Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

domingo, 31 de março de 2013

Dietoterapia: conceito e qual importância dela

Um post que pela primeira vez em 3 anos de existência do blog e a pedidos de muitos,foi realizado.
Muito se fala desse conceito quando o objetivo da pessoa é obter algum resultado seja ele para fins estéticos ou para fins de saúde.
Já dizia Hipócrates, que realmente não é Hipocrisia, FAÇA DO TEU ALIMENTO O TEU REMÉDIO. E desde então muitas doenças vem surgindo principalmente as doenças da sociedade atual: hipercolesteremia,obesidade,diabetes, hipertensão arterial sistêmica, TUDO POR CONTA DA MÁ ALIMENTAÇÃO EMPREGADA NO SEU DIA-A-DIA E O SEDENTARISMO DO QUAL VEM PREOCUPANDO A AUTORIDADE DA SAÚDE MUNDIAL A OMS(ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE).
Desde épocas seculares muito vem se falando de diversos alimentos que fazem bom a saúde, revistas que ensinam a fazer receita e também revistas (des)informadas que são voltadas para ao ''bem estar estético'' ou até muitas vezes o ''mau uso de redes sociais'' por pessoas desinformadas ou ausentes de conhecimento sobre a nutrição clínica para compartilharem muitas vezes algumas (des)informações sobre alimentos, que muitas das vezes acabam priorizando um determinado alimento e excluindo alguns outros caindo nesse conceito e assim fica um eterno ciclo de pessoas que ficam fissuradas com ''dieta'' e assim vemos as deitas malucas: DIETA DA LUA,DO ABACAXI,DO SANGUE,DA PROTEINA,DO FAMOSO, DA MODELO DE BARRIGA ''CHAPADA'', DO FISICULTURISTA X E DO ZEZÉ Y.
Faz-se então o emprego desta palavra que muitos atualmente andam chamando :DIETOTERAPIA, ou seja a terapia através da dieta.
Vamos lembrar, pegar o dicionário Larrouse Cultural: Dicionário da Língua Portuguesa  e ver que a palavra DIETA tem dois empregos, que os dois significados um colabora com o nosso GRANDE E MELHOR TREINADOR FISICULTURISTAS BRASILEIROS FERNANDO MARQUES, vamos lá:

1.DIETA s.f(lat.tard. dieta,dia marcado) Assembléia Política de alguns Estados.

2.DIETA S.F(gr.díataia,gênero de vida,regime) emprego racional dos alimentos tendo em vista um resultado higiênico ou terapêutico. Abstenção momentânea,total ou parcial de alimentos.

Vamos agora dar uma ênfase primeiramente no número 2...onde devemos lembrar que algumas palavras derivam do grego e do latim....então pensando no MOMENTO LITERAL DA PALAVRA, DIETOTERAPIA PODERIA SIGNIFICAR UMA TERAPIA DO SEU MODO DE VIDA...OU SEJA SE VOCÊ ACORDA, TRABALHA 12 HORAS POR DIA E VAI DORMIR....ISTO PODERIA DIZER QUE ESSA É SUA DIETA,OU SEJA, A PALAVRA ESTOU DE DIETA NEM SEMPRE SIGNIFICA ESTOU EM UM MODO DE ABSTENÇÃO TOTAL OU PARCIAL DE ALIMENTOS.
Dietoterapia é nada mais ou nada menos que um termo empregado pela área médica principalmente de nutrólogos que tem como o intuito de vender uma determinada ''fórmula'' de ''comidas''.
Nutricionistas mesmos não empregam a palavra ''dieta'' e sim empregam muitas das vezes a palavra plano alimentar consciente do qual consiste: em uma alimentação balanceada e equilibrada SUFICIENTEMENTE VOLTADA PARA VOCÊ UNICAMENTE PARA UM DETERMINADO OBJETIVO.
Então como o objetivo desse blog é o ESCLARECIMENTO DAS COISAS E DA CONSCIENTIZAÇÃO SEJA DE ATITUDE AOS TREINOS,MELHORA DE RESULTADOS,DA SAÚDE DE MODO GERAL VOU FALAR DA IMPORTÂNCIA DE UM MODO GERAL DA ''DIETOTERAPIA''( O QUE NA VERDADE VOU ENFATIZAR QUE NUTRICIONISTAS FALAM QUE É O PLANO ALIMENTAR CONSCIENTE).
A dietoterapia é importante em todos os modos sejam ele de SAÚDE OU SEJAM ELES DE RESULTADOS(ganha de massa magra, perda de massa gorda) e nisso vamos lembrar de coisas importantes na saúde e nos resultados.

-DIETOTERAPIA na saúde: a sociedade com a alimentação carnívora e também o descobrimento do fogo para cozinhar os alimentos evolui em termos de uma maior massa encefálica e nisso logicamente deu início a sociedade moderna que levou a hoje o que somos. Porém com a evolução temos hoje acesso a um hambúrguer de microondas em 1 minutos e também com a evolução de comidas prontas com isso vem a adição de sódio,ausência do picoliniato de cromo,aumento do açúcar e corantes e comidas gordurosas que levam ao aumento de liberação de efeitos endocanabinóides que agem como o efeito da maconha e isso aumenta o vício por comida...além disso também tem certas comidas que aumentam a serotonina o que explica o fato de algumas pessoas sentem o prazer na comida e obviamente o maior consumo leva as doenças da sociedade atual : hipercolesteremia,obesidade,diabetes, hipertensão arterial sistêmica. Portanto a importância da dietoterapia na saúde são para EVITAR DOENÇAS DA SOCIEDADE ATUAL.

-DIETOTERAPIA nos resultados: constantemente não somente na saúde,mas muitos dos resultados não dependem de substâncias contidas em uma ampola,comprimidos ou suplementos....o constante aporte de alimento fornece não somente uma energia mas ajuda no processo de hipertrofia muscular e consequentemente aumento da força muscular....o alimento aumenta os aportes de ATP e consequentemente faz também com que ele mesmo seja um ergogênico natural(ergogenia natural dos alimentos) ou seja PERDA DE MASSA GORDA,NO POPULAR PERDENDO O PÂNCEPS... os abdominals esculpidos são feitos pelo PLANO ALIMENTAR CONSCIENTE SENDO QUE ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DE UMA DIVISÃO DE ALIMENTOS EM DETERMINADOS PERÍODOS DOS TRÊS GRUPOS: CARBOIDRATO,PROTEÍNA E GORDURA FAZEM COM QUE O INDIVÍDUO NÃO SOMENTE ALCANÇA NÍVEIS ESTÉTICOS MAS TAMBÉM DE SAÚDE DO ORGANISMO....POIS TAMBÉM DETERMINADOS ALIMENTOS ATUAM COMO FORTIFICADORES DO SISTEMA IMUNOLÓGICO,FORNECEM VITAMINAS QUE É INDISPENSÁVEL AO CORPO E QUE SÃO A DIFERENÇA NO RESULTADO!

Portanto um PLANO ALIMENTAR CONSCIENTE É A CHAVE PARA QUE HIPÓCRATES FALAVA QUE NOSSO REMÉDIO SEJA FEITO NOSSO ALIMENTO.
TENHAM TODOS UMA ÓTIMA TARDE E LEMBREM-SE, A PÁSCOA,NATAL,CARNAVAL E ANO NOVO NÃO LHE FAZEM GANHAR GORDURAS A MAIS...E SIM OS 361 DIAS EM QUE NÃO FOI FEITO O PLANO ALIMENTAR CONSCIENTE.

PLANO ALIMENTAR CONSCIENTE(FAMOSA DIETA) FEITA SEM A SUPERVISÃO DE UM NUTRICIONISTA OU DE ALGUM MÉDICO ESPECIALIZADO NÃO É MÉRITO É LOUCURA E AGRESSÃO AO PRÓPRIO CORPO, SE ABSTER DE ALIMENTOS NÃO É MUITAS VEZES SINÔNIMO DE TER UM CORPO PERFEITO E SIM TER UM CORPO DEFORMADO E SEM SAÚDE, PROCURE UM NUTRICIONISTA SEMPRE ANTES DE COMEÇAR QUALQUER PLANO DE QUAL ALIMENTO CONSUMIR!
O AUTOR DESSE BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR ADOTAR,PROMOVER OU INCENTIVAR A TAIS PRÁTICAS DE ''DIETAS'' ANTES DE REALIZAR QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA OU ADOTAR HÁBITOS ALIMENTARES CONSULTE SEMPRE UM MÉDICO E UM NUTRICIONISTA RESPECTIVAMENTE!

BOA PÁSCOA!