Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sábado, 12 de maio de 2012

Será as vezes a genética determinante de um bom resultado ou desculpa do limite do resultado?

Quem adota a musculação como um estilo de vida, sabe o que realmente o próprio treinamento resistido demanda: treinos intensos,alimentação extremamente balanceada, suplementação no horário da janela de oportunidade, planejamento ou periodização do treinamento,descanso entre as séries e repouso do grupo muscular treinado.
Logicamente há a tríade do resultado perfeito: TREINAMENTO,ALIMENTAÇÃO E DESCANSO alguns irão falar que a suplementação entraria e seria o quarteto fantástico, mas novamente com todos os posts já comentados sobre suplementação,há aqueles que ainda TEIMAM QUE SUPLEMENTAÇÃO TRAZ RESULTADO POR QUE UM AMIGO OU DETERMINADA PESSOA INGERIU E TEVE GRANDES RESULTADOS ADVINDOS DE SUPLEMENTOS,MAS AQUI ESTÁ O MEU DESAFIO LANÇADO: FAÇAM O USO DE SUPLEMENTAÇÃO E FIQUEM COM UMA ALIMENTAÇÃO NÃO BALANCEADA PARA VER SE IRÁ TER RESULTADOS.
Quem realmente treina, sabe a importância da TRÍADE DO RESULTADO PERFEITO mas com o número de praticantes de exercício físico aumentado tem uma co-relação grande com o consumismo, quanto mais consumistas,mais status, INFELIZMENTE ACADEMIA VIROU SINÔNIMO DE STATUS,onde pessoas vão apenas para treinar PEITO E BÍCEPS(HOMENS) e GLÚTEOS(MULHERES) e fazer uma série com medo de se ''machucar'' e ficar muito ''masculinizada''(mulheres) ou parecendo aquelas peras invertidas com 2 palitos de dente como pernas(Homens) e então como no consumismo ela não diz de seu corpo físico(pois vemos pessoas com um celular I qualquer coisa de última geração em X vezes,mas sem um dente na boca,do mesmo vale para a academia,onde apenas o estou fazendo academia é status e falar estou adotando o estilo de vida que a academia me oferece instrutores que sabe sobre treinamento resistido,quem me dera se fosse todos aplicados e além do mais tem nutricionistas e médicos não somente para dar status a academia mas para entender que estes profissionais estudaram por 4 ou 5 anos ou até mais para me dar toda a informação sobre saúde e resultados), ou seja, a pessoa apenas ''faz'' para ter status mas não para adotar o estilo de vida.
E aí somos onde nós PROFISSIONAIS DA SAÚDE ALÉM DE FALAR: ACORDA PESSOAL,NOS PROCUREM, ESTUDEM, vemos ao contrário ONDE ACREDITAM QUE UMA ESTEIRA QUE VIBRA LHE FAZ ''PERDER GORDURA'' SEM MOVIMENTAR COM UM(A) MODELO DE ACORDO COM OS PADRÕES FÍSICOS ATUAIS VENDENDO NOSSO TRABALHO DE NÓS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.
E é aí onde vemos as pessoas falarem de alguns assuntos que muitas vezes quem estuda,treina,adota como o treinamento resistido como estilo de vida sabe que realmente não é o que muitos falam ou pensam, dando a idéia e a certeza que existem mais os TALK TALK(falantes) do que os WALK WALK(andarilhos,algo como aquele que faz e não fala muito).
A diferença da pessoa que conseguiu resultados daquela que não é determinado do fato da pessoa ser a famosa WALK WALK, porém agora vou começar a falar um assunto de que o TALK TALK falam.

Então vamos uma coisa que muitas vezes acaba realmente perguntando e aos poucos o mito vai sendo desmistificado: Se realmente a genética é determinante no resultado seja ele para hipertrofia ou para outros resultados? EM PARTE SIM , não há dúvida de que há estudos da biogenética que correlacionam fenômenos esportivos como resultado da genética,ou seja os genes herdados dos seus pais fazem com que a pessoa POSSA SE TORNAR UM FENÔMENOS ESPORTIVO, MAS NA OUTRA PARTE ELA NÃO É A ÚNICA E EXCLUSIVA DETERMINANTE DE RESULTADOS.

Temos uma coisa que se chama: Fenótipo que significa características microscópicas e natureza bioquímica e que mutias vezes é a interação do genotipo(genética) mais o ambiente, ou seja temos dois indivíduos cujo genótipo(característica genética) é aumentado para melanina(hormônio que dá pigmentação a pele), imagine o indíviduo A e B, vamos supor que o A se expõe frequentemente ao Sol que libera mais melanina quando exposto ao sol já o indivíduo B não se expõe tanto ao Sol, isso significa que o INDIVÍDUO A TERÁ UM TOM DE PELE MAIS ESCURA, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE O INDIVÍDUO B PODE NÃO TER UMA PELE MAIS ESCURA JÁ QUE ELE TEM O GENOTIPO PARA A MELANINA(É FOGO BICHO GRILO).

E que tem a ver isso no treinamento resistido, quem tiver uma maior carga genética terá maior força e hipertrofia muscular ou até um maior VO2 máx? SIM, MAS NÃO.... SIM pois a genética do indivíduo lhe permite ter maior desenvolvimento muscular e elevar maiores cargas e ter um nível maior de VO2 máx.

MAS NÃO IMPEDE DO INDIVÍDUO QUE NÃO OBTEM A CARGA GENÉTICA PARA FORÇA ,HIPERTROFIA E VO2MÁX ter um resultado semelhante do indivíduo...pois há TÉCNICAS DE TREINAMENTO,ALIMENTAÇÃO E DISPONIBILIDADE DE MACRO E MICRONUTRIENTES DURANTE VÁRIAS HORAS AO DIA A FIM DE MODIFICAR A BIOQUÍMICA INTERNA E SAIR DA HOMEOSTASE(ESTADO DE EQUILÍBRIO INTERNO DO CORPO PARA MANTER NOSSAS CONDIÇÕES BASAIS),SUPLEMENTAÇÃO, HORAS DE SONO, DIAS DE DESCANSO, TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO DE TREINO E TUDO ISSO ESTÁ ENCAIXADO NO FENOTIPO, OU SEJA O AMBIENTE FENÓTIPO MODIFICA O GENOTIPO...

Ou seja é difícil falar que alguém chegou a seu limite da genetica...quem muitas vezes fala isso não treina o suficiente,não se alimenta o suficiente e não descansa o suficiente e caso a pessoa fala que não, mesmo sabendo que é verdade,ela engana a si mesma....

Fiquem espertos, a genética PODE SIM NOS AJUDAR,MAS NEM SÓ DE GENÉTICA QUE SE VIVEM OS RESULTADOS!

Bom final de semana a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário