Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sábado, 2 de julho de 2011

Doping: Seria ele realmente um assunto polêmico?

QUERO LEMBRAR A TODOS OS VISITANTES E LEITORES DESTE BLOG QUE ESTE BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR IMAGENS EXIBIDAS A FIM DE DETERIORAR A IMAGEM DO ATLETA,ALÉM DISSO ESTE SITE NÃO SE RESPONSABILIZA PELO USO INDEVIDO DE SUBSTÂNCIAS COM CARÁTER SEJA ELE ESPORTIVO SEJA ELE NÃO ESPORTIVO,ESTE BLOG TEM UM CARÁTER EDUCATIVO E ALÉM DO MAIS EXPRESSA APENAS UMA OPINIÃO A CERCA DE ALGUNS ASSUNTOS DEBATIDOS!

Hoje novamente tive uma notícia do qual muitas vezes não deixa de ser novidade: DOPING NOS ESPORTES mais uma vez o atleta brasileiro CESAR CIELO foi pego no exame anti-doping para a substância Furosemida,um diurético do qual muitas vezes no âmbito esportivo é usado com 2 finalidades:
1-Mascarar,ou limpar através da corrente sanguínea substancias dopantes(doping=dopar-se usar substâncias afim de aumentar ou melhorar a perfomance esportiva) estimulando assim o ato de urinar provocada pelo próprio medicamento e expelindo os compostos dopantes presentes
2-Promover uma perda de peso rápida porém como é um fármaco,ele rouba as concentrações de potássio que é expelido na urina dando assim deficiência de potássio sendo este responsável pelos batimentos cardíacos,sua falta lhe pode ocorrer um Infarto Agudo do Miocárdio.

Não muito longe tivemos o caso de furosemida da ginasta DAIANE DOS SANTOS e também outros casos como de 6 brasileiros de atletismo envolvido no uso de Eritropoetina(EPO),ROBERTA GUSMÃO E MAUREN MAGGI ambas flagradas pelo Esteróides Anabolizantes e assim outro atleta americano Sonnen na luta contra Anderson Silva no MMA.

Enfim todas essas substâncias são consideradas agentes dopantes pois aumentam a perfomance esportiva dando uma ''vantagem'' atlética lhe favorecendo a estes conseguirem quebrar determinados records e serem detentores de medalhas.

Há atletas dos quais já foram pegos nos exames e teve alguns casos dos quais os atletas tiveram morte causada por alguma substância dopante como as nadadoras alemãs que tiveram efeitos irreversíveis causado pelo uso prolongado de esteróides anabolizantes e algumas que até morreram ou caso de atletas que morreram não somente pelo uso desta substância mas também alguns outros que morreram em decorrencia de usos de anfetaminas e assim por diante.

Enfim quando a mídia toda fala em questão de Doping e o ''conceito''(se é que podemos chamar deste) começa a ter conhecimento,aos que não praticam esporte ou que muitas das vezes acham que é um absurdo o atleta utilizar algum artifício para estar tendo vantagens nas provas sendo que desde épocas da Roma,os gladiadores ou soldados romanos procuravam Alquimistas a fim de estarem sempre preparados para  aguerra,utilizavam algum alucinógeno ou algum composto a fim de que fizessem guerreiros mais fortes e mais preparados.

Agora fica esta pergunta no título do texto,realmente é um assunto polêmico? Eu concordo de que os doping utilizados por todos e qualquer atleta não deixam de ser um risco a própria saúde deles e que estes atletas deveriam passar a imagem de que esporte é saúde e que competição também significa saúde, mas muitas das vezes ''demonizam'' tanto esse atleta que as vezes abaixa sua reputação como atleta. Não acabam reconhecendo todo e qualquer esforço que o atleta faz, a reprodução de suas técnicas,as horas de treinamento submetido,as horas em sessões de fisioterapia,acompanhamento médico pois se este não se apresentar saudável será incapaz de realizar seu trabalho,enfim aí quando aparece o resultado de um Doping o atleta é ''trapaceador''??

Quando alguma mídia alguma vez apresentar sobre o doping saiba que ela não é uma forma de um dos mais males que tem, se a mídia vive dando atenção para este tipo de assunto eu venho com outras perguntas:
1-Por que a mídia não investe e fala sobre campanhas anti-tabagistas já que a cada 10 homens que morrem 8 são fumantes??
2-Por que a mídia não fala mais sobre o poder de destruição fisiológico e psicológico que o álcool exercem no corpo humano?
3-Por que a mídia não fala sobre o perigo dos medicamentos que mesmo se ingeridos a longo prazo muitas das vezes podem levar ao óbito?
4-Por que a mídia não fala do perigo que a má alimentação rica em carboidratos simples que levam toneladas de açúcares e comidas industrializadas repletas de sódio causam a doença como Diabetes tipo II e Hipertensão respectivamente??
5-Por que a mídia não fala do perigo de outras drogas ilícitas??

Enfim realmente passa tudo isso na mídia,mas seria suficiente para evitar com que as pessoas deixem de serem tabagistas,alcólatras,hipocondríacos,obesos,hipertensos e diabéticos??

Já viram quantos realmente morrem pelo uso de Doping nos esportes vs tabagistas que morrem no mundo??

Enfim seria mais uma vez o doping nos esportes um assunto polêmico??

Pensem bem,antes de julgarem,não julguem aos outros e antes de criticarem VÃO ESTUDAR!

No mais é isso!

Boa semana a todos