Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sábado, 10 de março de 2012

Banir o MMA seria o caminho correto?

Estou hoje postando uma foto para vocês saberem de uma notícia do qual não acabou agradando não somente a minha pessoa,mas também a TODOS OS PRATICANTES DE ARTES MARCIAIS MISTAS,ATLETAS E FÃS DE UM EVENTO CUJA POPULARIDADE ESTÁ CRESCENDO SE EQUIPARANDO QUASE IGUAL AO FUTEBOL.
No dia 07 de março de 2012 saiu reportagem de que o deputado reeleito José Mentor do PT, o senhor dessa foto quer BANIR O MMA.
Esse justifica que o MMA ''incentiva a violência'' equiparou a ''rinha de galo'' e que Nova York e um outro país impedem a transmissão do MMA por televisão.
AGORA VAMOS A PERGUNTA DO BLOG O QUE CAUSA UMA INDIGNAÇÃO DO GRANDE PÚBLICO QUE ESTÁ PRESENTE ASSISTINDO E ACOMPANHANDO O MMA.
VAMOS LEMBRAR QUE O AUTOR DESSE BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR TODA E QUALQUER COMPETIÇÃO DE MMA QUE O PRATICANTE IRÁ SE EXPOR OU MUITO MENOS PRATICAR OU DEIXAR DE PRATICAR, NESTE POS ESTAREI SOMENTE POSTANDO A MINHA OPINIÃO E CABE AO LEITOR A DECIDIR SE DEVE OU NÃO BANIR O MMA.

Muito bem,acompanho MMA desde da época em que tínhamos o Royce Gracie como um campeão absoluto e antigamente era um absoluto,não existiam luvas e bandagens,os tempos entre rounds eram bem maiores e praticamente valia pisão no pé,soco na parte íntima,chute quando o adversário estava caído,cabeçadas,tapas,chute entre costelas quando o oponente está por baixo,ERA O REAL VALE TUDO,HOJE NO MMA ATUAL EXISTEM REGRAS E MUITAS DELAS NÃO ENVOLVEM CHUTAR A CABEÇA DO ADVERSÁRIO NO CHÃO,DEDO NO OLHO,SOCO NAS PARTES ÍNTIMAS,HÁ BANDAGENS ESPECÍFICAS,LUVAS E MELHOR AINDA OS LUTADORES ESTÃO BEM MAIS TÉCNICOS MISTURANDO TODAS AS ARTES MARCIAIS(boxe,jiu-jitsu,muay thai,karatê,wrestling,pancration) FAZENDO JUS A DENOMINADA ARTES MARCIAIS MISTAS!

Como o UFC é uma espécie de uma ''copa do mundo'',há alguns eventos que também tiveram seu auge cujo nome foi PRIDE,K-1, e alguns atuais que são o Jungle Fight,MAS AINDA O PIONEIRO FOI O UFC(ULTIMATE FIGHT CHAMPIONSHIP), que reúne lutadores de artes marciais mistas cujo esporte de contato é o objetivo de: nocautear o indivíduo ou por desistência(conhecido como tap out) e aí onde começam entrar várias controvérsias.

O MMA como vem tendo seguidores e adeptos de artes marciais há questionamento se podemos chamar isto de esporte ou não.
SIM ELE É UM ESPORTE DE CONTATO ASSIM COMO O BOXE,BASQUETE,FUTEBOL,HANDBALL,RUGBY SÃO ESPORTES DE CONTATO.
Além disso o MMA como é uma mistura de artes marciais mistas NÃO ACABA SE TRATANDO DE NOCAUTEAR OU FAZER O INDIVÍDUO TER DESISTÊNCIA POR ALGUM GOLPE DE SUBMISSÃO,o termo ARTE MARCIAL vem muito mais do que somente isso.
O termo ARTE MARCIAL vem do DEUS ROMANO MARTES, e nos tempos romanos onde tinha a luta greco-romana e o boxe como um dos registros e as olimpíadas(praticadas no Monte Olimpo cujo significado era adoração aos DEUSES ATRAVÉS DO ESPORTE) isso significa que ARTE MARCIAL É ADORAÇÃO AO DEUS DA GUERRA,mas MArte ALÉM DE SER DEUS DA GUERRA TINHA O AMOR DE VÊNUS OU SEJA NÃO ERA SOMENTE O DEUS DA GUERRA MAS SIM TAMBÉM TINHA O AMOR!

Aos praticantes de artes marciais e até mesmo os atletas que fazem parte do MMA praticam apenas pelo esporte e não por objetivo de PROMOVER A VIOLÊNCIA, por favor deputado me mostre algum tipo de OCORRÊNCIA DE AGRESSÃO POR PARTE DE PESSOAS PRATICANTES DE ARTES MARCIAIS, em todo meu tempo de convivência com o boxe,jiu-jitsu e artes marciais mistas JAMAIS PRESENCIEI OU SOUBE DE ALGUM CASO QUE ENVOLVESSE AGRESSÃO QUE ESTAVA NO LOCAL UM PRATICANTE DE ARTE MARCIAL.
Temos também a questão que envolve criação de empregos direto ou indireto pois atrás de um atleta temos médicos,fisioterapeutas,educadores físicos,psicólogos,córners,sparring,parceiros de treino,faxineiros,paramédicos,ring girls,juízes,narradores esportivos,narrador de evento,patrocínio...ESTÃO VENDO QUANTOS DESEMPREGOS IRA GERAR?
Além disso também temos uma questão também de que entra em uma coisa que não tem discussão O LIVRE ARBÍTRIO, ou seja NINGUÉM ENTRA NO ESPORTE OU PRATICA SE NÃO QUERER,O INDIVÍDUO É LIVRE DE TODO E QUALQUER ATO PRATICADO POR ELE MESMO.
ALÉM DISSO EVENTOS ESPORTIVOS DO MMA SÃO TELEVISIONADOS A PARTIR DA MEIA NOITE...HORÁRIO QUE CRIANÇAS DE 0 ATÉ 12 ANOS VÃO PARA CAMA.

MMA é violento?Futebol um jogo de contato não envolve também em faltas,algumas lesões de joelho,tornozelo,contusões(trauma direto), MMA incentiva a  violência?
Rugby esporte de contato que envolve o tackle que é derrubar o adversário e ainda na velocidade do movimento e sem nenhuma proteção o risco de terem lesões são bem maiores, MMA incentiva a violência?
Handball cuja incidência de cotoveladas é muito alta,o MMA incentiva a violência?

Por favor deputado,conheça primeiramente todo o benefício que a ARTE MARCIAL traz como a paz de espírito,respeito ao adversário e ao seu mestre,disciplina,diminuição do stress e DEPOIS PENSE EM BANIR.

Afinal banir um esporte cujo promove respeito,admiração e disciplina na vida,isto é incentivo a violência?

Bom final de semana a todos!

quinta-feira, 8 de março de 2012

FAQ ESPECIAL DIA DA MULHER: Se eu fizer Musculação irei ficar musculosa?

EM ESPECIAL DIA DAS MULHERES ESTAREI POSTANDO UMA DÚVIDA MUITO FREQUENTE QUE IREI FALAR SOBRE O FAMOSO MITO DA MULHER TER ''MEDO'' DE IR PARA A ACADEMIA E FICAR COM ''CORPO DE HOMEM'' OU ''CHEIA DE MÚSCULOS''

VAMOS DEIXAR BEM CLARO QUE O ESPORTE DO FISICULTURISMO NÃO ESTÁ SENDO DESPREZADO EM NENHUM MOMENTO, CABE SOMENTE AOS JUÍZES NO BODYBUILDING FEMININO ESCOLHER POR ALÉM DE SIMETRIA,DEFINIÇÃO E HARMONIA MUSCULAR TAMBÉM OPTAR POR ASPECTOS MAIS FEMININOS.O LIVRE ARBÍTRIO MAIS UMA VEZ É COMENTADO EM TODOS OS POSTS EM RELAÇÃO DE QUEM QUER OU NÃO SEGUIR ESTA MODALIDADE.


Muito bem, os inúmeros benefícios dos quais a musculação traz não é somente aspectos estéticos como o ''bumbum mais durinho'' ou a ''coxa mais torneada'' mas também aspectos de saúde como fortalecimento ósseo,regulação do hormônio da tireóide, realinhamento ósseo, regulação dos ciclos menstruais,melhora do batimento cardíaco,melhor e maior mobilização de gordura no repouso(isso mesmo mulheres há estudos científicos provando que a mobilização de gordura quem pratica musculação é após o exercício e em períodos que se descansa ou seja não há a presença de treinamento com pesos),regulação da serotonina(hormônio do bem estar), regulação do hormônio grelina( o hormônio da comilança), menor resistência a insulina(portanto previne diabetes), diminuição do cortisol(hormonio do stress que pode gerar a famosa fibromialgia,dor no corpo inteiro),regulação da Pressão Arterial(portanto prevenção do surgimento de pressão alta).
Ir na academia deixou de ser um motivo estético para ser um motivo de prevenção de doenças e promoção da saúde, portanto a dúvida ainda persiste na mulher, ficarei com ''musculos igual de homem'' ou uma aparência mais ''masculina''?

A resposta pode ser SIM e NÃO,mas antes disso vamos pegar a minha referência bibliográfica de Fleck e Kraemer,2006 Fundamentos do Treinamento De Força Muscular onde ele cita um artigo que as mulheres em  recordes mundiais femininos em basismo(levantamento básicos que inclui supino,agachamento e levantamento terra onde o atleta tem que erguer máximo de peso possível em 1 movimento só) corresponde a 65,7,60,4 e 77,1% dos recordes masculinos, ou seja mulheres tem uma força relativa próxima dos homens.


Agora ao mesmo livro como base de estudo vamos falar sobre o que ocorre nas mulheres quando começam treinar musculação,justificando mais uma vez a importância da musculação para o gênero feminino:
-Aumento do consumo de oxigênio
-Diminuição de massa gorda e aumento de massa magra na mesma proporção do gênero masculina(Lemmer e colaboradores,2001)
-aumento de trofismo muscular(hipertrofia) e é aí onde irei chegar pela questão do sim e do não, Fleck e Kraemer dizem que mulheres que teve um aumento na massa muscular estão relacionados a vários fatores:
-concentrações de testosterona,hormônio do crescimento em condições de repouso mais elevadas que o normal
-reposta hormonal a realização de treinamento de força maior que o normal
-relação estrogênio/testosterona menor que o normal
-disposição genética para desenvolver grande massa muscular
-capacidade para realizar um programa de treinamento de força mais intenso ou com maior volume


TRADUZINDO:
Testosterona,hormônio do crescimento ão hormônios que favorecem o aumento da massa muscular, algumas mulheres tem resposta de hormonios maiores que o normal,a genética e ser capaz de realizar exercícios mais intenso(com mais esforço) fazem com que a mulher tenha uma maior massa muscular.
Porém hormonios sintéticos derivados da testosterona masculina fazem com que acelerem o processo de recuperação muscular e aumento da testosterona livre fazendo assim com que há aumento da massa muscular.

PORTANTO PARA FECHAR A NOITE DO DIA DAS MULHERES AÍ IRÁ A DÚVIDA: MÚSCULOS NÃO SE CONSTROÍ DE UM DIA PARA OUTRO, APARÊNCIA MASCULINA OU MEDO DE FICAR UMA MULHER ''BOMBADA'' É TUDO UM MITO POIS AFINAL DE CONTAS OU VOCÊ É AQUELA ÚNICA SORTUDA QUE COM TREINO E HORMÔNIOS ELEVADOS DE TESTOSTERONA E HORMÔNIO DO CRESCIMENTO POSSA TE FAVORECER A ISSO OU A MAIS REALIDADE COMPLETA VERDADE MULHER QUE IRÁ FICAR COM APARÊNCIA MASCULINA É SOMENTE QUEM FAZ USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES(FAMOSAS BOMBAS).


Portanto MITO RESOLVIDO!
feliz dias das mulheres!