Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mudanças da composição corporal no Treinamento Resistido

Composição Corporal é quanto o corpo é composto de músculos,ossos e gorduras, com o treinamento resistido assim como todas em outras atividades física há uma mudança na composição corporal,aqui irá ser abordado a mudança na composição corporal pelo treinamento resistido.

Massa Óssea: estudos comprovam de que há uma perda de massa óssea no sedentarismo do qual podemos citar que home´ns até os 40 anos de idade perdem 0,5% de massa óssea por ano e mulheres até os 35 anos perdem 1% da massa óssea por ano ,enquanto mulheres na menopausa perdem até 3% de massa óssea por ano.
Para ocorrer aumento de massa óssea devemos ter contrações musculares e compressão óssea para o aumento de massa óssea  no qual desta última se dá pelo efeito piezoelétrico(peso+impacto).
Estudos de (Dinac,H,1996) mostram que Levantadores de Peso possuem 44% de massa óssea comparada a futebolistas(23%) e lutadores(24%).
Outro estudo de (Dickerman,R.D,2000) afirma de que um powerlifter que agacha com 469kg tem uma densidade mineral óssea bem elevada do que comparado com outros esportistas,o que sugere de que o Treinamento Resistido tem um efeito benéfico no aumento da massa óssea sendo importante para prevenção de doenças ósseas como a Osteoporose.
A massa adiposa para ter uma mudança com o treinamento resistido e outros exercícios deve ter o gasto calórico que se dá pelas atividades físicas,digestão dos alimentos e metabolismo basal.
Nas atividades físicas há o gasto calórico que alteram a taxa metabólica,quanto maior a atividade física,maior o gasto calórico,maior a Taxa Metabólica(MAIOR MUDANÇA NA MASSA ADIPOSA) e quanto menor o gasto calórico,menor a Taxa Metabólica(MENOR MUDANÇA NA MASSA ADIPOSA).
FLECK $ KRAEMER,1997 publicaram 28 trabalhos que no treinamento resistido há aumento de massa magra,diminuição de massa gorda/massa adiposa e aumento ou diminuição de peso(dependendo do gasto calórico do indivíduo).
O instituto nacional de saúde americana(NIH) e o Colégio Americano de Medicina Esportiva(ACSM) em 1998 e 1999 respectivamente citam que o treinamento resistido é uma forma de prevenção da obesidade mórbida e sobrepeso.
Já esse mesmo estudo do ACSM,1999(categoria B) comprova de que exercícios aeróbios/aeróbicos reduzem a massa adiposa porém não aumentam a massa muscular,enquanto exercícios anaeróbios/anaeróbicos reduzem massa adiposa e aumentam a massa muscular mesmo no repouso.
Para uma mobilização de gordura,vamos supor um indivíduo que tenha um metabolismo basal de 1.600kcal e com atividade física gera um gasto de 400kcal, para este indivíduo seu gasto calórico diário é de 2.000kcal.
Porém se esse indivíduo realizar uma ingesta de alimentos até 2.000kcal não irá ocorrer a mobilização de gordura,caso o indivíduo tenha uma ingesta de 1.600kcal,o indivíduo emagrecerá 400kcal e caso ter uma ingesta de 1.800kcal o indivíduo emagrece 200kcal.
Para uma mudança na massa adiposa em caso de emagrecimento sempre deve levar em conta o Balanço Calórico negativo,ou seja ingerir menos calorias do que se gasta com todos os macro e micronutrientes em equilíbrio.
O treinamento resistido associado com um balanço calórico negativo irá gerar redução da massa gorda não apenas durante o exercício mas também após a atividade física pois o treinamento resistido  de 6 até 8mets(intensidade moderada até alta onde 1MET=3,5ml/kg/min que MET=taxa de equivalente do metabolismo basal) que há um gasto calórico de 200 até 600kcal/sessão durante a sessão e no descanso.
A massa muscular no treinamento resistido como já comentado em parágrafos anteriores,há um aumento da área seccional tranversa do músculo e aumento de células satélites musculares.
Sabe-se que é importante aumento de massa muscular pois com o processo de envelhecimento há a sarcopenia(perda de massa muscular enquanto tamanho e volume) de 10% dos 25 até os 30 anos, enquanto aos 50 até 80 anos há uma perda de 30% na massa muscular.
Em estudos de Fleck $ Kraemer,2006 em mulheres idosas em um período de 6 meses realizando o treinamento resistido observou-se de que a força muscular teve aumento de 200% enquanto o volume muscular observado foi de 10%, esse estudo demonstra de que mesmo no envelhecimento a capacidade do músculo gerar uma tensão com o treinamento resistido é melhorado enquanto o volume pode ser mantido ou melhorado.
Outros estudos mostram que com baixas tensões não há aumento de massa muscular,porém não evitam redução da massa muscular, o que sugere que o treinamento resistido mesmo que seja de baixa tensão,tenha um volume mínimo de treinamento(1 exercício por grupo muscular,frequencia de 2 vezes por semana e 3 séries de 10 repetições sendo Leve,média e pesada na escala de esforço sub-máxima) não há redução de massa muscular.
Estudos de (Klitgaard,1999) realizaram biópsia musculares da secção transversal do quadríceps em cm de  jovens sedentários,idosos sedentários,idosos nadadores,idosos corredores e idosos pesistas, no estudo demonstrou-se que JOVENS SEDENTÁRIOS POSSUEM UMA MASSA MUSCULAR SUPERIORES DE IDOSOS, PORÉM IDOSOS PESISTAS CONTÉM QUASE A MESMA MASSA MUSCULAR DE JOVENS SEDENTÁRIOS(80,1% de jovens sedentários contra 69,3% de idosos pesistas), esse estudo mais uma vez demonstra de que o treinamento resistido é importante para o aumento da massa muscular independente da idade em que o indivíduo se encontra.

CONCLUÍMOS QUE:
-O TREINAMENTO RESISTIDO PROVOCA MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL COMO AUMENTO DE MASSA MAGRA,AUMENTO DA MASSA ÓSSEA E DIMINUIÇÃO DE MASSA GORDA
-MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL COMO AUMENTO DE MASSA É POSSÍVEL COM O TREINAMENTO RESISTIDO 
-MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DE CORPORAL COMO AUMENTO DA MASSA ÓSSEA SE DÁ PELA CONTRAÇÃO MUSCULAR QUE GERA UMA COMPRESSÃO ÓSSEA QUE É REALIZADO PESO E IMPACTO(EFEITO PIEZOELÉTRICO) AUMENTANDO ASSIM A MASSA ÓSSEA DO INDIVÍDUO
-MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL COMO A DIMINUIÇÃO DE MASSA ADIPOSA/GORDA COM O TREINAMENTO RESISTIDO SÃO OBTIDOS ATRAVÉS DO GASTO CALÓRICO DE 4 ATÉ 8 METS NO QUAL HÁ NO TREINAMENTO RESISTIDO ALTERANDO NO METABOLISMO BASAL E O GASTO CALÓRICO QUE ALIADA COM UMA INGESTA CALÓRICA NEGATIVA INDUZ A REDUÇÃO DE MASSA ADIPOSA.

Simples e fácil é isso que o treinamento resistido induz ao nosso maravilhoso corpo.
Informação é poder!

abraços a todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário