Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sábado, 12 de março de 2011

O pré-conceito com relação a alimentação saudável

Do mesmo post Pré conceito em relação aos ''musculosos'' estou escrevend mais um post só que sobre alimentação.
NÃO ESTOU CRITICANDO E MUITO MENOS ME ACHANDO MELHOR DO QUE QUALQUER PESSOA,O PRÉ-CONCEITO SEMPRE EXISTIU EM NOSSA SOCIEDADE E ESTOU ESCREVENDO UMA COISA QUE NÃO APENAS EU, MAS SIM A TODOS QUE ESTÃO INTIMAMENTE LIGADO A UMA BOA ALIMENTAÇÃO,ATIVIDADE FÍSICA E BOA NOITE DE SONO, JÁ ACABOU SOFRENDO ALGUM PRÉ-CONCEITO EM RELAÇÃO A ESSA TRÍADE DA SAÚDE.

Pois bem eu vou contar uma experiência que me fez escrever esse post no qual eu estava no metrô e quando abri meu lanche de sanduíche integral com queijo branco e peito de peru junto com algumas castanhas e um yogurt em um copo de plástico de 200ml via que pessoas me olhavam com um certo ar estranho como se NUNCA TIVESSEM VISTO ALGUÉM COMER AQUILO.
Outra experiência que gostaria de comentar é alguns comentários muitas vezes pré-conceituosos ou irônicos quando estou em alguma festa de comemoração e vem refrigerantes e eu acabo me negando a tomar e sempre tem os comentários ''Nossa não vivo sem refrigerante'', ''Nossa queria ser desse jeito'' ''Nossa você não tem vida'' ''Nossa vc não aproveita os momentos felizes da vida''.
E mais sempre aquela dificuldade enorme quando você vai a casa da pessoa e levar algum tipo de comida e a pessoa se acaba se sentindo ''ofendida'' por achar que é de mal gosto que eu não quero comer na casa da pessoa.

O QUE EM NOME DE TODOS QUE REALIZAM E SÃO DA GERAÇÃO SAÚDE(TRINÔMIO DA SAÚDE PERFEITA) EU QUERIA FALAR QUE SOFREMOS E MUITO UM PRÉ-CONCEITO ENORME, EU REALMENTE DUVIDO QUEM CONSEGUE SEGUIR UMA DIETA REGRADÍSSIMA A CADA 3 HORAS,DORMIR 8 HORAS POR DIA E PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA PESADA E SEGURA! EU CHEGO A DUVIDAR QUE A MAIORIA DAS PESSOAS SEMPRE PECAM EM ALGUMA COISA,SEJA EM ALIMENTAÇÃO,ATIVIDADE FÍSICA OU FALTA DE SONO.

Mas por que esse pré-conceito acontece com pessoas que só querem viver sua vida saudávelmente sem atrapalhar a vida de ninguém?
Pela simples questão de diversos motivos, a sociedade moderna atual se encontra num ambiente do qual esse exige muita cobrança e nisso esquecem da qualidade de vida das pessoas.
Quando a gente comenta sobre como alguns filmes podem ser idênticos a da vida real vamos pegar um exemplo( por mais ridículo que seja) o desenho WALL-E, não vou entrar em detalhes do filme mas quando ele chega na nave da EVA o que observamos? Pessoas OBESAS E TOTALMENTE SEDENTÁRIAS APERTANDO APENAS UM BOTÃO E COMENDO O QUE QUER SEM SABER SUA QUALIDADE DO ALIMENTO SENDO ASSIM A MAIORIA DESTES PERSONAGENS QUE APARECEM MAL FORÇA TEM PARA SE LEVANTAR OU SE APOIAR EM ALGUM LUGAR...TRISTE REALIDADE RETRATADA NUM FILME QUE PASSA POR DESPERCEBIDO POR SER UM SIMPLES DESENHO ''infantil''.

Sendo assim comparando o desenho com o nosso mundo atual vemos isso cada vez mais frequente:comidas industrializadas baratas,salgados de esquina ou frituras de esquina a um preço acessível a população e além do mais fast foods que afinal todos estes são uma praticidade para quem ''não tem tempo'' de se alIMENTAR.

Quando observamos a maioria das pessoas que acabam falando mal destes que praticam atividade física pesada e segura,alimentação regradíssima sem um pingo de besteiras e quem dorme bem,automaticamente este indivíduo sofre um pré-conceito pois na cabeça do ser humano há coisas ''impossíveis'' de se realizar QUANDO NA VERDADE NÃO HÁ AUTO ACEITAÇÃO OU COBRANÇA DE MUDANÇA EM SUA VIDA PARA MELHORA DE SUA SAÚDE E MUITAS DAS VEZES INFORMAÇÕES DESINFORMADAS POR MÍDIA E REVISTAS NÃO SÉRIAS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS QUE FAZ COM QUE PARA TUDO HÁ UM MILAGRE E NISSO OS MILAGRES SÃO CONVERTIDOS EM MORTES E SURGIMENTO DE DIVERSAS PATOLOGIAS.

A todos que não fazem parte da geração saúde e alimentação saudável é muito fácil dizer que a pessoa é ''radical'',''maluca'',''não é feliz'', do que dizer ''esta sim vai ter uma vida longa e longe de doenças'', desde os primórdios da humanidade o homem inventva algo que seria mais prático e hoje em dia tudo se tornou prático:carro,alimentação,internet,enfim tudo se tornou prático.

Poderia ficar horas alongando sobre esse assunto mas vou deixar um recado a todos que tem pré conceitos com nós que DA GERAÇÃO SAÚDE que consiste em ficar longe de refrigerantes,doces,comidas industrializadas,bebidas,drogas,praticar atividade física e ter boa noite de sono:

-NÃO JULGUEM A GERAÇÃO SAÚDE(E OUTROS TIPOS COMO RAÇA,COR,RELIGIÃO) PARA SEREM JULGADOS A FALHA DO SER HUMANO CONSISTE  EM APONTAR A FALHAS SECUNDÁRIAS DO QUE ADMITIR OS SEUS PRÓPRIOS ERROS!

-ASSIM COMO NÓS DA GERAÇÃO SAÚDE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL QUE RESPEITAMOS DIVERSAS OPINIÕES ALIMENTARES,SEXUAIS,RACIAIS VOCÊS RESPEITEM TAMBÉM A NOSSA, O LIVRE ARBÍTRIO EXISTIU DESDE DO TEMPO DE ADÃO E EVA ENTÃO NÃO MENOSPREZE A NÓS QUE PREFERIMOS UM PRATO SAUDÁVEL DO QUE ALGUMA COMIDA GORDUROSA CHEIA DE FRITURAS E QUÍMICAS ADICIONADAS.

-PELO MENOS PESQUISE PRIMEIRO E DEPOIS VENHAM APONTAR ALGUMA DAS CAUSAS POR QUE FICAR LONGE DE ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA E CASO CONSEGUIR DRIBLAR ATRAVÉS DE ARTIGOS CIENTIFICOS EM ESTUDOS A LONGO PRAZO OS DOUTORES EM NUTRIÇÃO,ENDOCRINOLOGIA,CLÍNICOS,ATLETAS JUSTIFICANDO A NÃO ADOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA ENTÃO VENHA NOS JULGAR

Portanto parem de inventar desculpas e mais desculpas e julgar as pessoas,somos o que queremos ser e queremos incetivar as pessoas a realizarem essa alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida,afinal quem gostaria de estar numa cama com 40 anos de idade e cheio de doenças??

Pensem bem,julgamento e muito mais o banimento nunca foi e nunca será a única opção para conscientização!

BOA semana a todos!

Um comentário:

  1. concordo plenamente... já sofri muitas vezes preconceito por me alimentar bem... as pessoas pensam que não tenho vida....

    ResponderExcluir