Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Profissionais da área de saúde: preocupem-se com sua própria saúde


Bom mais um post que realmente é uma coisa que anda preocupando não só apenas ao contexto da população por muitas vezes apresentarem-se sedentárias com inúmeras patologias cardiovasculares,metabólicas,osteomioarticulares e etc, esse tema se aplica(mais uma vez) aos profissionais da área de saúde cujo promovem,previnem e reabilitam a saúde DOS OUTROS, mas esquecem de cuidar da PRÓPRIA SAÚDE.
Jamais culparei o profissional de saúde por não cuidar da sua saúde mas....isso é uma questão de bom senso ou própria imagem do profissional tanto em aspectos éticos e ética segundo o dicionário:

1.Parte da Filosofia que estuda os fundamentos da moral.

2. Conjunto de regras de conduta.

e Conduta é a condução de pessoas,comportamento(ato ou efeito de comportar).

Sabemos que hoje em dia ser profissional da área de saúde você deve ter que trabalhar muito,seja em 2 ou mais empregos ou serviços particulares sejam elas cirurgias,personais,pacientes particulares e etc.

Sabemos também que hoje em dia trabalhar com o caos que se encontra São paulo de trânsito seja transporte público quanto particular demanda um determinado tempo,sendo muitas vezes esse mesmo usado de contra-argumento para todos os que são sedentários.

Muitas vezes o proprio profissional da saúde promove tanto a saúde para os outros que acabam esquecendo da sua,não sendo muito longe vemos alguns profissionais já com problemas osteomioarticulares,patologias cardiorrespiratórias ,síndromes metabólicas que tudo isso se juntando se dá ao binômio IMPERFEITO da saúde: SEDENTARISMO E MÁ NUTRIÇÃO.

Uma vez me chamou a atenção em um blog que teve um quadro do programa Zorra Total no qual tinha uma nutricionista obesa que receitava comidas lights e diets para os seus pacientes e quando terminava a consulta comia tudo de besteiras e guloseimas afirmando que ''brigadeiro pode'',''chocolate pode'' e etc.

Foi briga com o Conselho Regional de Nutrição afirmando que esse quadro ridicularizava os profissionais da nutrição,que de fato muitas vezes é mas não é da mesma forma em que se aplica a todas as outras profissões de saúde, de uma forma é ridicularização do profissional pois este é importante para o aumento da expectativa de vida do brasileiro e praticamente eles afirmam e sabemos que na prática 'você é o que você come'', ao mesmo tempo não é porque quantos nutricionistas(nem todos) realmente de 3h em 3h se alimentam com todos os macronutrientes, quais todos estes cozinham direito?Critério fica de vocês,não estou a afirmar ou denunciar algum ato praticado por esses profissionais da saúde.

No momento no qual entrei no curso de fisioterapia,já imaginava que haveriam pessoas ao menos preocupadas com a movimentação do corpo e o estudo sobre ele,mas que fui ver eram pessoas com má nutrição,obesas,sedentárias e extremamente encurtadas com hábitos tabagistas e etilistas.
Se pelo menos o curso é voltado a área da saúde que pelo menos o profissional da saúde mostre algum jeito de que é saudável.
Portanto caros colegas CUIDEM-SE, eu não gostaria de ser atendido por um educador físico gordo,obeso que não levanta nem 2kg na rosca direta como também não gostaria de ser atendido por um fisioterapeuta todo encurtado passando aula de pilates ou muito menos um nutricionisa obeso certo?

Lembrem-se bem antes de falar que não há tempo para praticar atividade física e se alimentar bem: temos parques abertos para correr,fazer abdominais,se alongar; temos academias para se exercitar;temos latas de tinta suvinil para fazer um triceps testa, frango e batata doce pelo menos por 40 reais vc compra o bastante para ter um bom anabolismo....DEPENDEM DE VOCÊS, AFINAL QUEM TEM QUE PROMOVEREM SUAS SAÚDE SÃO VOCÊS PRÓPRIOS.

Cuidem-se caros colegas, saúde é alegria e expectativa de vida!
boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário