Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

domingo, 6 de novembro de 2011

Dieta: Definição e aplicabilidade do conceito correto!

Um dos conceitos que são erroneamente empregado no meio de quando alguém está fazendo certas coisas de que realmente não sabem ou nem imaginam o que estão fazendo é ERRONEAMENTE EMPREGAR O USO DA PALAVRA DIETA...''AH ESTOU DE DIETA''.

VAMOS LEMBRAR PRIMEIRAMENTE QUE ESSE BLOG NÃO SUBSTITUI INFORMAÇÕES MÉDICAS OU NUTRICIONAL,NO CASO DE QUEM COMEÇAR EXERCÍCIO FÍSICO E ALIMENTAÇÃO CONTROLADA INDIVIDUALIZADA DEVE(NA OBRIGAÇÃO,DO DEVER DE) CONSULTAR UM PROFISSIONAL DA SAÚDE(MÉDICO E NUTRICIONISTA DE PREFERÊNCIA).


Muito bem,vamos ao que interessa em relação da palavra: DIETA: vem derivada da palavra grega,da palavra diéthaia, que significa MODO DE VIDA, afirmar que está em dieta é: ESTAR EM UM MODO DE VIDA, então muitas vezes trabalhar determinadas horas por dia, pode ser considerado como ser como uma dieta,pois você está em um MODO DE VIDA,que o permita trabalhar determinadas horas do dia.
A palavra dieta é muito SUBJETIVA , pois depende do modo que a pessoa pensa, muitas vezes DIETA NÃO SIGNIFICA MUITAS DAS VEZES ESTAR DE PRIVAÇÃO DE ALIMENTOS,OU ESTAR EM UM TIPO DE ALIMENTAÇÃO PARA SEU CORPO FICAR MAIS BELO ESTÉTICO, DIETA MAIS UMA VEZ É O MODO OU ESTILO QUE SE LEVA A VIDA, O JEITO QUE VOCÊ ESTÁ LEVANDO A SUA VIDA,COMO SE COMPORTA EM SUA VIDA.


Então se estar em dieta,não significa estar em alimentação restrita,então poderia ser regime certo?
Não regime é,um tipo de regra política ou conjunto de regras alimentares....mas NOVAMENTE REGIME PARA EMAGRECER, NA MINHA OPINIÃO NÃO PODERIA ESTAR SENDO CONSIDERADO AFIRMAR QUE ESTAMOS DE REGIME.

A palavra mais correta para falar isso é: PLANO ALIMENTAR CONSCIENTE CONTROLADO: que quer dizer isso?

O plano alimentar significa: um planejamento do qual o alimento vai ser ingerido, consciente pela questão de que todo plano alimentar PRIMEIRAMENTE DEVE SER PRESCRITO POR UM NUTRICIONISTA e segundo que deve ser consciente do modo de que quem segue esse plano alimentar deve saber do que ingere,QUANTO INGERE e principalmente a QUALIDADE DO QUE ESTÁ INGERINDO. Controlado por que?Porque seria um plano alimentar consciente de que vc controla a QUANTIDADE E QUALIDADE DE ALIMENTO INGERIDO.

AÍ ESTÁ A DEFINIÇÃO CORRETA DO QUE FALAR DE QUE ALGUÉM ESTÁ EM UMA DIETA....PORQUE DIETA É QUE NEM ESCALA DE GRAU DE FORÇA MUSCULAR: MUITO SUBJETIVA.


Muito bem agora irei falar de um tipo de ''dieta'' que o pessoal faz e que isso faz com que essa dieta possa mais a chamar o Hugo e depois chamar a morte.

A famosa ''dieta'' de ''cortar carboidrato'' que vem em revistas DESINFORMADAS E EM MÍDIAS TAMBÉM DESINFORMADAS, afirmar que se não ingerir carboidrato na nossa alimentação estaríamos tendo resultados rápidos.

Vamos a fisiologia básica já que 80% do resultado estão em controle nutricional consciente e os outros 10% são treino e outros 10% são descanso correto( 8 horas de sono ou recuperação dos treinos):

OS CARBOIDRATOS, transformados em glicose no intestino ligam-se à molécula de oxigênio transformando-se em glicogênio.  Este é armazenado na corrente sanguínea, nos músculos e nos órgãos internos (principalmente no fígado). Além do mais o carboidrato tem uma forte ligação com a insulina,que retira nutrientes do colocá-los à disposição de vários tecidos no corpo.  A insulina exerce importante ação metabólica sobre o metabolismo de proteínas no músculo, promove ações nos tecidos adiposos e efeitos sobre os substratos energéticos circulantes (glicose). 
 Carboidrato é glicose, irá primeiro ser transformado em glucose e depois que entrar em contato com o oxigênio,transformará em glicogênio, glicose entrou no pâncreas,secreta insulina e sua ação é: efeito anti-catabólico e anabólico ou seja respectivamente ele aumenta o trasporte de aminoácido de cadeias ramificadas(isoleucina,leucina,valina) prevenindo quebra de proteína intramusculares e além disso a síntese de glicogênio intramuscular também depende da insulina para carregar a glicose para dentro do músculo a fim de promover recuperação tecidual após exercício.  Estes efeitos da insulina criam um perfeito ambiente metabólico para crescimento e reparação tecidual, enquanto o corpo se recupera de intenso treinamento.

Resumindo: Sem Carboidrato,você não irá ter recuperação de um treino,irá consumir seus próprios músculos e além disso pode criar uma diminuição de produção de insulina(por não ingerir tanto carboidrato),AUMENTARA A PRODUÇÃO DE GLUCAGON(EFEITO CATABÓLICO,DIMINUIÇÃO DE BCAA E CAPTAÇÃO DA GLUCOSE EM GLICOSE,IRÁ FAZER A GLICONEOGÊNESE) , irá ter resistência aumentada em insulina por ingerir altas quantidades de proteína e gordura da alimentação que irá causar aumento de gordura visceral acumulada e VOILA DIABETES TIPO 2!

Outra coisa lembrar que zerar carboidrato faz aumentarem é a prolactina( que induz a produção de leite) e caso você optar por aumentar proteinas,zerar carbo e gordura manter,se prepare pois a Proteína AUMENTA A PRODUÇÃO DE PROLACTINA,SENDO ASSIM ELA INIBE A TESTOSTERONA portanto se uma mulher que tem menos QUANTIDADE DE TESTOSTERONA DE QUE O HOMEM e isso não irá contrinuir também para o aumento de massa muscular...já que Testosterona e Insulina são uma das últimas coisas que todo HOMEM E MULHER QUEREM DEIXAR DE PRODUZIR CERTO??


PORTANTO DIETA...SAIBAM QUANDO EMPREGAR ESSE CONCEITO!

P.S: NÃO ENCONTREI ALGUM ARTIGO CIENTÍFICO SÉRIO VOLTADO A DIMINUIÇÃO OU O CESSAMENTO DE CARBOIDRATOS NO PLANO ALIMENTAR( Journal Of Nutrition,Journal of International Sports Nutrition,Pubmed)

CONHECIMENTO É PODER !

Nenhum comentário:

Postar um comentário