocês já pararam para pensar que vocês estão julgando a pessoa só pela aparência sem ao menos lhe conhecerem? Não me interessa se a pessoa usa drogas de aumento de perfomance esportiva ou não...mas já viu há quanto tempo a pessoa está dedicada a SO-MEN-TE melhores informações SÉRIAS CIENTÍFICAS(POIS INFORMAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR),alimentação fracionada e equilibrada e adequada a esta pessoa, treino sério para resultados não somente para a estética mas para a saúde.
Veja exames das pessoas ''musculosas'' de tudo de sangue,densitometria óssea,eletrocardiograma.

E outra se os(as) ''musculosos'' e ''musculosas'' querem ficar deste jeito é porque todos pensam primeiramente no benefício que vai causar futuramente e depois em estética.

Por último vamos falar uma frase do mestre Jesus: Não julgues para não ser julgado

Assim como obesos gostam de se alimentar de tudo que é alimento e diversos loucos com diversas manias que não gostam de serem criticados que já acham que tem pré-conceitos o mesmo digo para os ''musculosos'' e ''musculosas'', é que tudo há uma vantagem e desvantagem e com certeza a minha bandeira eu levanto: OS MUSCULOSOS E MUSCULOSAS COM CERTEZA IRÃO TER UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR E COM MENORES FATORES DE RISCOS DE SAÚDE DO QUE A SOCIEDADE SEDENTÁRIA...

PORTANTO MAIS UMA VEZ A PERGUNTA SERÁ QUE OS ''MUSCULOSOS'' OU ''MUSCULOSAS'' SÃO BURROS,IGNORANTES E FEIOS ESTETICAMENTE QUE NÃO IRÃO TER UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL?? PENSEM BEM JULGUEM PARA NÃO SEREM JULGADOS!

2 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau... tanto que escrevi um artigo que ficou muito famoso em 2006.

    http://revistaoferro.blogspot.com/2013/09/preconceito-muscular-por-gabriel-ortiz.html

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. eu estou pesquisando sobre este assunto, eu estudo educação física também e passei a observar as pessoas na academia, não quero generalizar, mas aquelas pessoas que procuram a academia por estética e não saúde (popularmente conhecidos como marombeiros) tendem a não falar de outro assunto a não ser exercícios e alimentação, quando vamos conversar sobre cultura, política, economia, ou qualquer outro assunto podemos perceber que os mesmos não conseguem permanecer nesta conversa, gostaria de saber se realmente não há um deficit talvez causado por algum excesso de hormônio ou proteínas.

    ResponderExcluir