Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Papoterapia, seria um desperdício de tempo durante a terapia?

Quando passei por estágio de fisioterapia gerontológica no meu período de graduação, uma coisa me fez a duvidar muito do que o professor estava falando ou muitas vezes ausentava um dos principais atendimentos necessário que o fisioterapeuta deveria realizar.
Me desculpem a todos que estão lendo, mas eu não poderia chamar essa pessoa de ''professor'' pois primeiramente este SIM DEIXOU DE LADO ALGUNS ESTUDOS,ARTIGOS VOLTADOS PARA A FISIOTERAPIA GERONTOLÓGICA!
Era como todo estágio normal realizarmos atendimentos de fisioterapia voltado para Osteoartrose que era de incidência prevalente no Lar de Repouso, porém sabia que alguma coisa sempre estava a faltar.
Foi ai que percebi que o Idoso até realizava as sessões de fisioterapia,porém percebia que 80% do tempo era voltado a conversas,compartilhamento de histórias de idosos, alguns feitos dos quais eles tinham realizados e ninguém dava a menor importância E NISSO O ''PROFESSOR'' CHAMAVA ISSO DE PAPOTERAPIA E QUE ISSO NÃO ERA DE FUNDAMENTO DA FISIOTERAPIA!


Em tese, concordamos que o quesito da conversa durante a terapia não faz parte do trabalho do fisioterapeuta, porém PRIMEIRAMENTE DEVEMOS LEMBRAR QUE CADA PROFISSÃO EM SUA ATUAÇÃO, segundo devemos lembrar e considerar diversos autores e estudos voltados principalmente a PSICOLOGIA DO IDOSO.



Lawton (1982) cita do modelo da pressão ambiental: tanto a pressão quanto a competência são relativamente altas ou baixas, as pessoas sentem-se confortáveis no ambiente e tendem a dá-lo como garantido,elas estão em seu nível normal de adaptação, porém quando a pressão no ambiente for muito alta em relação a competência,elas ficam desconfortavelmente mediante considerando o ambiente como enfadonho ou esmagador
Peck(1995) cita que na terceira idade há três ajustamentos psicológicos
1-Autodefinição mais ampla versus preocupação com papéis profissionais
2-Transcendência do corpo versus preocupação com o corpo
3-Transcendência do ego versus preocupação com o ego

Valmari Aranha, uma psicóloga da USP, relata que os aspectos psicossociais dos idosos são: Sensação de abandono, sensação de inutilidade pela sociedade, depressão e sentimento de vazio, estudos relatados em 2010.
Artigos da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Lima(2011) cita que:A forma mais importante de contato que estabelecemos com nossos processos subjetivos é a emoção. Percebemos que, a partir de todo estímulo, externo ou interno, dependendo de sua intensidade imediata e afetos individuais, poderá se desencadear uma situação conflitante e surgir uma sensação dolorosa que presentifica a ação do estresse.


O idoso quando presente em um ambiente do qual não faz parte, sente-se pressionado pelo modelo de pressão ambiental, pois o idoso em uma casa de repouso necessita adaptar-se as regras impostas da casa de repouso, como o horário de refeições, o horário de dormir, o horário do lazer, o horário de visita, além disso por TODAS CASAS DE REPOUSO CONSIDERAREM O IDOSO COMO UMA PESSOA ALTAMENTE DEPENDENTE, AUTOMATICAMENTE TODAS AS TAREFAS DA VIDA DIÁRIA COMO SIMPLESMENTE ARRUMAR A CAMA, COZINHAR ALGUM ALIMENTO, LAVAR SUA PRÓPRIA ROUPA SÃO NEGLIGENCIADOS PELAS CASAS DE REPOUSO.ISSO FAZ COM QUE O IDOSO PERCA SUA PRÓPRIA AUTONOMIA E NISSO PROBLEMAS DE SAÚDE VEM SURGINDO.

Quem nunca leu o livro ''o corpo fala'' de Roland Tompakow, e é fisioterapeuta sabe que uma simples hiperlordose com uma hipercifose não é apenas ''um desvio postural'' significa que a pessoa possa ter uma personalidade agressiva e muito tímida em relação a muitas coisas.
Vejam as posturas de pessoas que são agressivas com o peito ereto(impor algo) mais pescoço a frente que significa ato de autoridade, ou pessoas deprimidas que tem o peito para trás,ombros para trás,cabisbaixa...PERCEBA ISSO EM UM IDOSO!

Na Assosiação Brasileira de Medicina Psicossomática, eles enfatizam que a psicossomatia é responsável pelo aparecimento das doenças atuais como hipertensão,AVE(derrame),Diabetes,Osteoatrose,desvios posturais,enxaqueca,queda de cabelos,etc.

Portanto COMO DIZ A MÚSICA CADA UM NO SEU QUADRADO, MAS ENTÃO FICA A QUESTÃO ATE ONDE O FISIOTERAPEUTA PODERIA ESTAR ATUANDO NESSA ''PAPOTERAPIA''?

Primeiramente que o termo PAPOTERAPIA,NÃO EXISTE EM ESTUDOS(provando mais uma vez que o professor está errado em falar esse termo).
Segundo que o FISIOTERAPEUTA AGE CONFORME OS PRINCÍPIOS DE NOSSOS JURAMENTOS:Respeitando a vida desde a concepção até a morte e jamais cooperarei em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica e social do ser humano. 

Portanto NOSSO JURAMENTO PERMITE SIM EM QUE AGIMOS DURANTE A TERAPIA SEM COLOCAR EM RISCO A SAÚDE DO INDIVÍDUO E NISSO PODEMOS PROMOVER SAÚDE SEJA ATRAVÉS DE EXERCÍCIO FÍSICOS, DE MECANOTERAPIA OU PROPRIAMENTE DA SOCIALIZAÇÃO(OU ESQUECERAM QUE SAÚDE É BEM ESTAR FÍSICO PSICOLÓGICO E SOCIAL?).

PORTANTO NÃO HÁ PAPOTERAPIA E SIM PROMOÇÃO DA SAÚDE,PREVENÇÃO DA DOENÇAS FUTURAS PODENDO RE-INSERIR O INDIVÍDUO NA SOCIEDADE ATRAVÉS DA SAÚDE!

Agora professor me explique se a papoterapia mesmo é uma coisa ''maléfica'' da fisioterapia...

Como diz meu avô: QUANDO A MENTE PADECE O CORPO ADOECE e pasmem que só teve ATÉ O ENSINO MÉDIO COMPLETO...

PENSEM NISSO,ESTUDEM POIS CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS!

FIQUEM COM DEUS!