Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aversão a atividade física


Estava esses dias andando de metrô para pegar meu Crefito e de repente notei uma coisa muito interessante e decidi postar no meu blog,aliás é uma coisa que vem me incomodando há muito tempo não só a mim mas a todos os profissionais de saúde sejam eles de qualquer área da saúde e que realmente é uma das causas da obesidade e do stress: a falta de atividade física, isso mesmo a falta da atividade física aliada a uma má nutrição(muito comum em nossa sociedade brasileira onde a praticidade fala mais alto) causam inúmeros problemas para o sistema cardiovascular,musculoesquelético,nervoso,endócrino,metabólico,conjuntivo e até imunológico!
Pois bem sempre optei por pegar escadas em vez de escada rolante e na maioria das vezes subir a um nível de 3 escadas aumentando assim a dificuldade e percebia que isso era um ótimo treino anaeróbico para mim pois realizava em alta intensidade sem a necessidade de dispender do oxigênio e além disso aprimorava meu sistema anaeróbio alático(pois não utilizava halteres), acabei notando que a maioria das pessoas independente da classe social e sexo tinha aversão a subir escadas ou realizar qualquer atividade física mesmo que mude um pouco os hábitos de vida diários, quando fui em um congresso do Celafiscs com o Dr.Victor Matsudo(coordenador do projeto da luta contra sedentarismo) lembro de alguns tópicos como : deixe seu carro um pouco mais longe do serviço e ande a pé ao seu serviço por pelo menos 20minutos, ou opte as escadas em vez do elevador e mais tópicos que incentivem a prática de atividade física.
Pois é pequenos atos grandes benefícios,isso me lembra de um estudo que vi em um artigo da ACSM que se não me engano educadores físicos aplicaram um protocolo de atividade física para melhora da dor lombar em pacientes  mineradores cuja frequência foi 1 vez por semana e apenas 1 série de 20 repetições ou 15 repetições com carga moderada, a lombalgia dos trabalhadores melhoraram e tiveram uma melhor produtividade no serviço e aumento da qualidade de vida 1 vez por semana e 1 série de 20 repetições? Isso seria muita coisa? NÃO! Então por que as pessoas tem tanta aversão a atividade física?Por que não sequer mudam seus hábitos de vida? Hoje em dia o tempo, a distância não é mais nenhum motivo de qualquer um praticar atividade física em especial a musculação, se o ACSM recomenda pelo menos uma frequencia de 3 vezes por semana 30min no mínimo para evitar todos disturbios dos diversos sistemas por que não 5x por semana 40minutos? Muitas pessoas acabam reclamando que não tem tempo para preparar nada,para cuidar do seu corpo direito mas aí quando vem exemplos de pessoas que trabalham mais de 12horas por dia e ainda praticam atividade física com uma vida ''corrida'' mas que se dedicam a atividade física e são muito mais produtivos e inteligentes, até ALBERT EINSTEIN andava de bicicleta o que não deixa de ser uma atividade física, um gênio que se dedicou a teoria da relatividade E=MC²  o que despendia de horas,dias e meses e até anos para criar essa teoria mas que sempre estava andando de bicicleta e fazendo um bem danado a si mesmo estava.
Lembre-se não há milagres para o corpo perfeito  o milagre é o sacrifício,assim como nós que trabalhamos,fazemos horas extras para pagar nossas contas e dar de melhor para nossa vida, o mesmo deve ser feito para o nosso corpo, sem trabalho de gerar energia apra que nosso metabolismo funcione através do stress metabólico(que envolve diversos processos do sistema muscular e conjuntivo e até nervoso) a química interna não muda e a mente fica no estado de comodismo levando a um auto ataque provocando as diversas doenças que claramente encontramos hoje na sociedade atual!
Portanto fiquem esperto,aversão a atividade física não é boa e a única pessoa quem é capaz de melhorar e você não os outros,portanto mude!

Bom treino,boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário