Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os remédios para obesos, são a solução para a perda de peso saudável?



Bom mais um post do qual surgem muitas dúvidas em relações a perda de peso onde pessoas buscam informações,primeiramente vamos lembrar que perder peso é diferente de emagrecer, perder peso seria perder peso de massa gorda e emagrecer seria perder massa magra e massa gorda o que é um processo muito arriscado!

Pois bem,quando nos deparamos com obesos devemos lembrar que esta seria sendo considerada uma doença pois a obesidade é o acúmulo de gordura abdominal e sistêmica e que esta doença, apresenta uma probabilidade de desenvolver a síndrome metabólica(dislipdemia,DM e HAS) 4x maior do que um indivíduo não obeso, além também de desenvolver riscos cardiovasculares,complicações osteomioarticulares e apnéia do sono.
Sabendo de tudo isso,o obeso é aquele indivíduo que sempre vem acompanhado de algum problema psicológico que envolvem comportamentos que levam a compulsão alimentar,ou seja é aquele cujo prazer se delicia na comida como se tudo fosse resolver os problemas deles.
Porém todo e qualquer obeso jamais assume de que gosta de comer muito,que belisca muitos dizem que comem pouco ou que muitas vezes comem muito ''saudável'' porém o que vemos são excessos.
Independente se o obeso ingira muito ou pouco alimento,a quantidade e a qualidade de seu alimento ingerida é péssima, por exemplo, muitos obesos acreditam que as frutas são saudáveis mas de que não sabem é de que seu excesso está na frutose que liberada na corrente sanguínea aumenta o VLDL segundo estudos.

Outro exemplo mais do que óbvio é de que o Obeso estaria imitando nossos ancestrais quando viviam na idade da pedra confinados em cavernas, se alimentavam do máximo de comida em um determinado período(no nosso período atual seria mais observável no almoço dos quais observamos a comida escondendo o rosto da pessoa com doces ou frutas ao final da refeição) e nisso temos o balanço calórico negativo(comemos mais e gastamos menos) diminuindo a Taxa Metabólica Basal(TMB) e favorecendo ao acúmulo de gordura.
Pois é caros leitores,obesidade é um bixo duro de roer,porém muitos ignorantes em relação a saúde ou os famosos apressadinhos muitas vezes ignoram por assim dizer nós profissionais da saúde,por sermos muitas vezes ''vilões'' por proibirem os pacientes de comer as ''delícias'' da vida só que muitos dessem não sabem que o hormônio grelina que está desregulado no obeso é ativado e nisso a vontade por alimento sempre é maior  falar mal do profissional de saúde é fácil,difícil é entender que muitos desses profissionais passam 4,5,10 até 20 anos estudando para o bem estar da população geral e vem os IGNORANTES ACHANDO QUE SOMOS OS VILÕES,PROBLEMAS SÃO DESSES IGNORANTES QUE DEPOIS INFELIZMENTE TERMINAM EM ÓBITO PELAS COMPLICAÇÕES DA OBESIDADE! 
Após isso,vemos um problema muito grande nos quais prevalecem em idosos: fármacos para a perda de peso dita ''saudável'' e nisso INFELIZMENTE PROFISSIONAIS MAL-QUALIFICADOS em especial médicos ENDÓCRINOLOGISTAS  receitam aos pacientes fórmulas manipuladas para a perda de peso no paciente e este com total confiança no médico não percebe que a maioria destes medicamentos contém ANFETAMINA,ou seja uma DROGA COM ESTRUTURA SEMELHANTE DA COCAÍNA QUE PROVOCA REDUÇÃO DE APETITE,PARANÓIAS,SÍNDROME DO PÂNICO,ELEVAÇÕES DOS BATIMENTOS CARDÍACOS E INSÔNIA.
Portanto o paciente ''obtem'' um resultado satisfatório na perda de peso,porém este fica dependente do fármaco para toda sua vida,acreditando que o milagre está em uma ''pílula'' ou ''comprimido''.
O problema é que a GRANDE MAIORIA DE TODOS OS OBESOS OU PESSOAS QUE ALMEJAM PERDER PESO NÃO QUEREM NENHUM SACRIFÍCIO,QUEREM RESULTADOS RÁPIDOS INDEPENDENTE DE SAÚDE E QUANDO CONSEGUEM VOLTAM A COMER TUDO DE NOVO E GANHAM PESO NOVAMENTE.

A questão acima permanece uma dúvida,são as soluções para a perda de peso saudável?

Realmente se seria bom estaríamos vendo tantas pessoas tendo internação ou complicações hospitalares pelo uso destes medicamentos?
Realmente se seria bom estariamos tanta gente voltando a massa corporal que era antes até 10kg mais obeso?
Realmente se seria bom estaríamos com 60% da população brasileira obesa?
Realmente se seria bom estariamos fazendo parte de 25% de obesos da população mundial?
Realmente se seria bom estaríamos tendo cada vez mais índices de hipertensão,diabetes e dislipdemia?
Realmente se seria bom estaríamos tendo tantos aumentos de câncer,osteoporose,osteoartrose,Infarto Agudo do miocárdio,Insuficiencia Cardíaca Congestiva,Depressão?

Após 6 perguntas feitas em cima de outras acho que o meu post já é o suficiente para mostrar de que remédio/fármacos não são as soluções para o problema de ninguém,cabe a toda e qualquer pessoa que parte de sua própria atitude mudar pois se esta não estiver disposta ninguém estará disposta lhe ajudar,cabe a nós profissionais de saúde orientarmos e seguirmos o processo de evolução desses pacientes,porém cabem a estes novamente a mudarem suas atitudes psicológicas,físicas e sociais pois como TODOS SABEM UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO!

Uma boa tarde a todos com muita saúde!
abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário