Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Não consegue dormir ou tem sono pela manhã, como ter uma boa noite de sono

Os antigos já diziam que o sono ''alimenta'',ou seja, ele faz nao somente que há liberação do gh,como também é um grande reparador de neuronios,diminuição do hormonio cortisol e regulação do sistema neuroendócrino.
VAMOS LEMBRAR QUE ESSE BLOG NÃO SUBSTITUI A AÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA ESPECÍFICA,CASO VOCÊ CARO LEITOR ESTIVER COM PROBLEMAS DE SONO,CONSULTE UM MÉDICO ESPECIALISTA NA ÁREA DO SONO.

Muito bem, iremos ao que interessa, não raro vemos em transporte público,na rua, no carro, no serviço em tudo quanto é lugar alguma pessoa queixando-se de sono e as vezes até dando aquelas famosas ''pescadas'' ou o famoso sono na tarde depois do almoço,que também tem a ver com alimentação,mas também com noites de sono mal dormidas vai algumas dicas de um post mais curtos de que escrever como maximizar seu sono e ter além de resultados,diminui seu estresse,regula seu ciclo cardiaco,seus níveis de cortisol,somatostatina,insulina e pressão diastólica.

1-Faça uma rotina de descanso, a nossa mente é muitooo mais inteligente do que nós mesmos, tem um estudo antigo que um pesquisador alimentava um cachorro mas toda hora antes ele tocava o sino e nisso,via-se que era associado com comida,nisso um dia ele tocou o sino e viu que níveis salivares de ptialina eram maiores quando se tocava o sino quando não se tocava o sino.

Portanto devemos aprender nesse tópico que o corpo já aprende que ''pijama'' e cobertor= noite de sono
ou seja ''avise'' seu corpo que está indo dormir,tenha essa rotina

2-Prefira ambientes escuros e com pouco ou quase nenhum ruído: quanto mais ruido externo e ambientes iluminados maior a cinestesia e maior nosso sistema vestibular,cerebelar irá estarem ativados,sendo assim o fluxo de adrenalina vai estar maior ativando o sistema nervoso simpático causando aumento de cortisol,acumulação de amônia,uréia,aumento de frequencia cardíaca e respiratória, ou seja chamativo para doenças cardiovasculares,metabólicas e endócrinas vai encarar?

3-Não ingira alimentos que te deixam ''alerta'' ou que te fazem ir ao banheiro: líquidos em geral seja desde a simples água nem que seja 200ml fazem ter a diurese noturna,chás também e até refrigerantes ou produtos como o café se forem ingeridos antes de ir dormir irao prejudicar a capacidade do sono,prefira ingerir produtos que contenham cafeína até 6 horas antes de dormir, já a água ingira até 2 horas antes de dormir.

4-Prefira alimentos que te induzem ao sono: alimentos que combatem a insônia são aqueles que contenham l-triptofano, um bom copo de leite morno além de conter proteínas necessária para o anabolismo, é ótimo para induzir ao relaxamento do corpo, já a banana também contém l-triptofano o que ajuda a relaxar o corpo, chá de camomila também está valendo.

5-Pratique atividade física: além de induzir a liberação de serotonina,ela faz a regulação do sistema nervoso parassimpático regulando assim o sistema cardiovascular,musculoesquelético,ósseo,metabólico e endócrino induzindo ao melhor relaxamento e boa noite de sono.

6-Pratique meditação/respirações antes de dormir: com o dia-a-dia nao sabemos que ocorre o stress é a falta de respiração,faça 10 respirações profundas(inspira e expira) por pelo menos 2 minutos para induzir ao relaxamento geral

7-Desligue-se de tudo e pense: hora de dormir sendo assim seu sistema nervoso parasimpático age e induz ao relaxamento.

VAMOS LEMBRAR QUE SÃO APENAS DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO, AS INFORMAÇÕES CONTIDA NESTE BLOG NÃO SUBSTITUI A AÇÃO DE UM MÉDICO PROFISSIONAL,CONSULTE O MÉDICO CASO PROBLEMAS RELACIONADOS AO SONO PERSISTIREM.

BOA SEMANA A TODOS!