Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NO PAIN NO GAIN, NO BRAIN!


Mais uma vez, além de estarmos chegando próximos ao período de carnaval e é um período em que mais nós profissionais da área de saúde as vezes pensamos em estar estudando horas e horas fisiologia,nutrição esportiva e biomecânica esportiva que achamos um bando de adolescentes DESinformados, achando que estando na academia podem até saber muito mais do que qualquer pessoa.
Além disso, tem toda aquela questão envolvida do ''PROJETO VERÃO" que já coloquei no post aonde vemos bando de pessoas IGNORANTES que desconhecem sobre a fisiologia básica,biomecânica básica e ainda vemos esses mesmos(ou mesmas) pessoas dando ''dica'' de amigos de ''suplementos'' ou ''bombas'' ou ''comprimidos'' sendo que NÃO SABEM O PODER DE UMA ALIMENTAÇÃO.
Esse lema de primeiramente do No Pain,No Gain surgiu de filmes, de atletas e primeiramente começou com o famoso Muhammad Ali, ou Cassius Clay, onde um repórter para variar com desconhecimento sobre fisiologia e perguntando sobre seu treino, o repórter curioso pergunta: Ali, quantos abdominais você faz por dia?
Ali responde na lata: Eu não conto quantos abdominais eu faço, a partir do momento em que começa a doer eu não paro e faço até não aguentar mais.
PRONTO ESTAVA AÍ DEFINIDO A DEFINIÇÃO DE NO PAIN NO GAIN!


Depois disso,diversos filmes como Rocky Balboa tem a frase também NO PAIN NO GAIN(algo como sem dor,sem resultados), mais o nosso querido Arnold falando que as últimas 2 ou 3 repetições são as que mais te fazem vitorioso.

TUDO BEM ATÉ AÍ, ENROLAÇÃO MAS POR QUE SEM DOR,SEM RESULTADOS,SEM CÉREBRO?
Quando o conceito cai na população, muitas pessoas ao se inspirarem em atletas acreditam que quando estão treinando o conceito de NO PAIN NO GAIn vão lhe trazer algum resultado, por que eu digo NO BRAIN também?

Por uma simples questão DESCONHECIMENTO...pois bem antes de começarmos a empregar métodos iguais aos atletas vamos ter que levar em conta alguns aspectos:

1º INDIVIDUALIDADE  BIOLÓGICA: todos nós temos 3 milhões de pares de bases de genes ou seja 99,9% somos iguais mas esses 0,01% são esses 3 milhões de pares de base de genes, então não queira copiar essa frase de atletas, pois cada pessoa reage a um determinado treino,uma determinada alimentação planejada, a um determinado protocolo e técnica de treino!

2º Dor articular: muito bem, sabe quando você está fazendo aquela execução errada aí vem aquele ''instrutor chato'' para corrigir, pois é...ele quer que você evite a famosa lesão por Overuse,onde você estará sobrecarregando coluna,joelho,ombro (muito comum pessoas sentirem dor nesses locais específicos), isso que sentimos ao redor da articulação quando executamos exercício É SOBRECARREGAR AS ARTICULAÇÕES

3ºDor ao lado do estômago: esse tipo de dor é respiração incorreta devido a má respiração durante a corrida ou caminhada...se continuar a doer, isso poderia estar favorecendo a fadiga do diafragma e levar as vezes até uma Insuficiência Respiratoria...

Estão aí 3 motivos para não falarem que SEM DOR SEM RESULTADOS,SAIBAM DIFERENCIAR  DOR ARTICULAR,DOR DO ''LADO'' E AQUELA DOR MUSCULAR(QUE DÁ AQUELA QUEIMADA).

Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário