Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pensamento Científico vs Conhecimento Popular


Um tema muito discutido no qual muitas das vezes há enormes discussões sobre até onde o pensamento científico é dado como científico e até onde o conhecimento popular são aplicados.
VALE LEMBRAR QUE EU NÃO SOU NENHUM DOUTORADO OU EXPERT NESSE TIPO DE DISCUSSÃO QUE POR MAIS QUE SEJA UM ASSUNTO MAIS DO QUE COMPLEXO,NÃO ESTAREI JUSTIFICANDO QUAL É O MELHOR MÉTODO EMPREGADO,PORÉM ESTAREI JUSTIFICANDO COM MINHAS PRÓPRIAS PALAVRAS FUGINDO UM POUCO DO MÉTODO CIENTÍFICO MAS NÃO EMPREGAREI TANTO O MÉTODO POPULAR,OU SEJA FICA A CRITÉRIO DO PRÓPRIO LEITOR A DECISÃO DE QUAL É O MELHOR MÉTODO.

Pois bem,vamos lembrar de que pensamentos científicos existem desde a época de Aristóteles,Hipócrates e Platão,ou seja é uma prática milenar, do qual se elaboravam hipóteses e destas hípóteses realizavam diversos tipos de experimentos sendo gerada de uma única hipótese(por exemplo tratamento de cólera através de diversos métodos empregados disponíveis) e disso uma conclusão era obtida,ou ainda discutida, e testada para se chegar em um consenso de qual o melhor tratamento para determinada doença ou qual ângulo de incidência do Sol sobre a terra, enfim tudo que envolva ciência(ou seja estudo!).

Enquanto isso com os estudos, em pequenas comunidades que não tinham acesso a medicina ou muito menos sobre cientistas(estudiosos) de técnicas de agricultura,doenças e etc, surgiram assim os curandeiros ou gurus dos quais eram dotados de um grande conhecimento que embora não fossem grandes estudiosos se utilizavam de forças do ''além'' ou de estudos observacionais que a própria natureza lhe mostrava e nisso se dava por ditados populares que transmitidos de geração para a geração se tornou o conhecimento popular, como o famoso ''não vá nadar depois de comer tanto'' dentre outros, vamos lembrar de que não houve nenhum estudo em relação a isso e sim uma prática vivenciada que tornou conhecida pela população.

Mas o leitor lendo isso ele irá perguntar,até que ponto realmente estaríamos considerando um pensamento científico de um conhecimento popular,até onde realmente seria ciência e até onde realmente seria dito popular ou conhecimento popular? A resposta é que na verdade depende de cada pessoa interpretar o que seria melhor para ela mas vamos lembrar de que o pensamento científico estuda sobre a hipótese gerada e estuda e testa através desta hipótese enquanto o conhecimento popular vivencia a hipótese mas não tem nenhum conhecimento ou estudo sobre isto.

Primeiro dar um exemplo para deixar o leitor confuso: vamos começar elaborando exemplos de pensamento científico para o conhecimento popular
Qual ângulo de incidência que a aeronave tem que entrar na terra para chegar com uma velocidade de 200km/h e aterrisar no oceano sem risco de danificar a nave?
Quanto será que tem que estar a termperatura interna da aeronave e da tripulação para haver uma homeostase correta?
Qual traje adequado para suportar a diferença de temperatura da terra e do espaço?
Qual botão acionar para que quando tiver o ângulo adequado liberar o comando manual?
Quanto concentrado vou ter que estar caso saiba que alguém da minha família está a esperar um filho para não interfira no ângulo de incidência?
Caso eu entrar na terra e sair ileso Deus realmente existe?

PRIMEIRO ANTES DE COMEÇAR MEU COMENTÁRIO VAMOS LEMBRAR QUE NÃO ESTAREI DISCUTINDO CIÊNCIAS VS RELIGIÃO,NEM MUITO MENOS QUESTIONANDO A EXISTÊNCIA DE DEUS E SUBJULGANDO-O SOBRE AS DESCOBERTAS DA CIÊNCIA,VAMOS LEMBRAR QUE DEUS É UM ÚNICO SER SUPREMO E QUE INDEPENDENTE DE TUDO ELE EXISTE!

Bom voltando as perguntas,devemos ver que pelo menos as 4 primeiras perguntas seriam de um pensamento científico que irá estudar o quanto realmente é importante,enquanto as 2 últimas perguntas isso é de conhecimento popular o que muitas vezes nçao muito distante está perto da ciência e vice-versa.

Então o que realmente importa o pensamento científico ou o conhecimento popular? Até hoje a ciência e estudiosos(jamais charlatões) estão tentando chegar a um consenso do qual que é melhor ou não...certos exemplos que podemos citar é de que o pensamento científico no meu ponto de vista e experiência ajuda em determinadas áreas seja ela de patologia,nutrição esportiva,fisiologia e bioquímica do exercício e o conhecimento popular seria as variáveis de técnicas de treinamento,números de séries,repetições,intervalo de descanso,intensidade do treino,volume de treino,objetivo do treinamento e etc.

Afinal qual é melhor que qual não sabemos,o que existem são hipóteses geradas,praticadas e vivenciadas seja em laboratório,seja na prática....

aliás qual para você é qual é o melhor métodos empregado caro leitor?


abraços a todos,tenham uma boa semana!


Um comentário: