Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

domingo, 25 de setembro de 2011

Alimentação: O Assunto polêmico

PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE LEMBRAR NO BLOG DE QUE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS,NÃO SUBSTITUI A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO NESTA ÁREA, DIETA JAMAIS PODERÁ SER IMITADA E COPIADA, O QUE FUNCIONA PARA UNS NÃO FUNCIONAM PARA OUTROS,AUTO ALIMENTAÇÃO SEM A CONSULTA DE UM DEVIDO PROFISSIONAL ESPECIALIZADO DA ÁREA É A MESMA COISA QUE AUTO-MEDICAÇÃO SEM A CONSULTA DE UM DEVIDO PROFISSIONAL DA ÁREA,AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE SITE SÃO DE CARÁTER EXPLICATIVO,SENDO ASSIM NOVAMENTE QUEM DESEJA PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS E INICIAR UM PLANO ALIMENTAR DEVE CONSULTAR UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO!

Não há muito tempo,se dizia de que a melhor arma contra a (des)informação é a Informação e muito se vemos de que realmente as informações ao mesmo tempo que são informadas,podemos considerarmos (des)informadas.
A alimentação, um assunto muito mais do que polêmico,em todos os aspectos,sabemos da importância desta para o corpo humano,não apenas para aspectos estéticos,para aspectos de saúde,para aspectos de perfomance esportiva.
Porém quando o assunto é alimentação seja de qualquer tipo de assunto: como anda sua alimentação?Você se alimenta bem?Você come por saúde ou por estética? E outros assuntos começamos a ter várias polêmicas.Pela questão não somente de DESinformação,mas sim questões culturais,éticas e raciais e logicamente tudo isso implicaria em diversos tipos de opiniões.
Primeiramente QUERO DEIXAR CLARO DE QUE: Alimentação todos podem pesquisar e falar o que realmente faz bem,porém NEM TODOS DEVEM SEGUIR O QUE MUITAS PESSOAS E FALSOS ESPECIALISTAS DE ALIMENTAÇÃO DIZEM.

Temos PROFISSIONAIS BONS E PROFISSIONAIS RUINS, EM QUALQUER ÁREA, porém quando o assunto é alimentação seja em qualquer parte do mundo,iremos ter diversas polêmicas pois cai no assunto as vezes muito mesmo de se pensar como é o caso da Somália,extremo interior do Nordeste e África do qual muitas das vezes carecem de alimentação, MAS TAMBÉM AO MESMO TEMPO CAI EM PAÍSES DESENVOLVIDOS QUE SÃO RICOS E ABUNDANTES EM ALIMENTOS NATURAIS E INDUSTRIALIZADOS.

Em relação ao meu blog,vou falar até quando é importante a alimentação para o indivíduo,MAS NOVAMENTE COMO TEMOS USUÁRIOS QUE ACABAM ACHANDO QUE EU TENHO FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTA,JÁ LOGO VOU AVISANDO: SOU FISIOTERAPEUTA E PÓS GRADUANDO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E TREINAMENTO RESISTIDO, INDEPENDENTE DE EU NÃO TER FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTA CABE A EU DAR INFORMAÇÕES  E NÃO ESTAR PASSANDO OU REFORMULANDO OU MANDAR SEGUIR UM PLANO ALIMENTAR,QUEM ADAPTA O PLANO ALIMENTAR A SUA ROTINA É O NUTRICIONISTA(SIMPLES ASSIM).

Muito bem, vivemos em uma sociedade do qual vemos constantemente a Síndrome Plurimetabólica: Hipercolesteromia,Hipertensão,Obesidade e Diabetes e não muito longe disso PODEMOS TER A ABSOLUTA CERTEZA DE QUE ISTO É CAUSADO PELA MÁ ALIMENTAÇÃO E AO SEDENTARISMO.
Quando em meu blog muito acabei falando da alimentação, e-mails chegaram adoidados sobre que se ''comer ovo era bom para hipertrofia'' ou de que ''frango causava hipertrofia porque era fibra branca específica para hipertrofia'' ou além disso também pessoas mais próximas me falaram ''já comprei tal comida que você falou no site e vou viver disso o dia inteiro''.
VEJAM BEM,EU NÃO SOU NUTRICIONISTA E MUITO MENOS GURU DE ALIMENTAÇÃO, mas pelo menos não custa o povo estar estudando nutrição esportiva??Onde temos NUTRICIONISTAS REAIS E GRADUADOS??

Então quando falamos em alimentação para esporte,vemos diversas desculpas: Não tenho tempo,não tenho energia, mas de duas coisas básicas esquecemos: Chegamos em casa,vemos TV por pelo menos 2 horas...ou pior ainda no serviço temos tempo de ''tomar café'' ''fumar um cigarro'' ou fazer um ''happy hour'' com amigos...e diz não ter tempo nem para exercício físico e alimentar-se bem??

Quando o assunto for se alimentar bem, muitos acham que é se empaturrar até o talo ou muitas vezes comer várias vezes ao dia até sentir-se satisfeito,porém todos não tem A CORAGEM DE ESTAR ABDICANDO DE ALGUNS ALIMENTOS E FOGEM DA NUTRICIONISTA ASSIM COMO O CARA DE LÁ DE BAIXO FOGE DA CRUZ E NISSO CADA DIA MAIS, VEMOS PESSOAS DESISTINDO DE EXERCÍCIO FÍSICOS OU NUNCA CONSEGUINDO EMAGRECER OU PIOR AINDA CULPANDO MÉDICOS E NUTRICIONISTAS E EDUCADORES FÍSICOS,MAS NUNCA ELES MESMOS.


Então vamos ao que interessa, por que devemos estar se alimentando sempre?
Você já ouviu falar em algum lugar da sua avo antiga de que saco vazio não para em pé,sem comida você ficar fraco,sem se alimentar você pode ficar gripado blá blá blá.
Na musculação ou exercício físico,fazemos o seguinte: pegamos nossos musculos ''rompemos em pequenas partes'' e no final eles são criados por músculos mais fortes e mais resistentes, porém ao mesmo tempo nosso corpo entra num estado de diminuição do sistema imunológico fazendo automaticamente contrairmos algum tipo de gripe(por isso a importancia de depois da atividade física manter o corpo aquecido com blusa),e é logicamente que elevamos nossa pressão,aumentamos nosso acido lactico circulante dando a Dor Muscular Tardia.

Muito bem esse processo é popularmente explicando quebrando tijolos para construir novos...nossos tijolos=músculo, a marreta= musculação ou exercício físico de qualquer outra coisa, e o cal=alimento...

Se quebrarmos muito o tijolo com muitas marretas mas não dispormos de cal para fazer o cimento...não iremos construir paredes fortes e resistentes...porem se dispormos de por exemplo um punhado só de cal para fazer cimento e muitos tijolos com grande marretadas....até criamos paredes mais fortes e resistentes, mas não suficiente para suportar o próximo impacto das marretas...

O mesmo exemplo é a alimentação! Se irmos para a musculação treinarmos que nem um ''maluco'' e não alimentarmos correto,estaremos sempre naquela pessoa que treina há 2 anos e nada muda...pode muitas das vezes fazer as hipóteses mais malucas de dietas e suplementação...mas enquanto não souber que para ter resultados de saúde e de estética se alimentação não estiver em cima, esquece saúde e resultados.

Alimentar-se bem não é se empaturrar de comida, não é se empaturrar de batata e frango...vemos muitas pessoas pedindo dicas de como através da alimentação conseguir resultados, mas que sempre falha em treinar pesado ou que muitas vezes falha por não se alimentar direito(plano alimentar) ou que falha muitas vezes em não levar a sério o treinamento e a alimentação.

Vemos gente mandando ver na proteína,mas esquece do carboidrato e gordura ou vice e versa ou tudo de uma vez em grandes quantidades.
A questão é EXCESSO, QUANDO AS PESSOAS PERGUNTAM E RESPOSTAS SÃO DADAS AS PESSOAS NÃO TEM A INFORMAÇÃO EXATA DE QUE REALMENTE É FAZER UM PLANO ALIMENTAR VOLTADO PARA A SAÚDE E PARA O ESPORTE SENDO QUE OS 2 CAMINHAM MUITO JUNTO E ALÉM DISSO NUTRICIONISTA É NOVAMENTE IMPORTANTE EM SEUS RESULTADOS!OU SEJA PECA O EXCESSO OU DE SE ALIMENTAR EM DEMASIADO,TREINAR EM DEMASIADO,SE DIVERTIR EM DEMASIADO.

Então quando o assunto for ALIMENTAÇÃO: ME FAÇAM UM FAVOR, VÃO PESQUISAR,ESTUDEM PELO MENOS O BÁSICO, NÃO SIGAM PLANOS ALIMENTARES SEM CONSULTAR UM NUTRICIONISTA...

APESAR ALIMENTAÇÃO SEMPRE FOI UM ASSUNTO POLÊMICO! SEM MAIS DELONGAS POIS PODERIA DISCUTIR O DIA INTEIRO SOBRE ISSO

Abraços com muita saúde!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dia do Profissional de Educação Física:Qual a importância deste profissional na população??

Como futuro profissional de educação física,PRIMEIRO PARABÉNS A TODOS ESTES PROFISSIONAIS.
Segundo,mesmo que esse post for bem curto ou bem longo,queria falar da importância deste profissional na sociedade.

O educador físico primeiramente é aquele que pensa,planeja e elabora os movimentos,é um profissional da saúde como muitos outros,ele sabe melhor do que qualquer outro profissional  o que e como que TODO E QUALQUER EXERCÍCIO está provocando em seu corpo,ele sabe de MALEFÍCIOS E BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS E SABE MELHOR AINDA APRESENTAR MAIS EXERCÍCIOS BENÉFICOS PARA SEU CORPO DO QUE MALÉFICOS.
Muitas pessoas relacionam o educador físico ou com Musculação(treino de força) ou com corrida ou com aulas escolares,MAS QUE MUITOS DESCONHECEM E AINDA NÃO DÃO O DEVIDO VALOR É QUE ESTE PROFISSIONAL ALÉM DE CUIDAR DE SUA ESTÉTICA,DE SER RESPONSÁVEL POR VOCÊ LEVANTAR 10KG A MAIS NO SUPINO,OU AGACHAR,OU FAZER UM LEV.TERRA COM 20KG A MAIS OU AQUELE QUE TE FAZ CORRER 5KM A MAIS OU QUE DEIXA AS CRIANÇAS MAIS SAUDÁVEIS NAS ESCOLAS SOMOS NÓS EDUCADORES FÍSICOS QUE PELOS NOSSOS LONGOS ESTUDOS DE 4 ANOS E LIVROS E LIVROS DE FISIOLOGIA ESPORTIVA,NUTRIÇÃO ESPORTIVA E NOÇÕES DE PEDAGOGIA INFANTIL FOMOS OS RESPONSÁVEIS POR ISSO.


Se pelo menos 98% da população se conscientizasse de que EXERCÍCIO FÍSICO ERAM IMPORTANTE NA VIDA DELES,COM CERTEZA PELO MENOS NÃO IRÍAMOS TER ELEVADOS ÍNDICES DE OBESIDADE,DIABETES,HIPERTENSÃO E DOENÇAS CARDÍACAS.
Vemos hoje em dia cada dia mais um problema público todas essas doenças fazerem parte do cotidiano,sendo assim vemos muitas amputações induzidas pelo diabetes,aumento de medicamento principalmente no diurético em hipertensos,aumento no número de anti depressivos em Obesos e aumento do número de medicamentos e cirurgias cardíacas.
PORÉM POR MAIS QUE ARTIGOS SÃO PUBLICADOS RELATANDO A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO AFIM DE SE DIMINUIR A INGESTÃO DE MEDICAMENTOS(PARA POUPAR GASTOS COM A SAÚDE),A MELHORA E DIMINUIÇÃO DA RESISTÊNCIA DE INSULINA,A DIMINUIÇÃO DO DUPLO PRODUTO,A FC DE REPOUSO MAIS BAIXA E REGULADA TUDO ISSO É CAUSADO PELO EXERCÍCIO FÍSICO,E QUEM É O ÚNICO PROFISSIONAL A PODENDO ESTAR APTO A REALIZAR ISSO??EDUCADOR FÍSICO!

Portanto quando procuramos um profissional de educação física,não vão procurar para ''adquirir gluteos de feiticeira e barriga tanquinho'' MAS SIM VÃO COM A INTENÇÃO DE PROCURAR POR UMA VIDA SAUDÁVEL E LONGA!

No mais é isso
PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS DE PROFISSÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

ABRAÇOSSS