Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O Exercício Físico e a Vida Social: afinal quem pratica realmente é anti-social?

Se tem uma das coisas que gostaria de tirar alguma dúvida em alguns praticantes de exercício físico,no meu blog em especial o Treino de Força, estou para falar de um post do qual vive martelando a cabeça de diversas pessoas que acham que só por causa que Atletas ou até mesmo quem leva a sério o treinamento de força as vezes ''deixa de ir'' em alguns eventos sociais e acaba sendo considerado ''ANTI-SOCIAL'' e eu estou aqui para DEFENDER O PONTO DE VISTA DE QUEM LEVA COMO ESTILO DE VIDA O EXERCÍCIO FÍSICO,ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BOA NOITE DE SONO, INDEPENDENTE DE QUEM ESTÁ USANDO OU NÃO OU VAI USAR ALGUM TIPO DE AUMENTADORES DE PERFOMANCE NÃO ESTOU PARA DEFENDER ISSO.


ESTOU AQUI APENAS PARA DEFENDER ÀQUELES QUE SOFREM SEREM TAXADOS DE ANTI-SOCIAL,POIS NÃO FREQUENTA FESTAS OU BALADAS OU FICA ATÉ DE MADRUGADA NA RUA E QUERO QUE TODOS AO LEREM ENTENDEREM QUE NÃO SOMOS NENHUM ALIENÍGINAS,SERES ESTRANHOS QUE ODEIAM PESSOAS,APENAS LEVAMOS UM ESTILO DE VIDA DIFERENTE!


Pois então vamos começar com uma seguinte coisa, quem pratica exercício físico é uma pessoa que primeiramente deveria saber que é para a sua SAÚDE.
Quando falamos em exercício físico vemos cada vez mais aumentando o número de praticantes,mas ainda podemos ver o número reduzido de participantes que levam realmente a sério o estilo de querer seguir o esporte do treinamento de força,seja para o powerlifiting(levantamento básico) ou bodybuilding(fisiculturismo).
Quando falamos em pequena porcentagem que participa estou falando de apenas 1% que vai tentar se profissionalizar e outros 1% estão lá apenas pelo hobby que esses esportes possam oferecer e que sabem devem saber muito pouco a grande diferença que uma alimentação bem planejada e bem cuidada,aliada com um bom treino curto e intenso feito a um bom descanso FAZ DIFERENÇA!


Num país em especialmente ao Brasil, quando o assunto é voltado a exercícios físicos ERRONEAMENTE MÍDIAS E JORNAIS E REVISTAS DESATUALIZADAS ASSOCIAM COM ESTEIRA OU CORRIDA NA RUA OU CAMINHADA E MAIS O PRÉ-CONCEITO DE QUE QUANDO QUALQUER ''MUSCULOSO'' APARECE NA MÍDIA OU REVISTA,AUTOMATICAMENTE É ASSOCIADO COM ''BOMBAS'' O QUE FAZEM CADA VEZ NÓS ADEPTOS DO BODYBUILDING OU POWERLIFTING SERMOS TAXADOS DE ANTI-SOCIAS E BOMBADOS.


E então somos uma cultura onde muitas vezes somos ''obrigados'' a fazer exercício físico pois alem da mídia mostrar que ''temos que ter copos fortes e definidos,conseguiremos ser muito felizes'' e então ridículas dietas começam ser inventadas, diferentes treinos de que move o corpo para lá e para cá e nossa querida e linda barra e dumbells são esquecidos por equipamentos ''vibratórios'' e coloridos prometendo algo muito mais de que ''perda de gordura'' e novamente os pesos e o princípio de treinamento de força é esquecido.

Vivemos numa sociedade onde estamos com cabeça de primeiro mundo: TEMPO É DINHEIRO, vemos gente ficando cada vez mais rica e cada vez com MENOS SAÚDE, dando a famosa desculpa de que ''NÃO TENHO TEMPO PARA FAZER EXERCÍCIO FÍSICO'' E DE QUE ALÉM DO MAIS NÃO TENHO TEMPO PARA CONSEGUIR PLANEJAR MINHAS REFEIÇÕES.


Agora reflitam uma coisa: tempo para ir tomar café na empresa,fofocar da vida tem, tempo para fumar um cigarro tem, tempo para ir em um happy hour tem certo? Então porque 50 min da vida não tem para praticar exercício físico?

Enfim agora vamos ao que interessa as por que alguém que pratica execício físico a sério 1% da população presente na academia, as vezes deixam de ir em alguma festa ou eventos sociais dito importantes?

Vamos começar com uma seguinte coisa,nós(atletas e praticantes por hobby) trabalhamos(como todo brasileiro,não temos algum incentivo e precisamos trabalhar para por a comida de nosso treino de cada dia no nosso prato e as vezes suplementos,mas creio eu que a natureza da comida é o melhor suplemento existente), enfim trabalhamos 8 horas por dia, pegamos trânsito de pelo menos 3 horas por dia, fazemos alimentação regrada a cada 3 horas e ainda treinamos o mais árduo possível.
Depois de um treino totalmente bem feito, sabemos que se não botarmos intensidade(esforço) suficiente nada de resultado virá e além disso também no treino de força estaremos ''destruindo'' nossos músculos e o corpo afim de construir s músculos ''destruídos'' o DESCANSO É FUNDAMENTAL.

Festas,baladas,zueira, quer queira como vocês acabam chamando, SEMPRE É BOA, só que porém o que acontece quando nós entusiastas ou até atletas de força quando o assunto é querer sair evitamos porque na verdade HÁ SIM O EXCESSO DAS COISAS.

NÃO ESTOU CONDENANDO NENHUM TIPO DE VIDA SOCIAL EXISTENTE E QUE NÓS ATLETAS OU ENTUSIASTAS DO TREINO DE FORÇA DEVERÍAMOS FICAR TRANCADOS EM NOSSA CASA E COMENDO A NOSSA PROTEÍNA DE CADA DIA PARA CRESCER O MÚSCULO!


O que falo é que para tudo há um EXCESSO:Bebidas alcólicas,drogas,cigarro, sem comida, enfim....
Primeiramente todos aqueles que condenam eu gostaria de primeiro convidar a vocês que leiam algum artigo SÉRIO E CIENTÍFICO que afirme que: bebida,cigarro e drogas fazem bem a saúde do ser humano.
Sério não que eu condena o estilo de vida das pessoas, mas desculpas como: Minha avó bebe e fuma há X anos e nunca deu nada(primeiro que sua vó há 70 anos atrás não existia hamburguer pronto de microondas em 2 minutos ou carro) ou há tantos anos fumo e bebo e nunca deu nada ISSO SIM SE CHAMA SUICÍDIO COLETIVO INCONSCIENTE! 


Pesquisar que Infarto Agudo do Miocárdio está como a primeira morte mais comum em hospitais e falar que OBESIDADE,USO CRÔNICO DE ÁLCOOL,CIGARRO OU MEDICAMENTOS NÃO PROVOCA O INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO SIGNIFICA AFIRMAR QUE O SER HUMANO NÃO EXISTE.
Além disso alguém já realmente conhece algum tipo de festa,balada que o pessoal saiba se divertir e ainda consiga ter uma comida de qualidade??

Afinal O EXCESSO DE GANDAIA,FESTA OU SEJA LÁ QUE QUEIRAM CHAMAR, o ato de ficar e passar noites e noites sem dormir, movido a drogas lícitas e ilícitas sem colocar algum tipo de alimento e quando coloca são alimentos ricos em sódio,lotados de açúcar industrializado isso é saudável?

Nós que praticamos exercício físico, vivemos uma vida praticamente NORMAL, trabalhamos,estudamos e treinamos,descansamos também, porém sabemos que FESTAS QUE VÃO ATÉ NA MANHÃ SEGUINTE,AMBIENTE RODADO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS NÃO FAZEM PARTE DO QUE CHAMAMOS DE NOSSO ESPORTE,POIS O ESPORTE DE FORÇA NECESSITA PRIMEIRAMENTE DA SUA SAÚDE EM DIA PARA ESTAR APTO A LEVANTAR PESOS OU CONSTRUIR MUSCULOS É MUITO MAIS QUE ISSO, É UM ESTILO DE VIDA QUE NÃO CONDENA QUALQUER OUTRO ESTILO DE VIDA E QUE COM CERTEZA É UM DOS MELHORES ESTILOS DE VIDA DO QUAL POSSA ESTAR OFERECENDO.


AFINAL QUEM NÃO GOSTARIA DE ESTAR COMENDO 6 VEZES AO DIA,ESTAR TOTALMENTE SAUDÁVEL EM SEUS EXAMES DE SANGUE,TER BAIXA CAMADA DE GORDURA E AINDA TER ENERGIA PARA AGUENTAR O DIA INTEIRO DE TRABALHO E AINDA PODER ALÉM DE PRATICAR O TREINO DE FORÇA PODER PRATICAR OUTRO TIPO DE ESPORTE COMO OS FUTEBOL DE DOMINGO E NÃO CORRER O RISCO DE SER MACHUCADO EM VISTA DO TREINAMENTO DE FORÇA?


ENFIM PENSEM MUITAS VEZES ANTES DE ESTARMOS JULGANDO NÓS PELA NOSSA APARÊNCIA FÍSICA OU ALGUMA OPÇÃO DE NÃO QUERER ALGO OU OUTRO...POIS AFINAL DÁ SIM PARA TER UMA VIDA SOCIAL E ESTAR PRATICANDO TREINAMENTO DE FORÇA, SÓ NÃO VALE O EXCESSO!


Dedicado ao Papito Guilherme(Melhora no peitoral),Bruno Almeida,Túlio,Rudá,Marília Coutinho e todos outros atletas e entusiastas do Treinamento de Força!

P.S: Na foto Phil Heath na foto Festa depois do Mr.Olympia(competição de fisiculturismo), para ninguém afirmar de que Fisiculturista,powerlifter ou entusiasta do treino de força é anti-social aí temos um exemplo( e não venham falar que só pq é festa vai pecar no excesso pois até nessa festa é bem planejado o cardápio e além do mais ter vida social nunca fez mal a ninguém,o que não pode é EXCESSO!)

tenham uma boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário