Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sábado, 28 de maio de 2011

Quer resultados na academia mas nao consegue?Veja 5 razões que possam estar interferindo em seus resultados!

Passa dia,vem dia e as dúvidas e perguntas frequentes sempre me rodeando e até alguns e-mails mandados e novamente cá estou repetindo todos os processos que possam a levar ao indivíduo obter o resultado na academia seja ele para estética ou saúde,perda de peso ou hipertrofia muscular, aumento de perfomance em determinado esporte, enfim para todo e qualquer objetivo!

VAMOS LEMBRAR NOVAMENTE QUE ESTE BLOG NÃO SUBSTITUI A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL ESPECIALIZADO E QUE ANTES DE REALIZAR QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA CONSULTE O ESPECIALISTA DA ÁREA E QUE ESTE BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER ATITUDE OU AÇÃO A SER TOMADA DO LEITOR!

Muito bem, quando o assunto é ter resultados expressivos na academia muitos se frustam ou até acabam desistindo de realizar atividade física(em especial nesse site a Musculação) afirmando que é um exercício muito repetitivo e chato que tem o mesmo movimento e que nao tem graça pois não vê nenhum resultado.

Gostaria de falar aos leitores que temos que ter 5 coisas em nossa cabeça e eu vou explicando uma por uma e no final resumirei as 5 chaves para o resultado:

1-Estude
*Já alguma vez seja no seu emprego ou até na sua vida você num teve que dar alguma lida para pelo menos saber o básico como as coisas funcionam? Alguma vez(claro exceto) ja chegou alguem em uma empresa e falou temos que criar um novo slogan tamanho X por Y e depois ver o custo,o prejuízo,o lucro e etc... Já pensou se o camarada que falou isso não soubesse que era lucro,prejuízo etc e tal??

Mesma coisa ocorre com a Musculação, para ter resultados na musculação ou treinamento com pesos ou treinamento de força temos que pelo menos saber quais são os músculos ativados no exercício,qual execução correta do exercício,qual a reação química mediante ao exercício e qual importância de mandar nutrientes necessários para a nossa reação química interna de nosso organismo para que ele possa se adaptar ou aprimorar os sistemas mediante ao exercício, ISSO SE CHAMA RESPECTIVAMENTO CINESIOLOGIA,FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO,BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO.

Portanto sem estudar tudo isso primeiro nao terá resultados e segundo conhecimento nunca é demais

2-Tenha Paciência

Se é uma coisa que anda faltando em gente que vai para a academia é a falta de paciência, não muito constantemente vemos mulheres correndo para a aula de ''body qualquer coisa'' ou em aulas de abdominais achando que vão ficar com a perna ou os glúteos mais ''sarados e definidos'' em menos de 1 mês ou pior ainda gastam 3, 4 horas dentro da academia de ginástica ou fora aquelas que fazem treino só para pernas por acharem que vão ficar musculosas demais ou também os homens que fazem o famoso treino peito e bíceps achando que em menos de 1 mês já estão na melhor forma deles.
Vamos lembrar que para tudo tem que ter paciência, você conseguiria comprar uma ferrari amanhã? A não ser que tu seja rico ou ganhe na loteria, mas se não for assim terá que trabalhar e muito para ter um dia a sua desejada Ferrari,
ENTÃO TENHAM PACIÊNCIA POIS MÚSCULO E RESULTADOS NÃO VEM DA NOITE PARA O DIA!


3-Se Alimente


Lá vem de novo uma coisa difícil de colocar na cabeça das pessoas, na revista Lancet,uma revista Científica além de apontarem que a Doença Psiquiátrica influencia na qualidade de vida ele cita também que obesidade e hipertensão vem fazendo parte do quadro do brasileiro, motivo? Excesso de açúcar ingerido e comidas industrializadas que contém sódio.

Muito bem você é aquele que gosta de comer aqueles salgadinhos fedidos?Aqueles fast foods que tem ''aquele'' hambuerguer delicioso?Gosta também de tomar refrigerantes e não vive sem qualquer comida que é rápida e pronta sem precisa cozinhar??
Bem vindo ao mundo dos hipertensos,obesos e diabéticos...

Muito bem, uma coisa é realmente você está numa ativdade física regrada,pesada e eficiente, outra coisa é você estar numa alimentação não equilibrada com atividade física mesmo que regrada,pesada e eficiente.

A nossa natureza do corpo humano é tão perfeita que por mais explicações que tenha sobre a tentativa de manter a homeostase(equilíbrio interno do corpo) diante de diversas situações, no final das contas o corpo necessita de energia de alguma forma então de 2 formas ele pega a energia: Ou ele pega energia vinda dos alimentos ou ele pega energia através da queima de ácidos graxos e pela gliconeogenese caso há escassez de comida

Além do mais as comidas industrializadas contém enormes quantidades de sódio que em altas quantidades provoca desidratação,desregulação do rítmo cardíaco podendo provocar a falência deste,aumento da Resistência Vascular Periférica provocam HIPERTENSÃO, e as comidas ricas em açúcar?? Provoca uma resistência ao corpo produzir insulina para captar e promover a glicose nas células o que vai ocorrer?DIABETES TIPO II.

Atividade física pode até salvar pois ela representa 10% da promoção de saúde...mas outros 10% vêm de uma boa noite de sono e 80% de uma ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, mude sua alimentação e verá mudanças em seu resultado.

4-Treine

Não há frase mais óbvia do que isso,apenas treine e nao malhe pois quem malha é o gado(do verbo malhar o gado), quer realmente resultados expressivos??Treine com Intensidade forte, saiba que o tópico 1 irá te salvar quando o assunto for saber de treinamentos, se souber que está treinando então continue treinando e tenha todos os tópicos acima em dia.

5-Descanse

Se Deus(independente de qualquer religião acreditada) descansou no sétimo dia por que não podemos descansar?? Estudos Científicos de Zatsiorvisk,1995 diz que cargas extremamente pesadas levam 72 horas de recuperação, já cargas leves a moderadas levam de 24 a 48 horas para serem treinadas na próxima sessão.
 
Não apenas ao descanso do treino mas sim também de noites de sono, ja percebeu caro leitor de que péssimas noites de sono mal dormidas acabam interferindo no resultado de seu trein? Pois é lembram quando os antigos falavam que o ''sono alimenta''??Pois então você entra num estado basal,entra em 4 vigílias do sono e dentre essas 4 vigílias se você alcançar ao estado REM,além de liberações de GH e glicogênio muscular este é um determinante para seus resultados também!


Resumindo 5 coisas importantes para o resultado na academia:
1-Estude
2-Tenha Paciência
3-Se alimente
4-Treine
5-Descanse


Caso não entenderem repita os 5 processos,pois o Conhecimento constrói a evolução do homem e a Ignorância o destrói!


pensem nisso!


abraços a todos 

domingo, 22 de maio de 2011

Será que a falha do seu sucesso na sua vida pessoal se deve ao ambiente externo que nos rodeia?

Sem foto hoje gostaria de estar comentando um fato que ando observando ultimamente e me vem a cabeça, gostaria que todos que estivesse lendo esse meu post parassem um pouco e esqueçam tudo o que envolve política,direito,fisiologia do exercício,bioquimica,nutrição do exercício e causas externas e foquem na causa interna.

Vamos focar nas causas internas dos quais são sempre os fantasmas que nos assombram e nisto o principal está o medo do futuro: como medo da rejeição seja pela família,amigos e até do âmbito profissional.

Além do mais nas causas internas sempre focamos o infocável que é uma das coisas principais: a humildade que é reconhecer os próprios erros e usar destes erros para se contruir um futuro próximo,

QUANTAS PESSOAS NÓS PREJUDICAMOS E ATÉ NOS PREJUDICAMOS PELA FALTA DA HUMILDADE?E PELO EGOCENTRISMO?

Constantemente vemos não só em apenas mídias, mas no nosso dia-a-dia quantos que pensam no próprio bem estar sejam ele de qualquer raça,religião ou crença e ética que quando ocorre uma acontecimento trágico seja na vida pessoal ou quando há uma catástrofe por que sempre os culpados são as outras pessoas do acontecimento ou até muitas das vezes o próprio ambiente ao redor? 

Muitas das vezes não chegamos muito longe disso pegue o filme Tiros em Coloumbine e vejam que eles botam a culpa no próprio sistema dos estados unidos mas não no tipo de criação e mentalidade dos dois adolescentes que entraram atirando contra colegas da escola, botam culpa em cantores, em supermercado mas não botam a culpa na família e nem mesmo a própria família assume o erro de serem mal educados segundo a ética humana.

NÃO ESTOU JULGANDO SOMENTE A ESSE ACONTECIMENTO,MAS ISTO REALMENTE MOSTRA O LADO MAIS FRACO DO SER HUMANO QUE É O NÃO RECONHECIMENTO PRÓPRIO DE SEUS ERROS O QUE OS LEVAM A CONSTANTEMENTE COMETEREM ERROS E NO FINAL DAS CONTAS AO NÃO SUCESSO DO PRÓPRIO SER HUMANO.

SABENDO DISSO TEM UM DITO POPULAR: PENSEM BEM ANTES DE APONTAR UM DEDO PARA A PESSOA POIS HÁ AINDA OUTROS 4 QUE AINDA IRÃO APONTAR PARA VOCÊ.

Ou seja analisando este dito popular é muito comum que hoje as pessoas apontam diversos problemas na vida delas( eu sei que muitos são difíceis de se superar e que cada pessoa tem um tempo de reflexão e de por em prática essa reflexão sobre mundo interno vs mundo externo, coração vs razão e assim vamos) e quando se falam em problemas tudo se vem as outras pessoas aos lugares, enfim diversas causas não sendo a própria pessoa.

Então pensem bem mais uma vez ,será que você não está sendo EGOCÊNTRICO DEMAIS E MENOS HUMILDE a ponto de culpar ao próximo sobre a falha do seu sucesso do que muitas vezes parar,sentar e refletir sobre a própria falha em vez de culpar aos outros??

PENSEM BEM!

BOM DOMINGO A TODOS!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Sem estudo e sem nutrição= SEM RESULTADOS!












Estou mais uma vez escrevendo,com uma insonia de madrugada, mas que importa é a informação de que quero passar a todos os praticantes do treinamento com pesos, ou treinamento de força ou a popular musculação.
PRIMEIRAMENTE VOU ESCLARECER QUE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE BLOG NÃO SUBSTITUI AS INFORMAÇÕES DE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE ESPECIALIZADO,ANTES DE INICIAR QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA OU MUDANÇA ALIMENTAR CONSULTE O ESPECIALISTA.

Muito bem, estava no meu treino de cada dia que geralmente se dá por volta das 19 e 20 horas quando a minha observação realizada foi o tema deste blog que por mais que esteja MAIS DO QUE ELUCIDADO A INFORMAÇÃO O SER HUMANO AINDA PERSISTEM NO ERRO O QUE CONTINUA SENDO(ME DESCULPEM OS DISCIPLINADOS) BURRICE E FALTA DE PRIORIDADE!

Além do mais me choca ainda mais ler revistas sérias em nutrição e ver em sites como a Sociedade Brasileira de Osteoporose que esse índice aumentaram muito nos últimos anos e também o índice de OBESOS MÓRBIDOS  ou até mesmo a Síndrome Plurimetabólica que cada dia mais faz parte do dia-a-dia dos profissionais da saúde.

Bom voltando ao assunto do meu blog,pois eu olhando diversos praticantes e vendo que a MAIORIA NÃO TEM O MÍNIMO DE CONHECIMENTO DE DIVERSOS CONCEITOS COMO: CARGA,EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO, NOME DOS EXERCÍCIOS, QUAIS GRUPAMENTOS MUSCULARES ENVOLVIDOS NO EXERCÍCIO E EM PRINCIPALMENTE NUTRIÇÃO!

Eu posso não ser a pessoa mais sábia e correta do mundo quando o assunto é treinamento resistido,mas procuro sempre estar me informando ou sempre me atualizando sobre essas variáveis que fazem diferença, as  vezes como profissional de saúde vejo que tenho uma missão de passar conhecimento de saúde a todas as pessoas e ao mesmo tempo previnir diversas lesões, mas quando chego na academia que treino vejo que tem um bando de gente sedenta por resultados que se dependerem do DESCONHECIMENTO NUTRICIONAL E FISIOLÓGICO vão ser aquelas que completam a música da praça é nossa: mas na verdade que poderia ser o trecho: NO MESMO TREINO, A MESMA FICHA E A MESMA NUTRIÇÃO, TUDO É IGUAL NADA SE MUDA....E OS MEUS RESULTADOS AFUNDAM CADA VEZ É MAIS.

Pois é são aqueles que treinam fazem X anos e nada muda e ficam na mesma e ainda reclamam que no final a academia fazem eles perderem tempo...

Não vou falar sobre os erros de cargas,execuções,intensidades mal realizadas mas que é um erro gritante que dá vontade de falar ao camarada: amigo tu pode pegar 300kg no leg press e passar 5 minutos montando os 300 kg para executar 2 séries pífidas de 10 repetições, mas se tu não descer até o fim e subir até o fim e seu treino não for proporcional a sua alimentação, tu vai ser um obeso frustado ou um magrelo sem músculos,pois na academia se DESTROÍ(Músculos) E NA ALIMENTAÇÃO SE CONSTROÍ(Músculos),processo de Anabolismo e Catabolismo( fisiologia do exercício, conceito mais que básico!)

Se esse fosse o pensamento, a prioridade e o erro de assumir o próprio erro e começar a se interessar mais sobre o treinamento resistido mesmo quem seja de qualquer área, quem sabe seus resultados não começam a aparecer, quem sabe se de repente a famosa coxinha com coca-cola após o treino ou durante o lanche da tarde, ou aquelas bolachas industrializadas recheadas com chocolate contendo enormes quantidades de sódio que quando altamente ingeridas provocam desidratação não seriam aquelas responsáveis pela queda do seu rendimento??

Quem sabe se você pelo menos acessar o NSCA ou JISSN e jogar no google tradutor(inglês para português) e entender sobre técnicas de força e condicionamento físico e nutrição esportiva te faz abrir um pouco a mente sobre que a diferença não está apenas no treinamento per si(que são 10%) e sim a nutrição adequada no momento adequado(que corresponde a 80% de resultados e aumento da melhora na musculação)??

Portanto agora fica minha pergunta será que a academia não resolve nada ou é você que não quer saber a se adequar a nada e fica culpando os outros pela culpa de seu sucesso? Lembre-se nada acontece se não tivermos uma expectativa positiva sobre as situações correto??

PENSEM BEM!

Bom final de semana a todos vocês!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pré-Conceito sobre os ''musculosos'' e''musculosas'' parte 2

Alguns temas muitas vezes são freqüentemente visitados e vale muito a pena as vezes reescrever sobre determinados assuntos quando este é frequentemente comentado ou mais visto.
GOSTARIA DE AVISAR PRIMEIRAMENTE QUE ESTE BLOG NÃO TEM O INTUITO DE CONDENAR NINGUÉM SEJA ELE DE QUALQUER COR,CREDO,RAÇA,RELIGIÃO,PORTE FÍSICO OU QUALQUER OUTRA OFENSA QUE SEJA INTERPRETADA COMO UM PRÉ-CONCEITO ESTE POST É SOMENTE UMA OPINIÃO PODENDO SER INTERPRETADA DE QUALQUER E OUTRA MANEIRA POR OUTROS INDIVÍDUOS.
Muito bem, ando pesquisando e sou um pesquisador muito curioso em relação quanto que o treinamento resistido, ou a popular musculação, possa exercer não somente em indivíduos saudáveis e jovens, mas também em pessoas de meia-idade, 3ª e 4ª idade,grávidas,mulheres,homens,crianças e nisso cada vez mais pesquisas(NSCA,ACSM,JOAP e etc) vem sustentando de que o treinamento resistido é um dos melhores meios mais efetivos e seguros para todo e qualquer objetivo seja para reabilitação até para aumento de perfomance esportiva.


Sabendo disso, andei pesquisando também de que o Brasil é um pais que futuramente irá ter índices elevados de depressão, alcoolismo e obesidade(aliás me espantei ao saber que em 2008 a população obesa estudada na usp era de 43,3%, sendo neste ano tivemos um aumento de 5% ou seja 48% da população brasileira é obesa).

E disso pensei em novamente em escrever para os verdadeiros praticantes do treinamento resistido  de que esta por ser uma parcela muito pouca em torno dos 5%(ou até menos) eu posso citar até 2% dos quais 1% somente irá levar a modo sério como competição o outro poderá levar até como um estilo de vida ou um hobbie.
Destes 5% todos além disso sempre estão a par de nutrição esportiva,psicologia esportiva,bioquímica e fisiologia do exercício no treinamento resistido e até Eletromiografia(EMG) portanto é dessa pequena parcela do qual irei falar.

O artigo da Drª Marília Coutinho é realmente fantástico e muito mais do que explicativo de que a sociedade nos tempos de grécia antiga associava o culto ao corpo algo como próximo ao Deuses gregos,porém com a vinda da religião cristã o culto ao corpo começou ser uma coisa ''demonizada'' sendo que quem possuíse corpos muitos musculosos eram vistos como ''ignorantes'', ''brutamontes'',''monstros'' ou ''burros''.

Isso começou ter pré-conceito na época dos escravos dos quais tinham uma genética e o somatotipo perfeito para possuírem músculos hipertrofiados,definidos e fortes e nisso o homem branco começou a achar que estes homens providos de músculos eram desprovidos de informações e que não tinham capacidade intelectual ou alguma outra habilidade para desenvolver pois tinham músculos ''saltados'' e ''desenhados''.

Então desde dessa época todo e qualquer indivíduo que fosse forte e musculoso era associado como uma aberração da natureza,uma pessoa truculenta,ignorante(desprovido de informações).

INFELIZMENTE ESSE PRÉ-CONCEITO EXISTE ATÉ HOJE, vou falar sobre nos dias atuais em que vemos quanto é o pré-conceito da sociedade em relação aos musculosos visto que novamente posso afirmar que são apenas 5% da população.

Quando toda e qualquer pessoa ve uma pessoa com músculo automaticamente já vem a idéia a cabeça de que aquela pessoa está tomando ou já tomou esteróides(diferente de anabolizante pois anabolizante tem no feijão,arroz,frango porque participam do processo de anabolismo muscular se procurarem direitinho no pai dos burros anabolizante:substância que favorece o anabolismo e provoca aumento de peso e forças, caso alguém for comentar por favor façam o teste se alimentem 6x ao dia e depois me perguntam se em 12 semanas você não aumentou nem que seja 1kg em seu peso corporal de musculo ou 1kg quando realiza os exercícios), já começa a partir desse pré-conceito, conheço diversas pessoas não atletas e até atletas que não fazem o uso de esteróides e ainda tem um corpo que alguns dizem ''impossível'' de alcançar.

A sociedade como diz a música do lulu Santos caminha com ''passos de formiga e sem vontade'', muitas das vezes esses ''musculosos'' ninguém dá valor a pessoa o quanto estudou,varou a noite estudando sobre diversos assuntos na musculação,foi em site sérios, até fez cursos voltados somente para isso desde como satisfação pessoal até como utilizar em seu serviço (coitado dos personal trainers que ainda sofrem pré-conceito por serem ''musculosos'' e vistos como ''trogloditas'' ou dar o ''treino de maluco'').

Uma outra coisa também do qual a sociedade olha com pré-conceito é a alimentação dos quais eles realizam do qual muitas vezes olham com caras de espanto ou até dão risada ou sempre fazem piadinhas inúteis ou escrotas sobre que levar marmita é coisa de pedreiro e que comer essas ''gororobas'' fedendo....ou muitas das vezes alguma ida alguma festa ou balada ou seja lá que for e acabar os ''musculosos'' não comendo diversas comidas não pelo simples modo de rejeição da comida, é que muitas das vezes(exceto em off season) essas comidas ou bebidas ''tranqueiras'' pode não apenas acabar com o aspecto estético mas sim o aspecto da saúde desse indivíduo, alguma vez refrigerante,frituras e doces nunca provocaram diabetes??ISSN já ou JON já DU-VI-DO que alguém tem audácia de responder que não provocou pq tal pessoa bebe há x anos e nunca deu nada, ou que muitas das vezes reclamam dos ''pratos'' que são muito ''volume'' de comida e que isso não é necessário...calma o desabafo vai vir mais tarde...

E por último é sobre o corpo da pessoa, se está musculoso ou não,alguns acham feios,outros acham bonitos,outros já associam com drogas, outros com suplementos e muiiiitooosss poucos associam que este ''musculoso'' tem um conhecimento científico teórico e prático muito grande e que pode dar dica úteis a pessoas que desejam melhorar a perfomance na musculação.

Portanto fica meu desabafo dos que tem pré-conceitos aos ''musculosos'':

Vocês já pararam para pensar que vocês estão julgando a pessoa só pela aparência sem ao menos lhe conhecerem? Não me interessa se a pessoa usa drogas de aumento de perfomance esportiva ou não...mas já viu há quanto tempo a pessoa está dedicada a SO-MEN-TE melhores informações SÉRIAS CIENTÍFICAS(POIS INFORMAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR),alimentação fracionada e equilibrada e adequada a esta pessoa, treino sério para resultados não somente para a estética mas para a saúde.
Veja exames das pessoas ''musculosas'' de tudo de sangue,densitometria óssea,eletrocardiograma.

E outra se os(as) ''musculosos'' e ''musculosas'' querem ficar deste jeito é porque todos pensam primeiramente no benefício que vai causar futuramente e depois em estética.

Por último vamos falar uma frase do mestre Jesus: Não julgues para não ser julgado

Assim como obesos gostam de se alimentar de tudo que é alimento e diversos loucos com diversas manias que não gostam de serem criticados que já acham que tem pré-conceitos o mesmo digo para os ''musculosos'' e ''musculosas'', é que tudo há uma vantagem e desvantagem e com certeza a minha bandeira eu levanto: OS MUSCULOSOS E MUSCULOSAS COM CERTEZA IRÃO TER UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR E COM MENORES FATORES DE RISCOS DE SAÚDE DO QUE A SOCIEDADE SEDENTÁRIA...

PORTANTO MAIS UMA VEZ A PERGUNTA SERÁ QUE OS ''MUSCULOSOS'' OU ''MUSCULOSAS'' SÃO BURROS,IGNORANTES E FEIOS ESTETICAMENTE QUE NÃO IRÃO TER UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL?? PENSEM BEM JULGUEM PARA NÃO SEREM JULGADOS!

sábado, 7 de maio de 2011

Treinamento Resistido(Musculação) e alguns mitos

Estou aqui mais uma vez para desenvolver um tema que é uma dúvida constante de todo e qualquer entusiasta do exercício em principal do Treinamento Resistido ou popular ''musculação'', seja ele iniciante,intermediário ou avançado.

A vida é um constante aprendizado e nisso surgem várias dúvidas em principalmente da musculação, com certeza alguns professores de musculação ou outros profissionais envolvidos na área de treinamento resistido tenham ouvido alguns comentários absurdos.

MAIS UMA VEZ LEMBRAMOS QUE ESSE BLOG NÃO SUBSTITUI A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DE TREINAMENTO RESISTIDO E QUE ANTES DE INICIAR QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO.


Muito bem vou começar com certos mitos dos quais alguns chegam a ''assustar'' e outros chegam até serem absurdos de serem perguntados.

-Musculação machuca ou causa lesões?
Obviamente toda e qualquer atividade física que for mal orientada e mal realizada, não há dúvidas de que possa trazer uma lesão, estudos interessantes do Jornal de Medicina Esportiva disse que o atendimento de lesões causadas por atividades físicas 0,1% era de Musculação, já os 99,9% ram lesões de outras modalidades esportivas(futebol,rugby,volei,basquete,etc). Além do mais segundo Santarem,2010 o Treinamento Resistido ou a popular ''musculação'' é denominado exercício intervalado(que dá um determinado tempo de descanso) sendo assim é possível controlar as Sobrecargas(Aumento de função de um determinado orgão ou sistema) Cardíacas e Musculoesquelética, PORTANTO MUSCULAÇÃO É UMA ATIVIDADE FÍSICA SEGURA E EFICIENTE!


-Sou mulher, a prática da musculação vai me fazer ficar com músculos grandes igual aquelas mulheres de revistas?
O treinamento resistido pode ser usado para todo e qualquer objetivo sendo o do mais simples como promover a independencia da pessoas de suas atividades de vida diária até como aumento de perfomance em todo e qualquer esporte.
Não há dúvidas de que a musculação cause hipertrofia, porém apenas mulheres que fazem o uso REGULAR de esteróides anabolizantes , causam efeito de virilização na mulher dando-lhe um aspecto mais masculinizado, Fleck,Kraemer,2006 citam que desde que a mulher não tenha alguma desregulação androgênica ou utilizar esteroides anabolizantes, não tem e nem existe a possibilidade da mulher estar hipertrofiada ou popular ''musculosa''.

-Sou criança/adolescente, posso estar fazendo musculação?
O mito de que o treinamento resistido para crianças e adolescentes causem algum mal afetando assim o seu crescimento por acharem que as placas epifisárias estão em desenvolvimento é um mito, há diversos estudos mostrando que o treinamento para crianças e adolescentes(logicamente), se for bem acompanhado e orientado, não há perigo nenhum de ter riscos de lesões.

-Sou idoso,posso praticar a musculação?
PODE E DEVE! No processo de envelhecimento principalmente a partir dos 65 anos já perdemos em torno de 40 a 50% da massa muscular o que justifica a queda de idosos, a prevalência de doenças articulares tudo devido ao processo conhecido como SARCOPENIA, que além disso faz diminuir a FORÇA(que é a tensão muscular exercida no músculo) diminuindo assim a sua capacidade de erguer ou deslocar uma determinada massa(peso,compras,objeto) em uma determinada aceleração que é também diminuida favorecendo risco de quedas e aumento da dependência de vida diárias de idosos!


-Comprei 5 suplementos para ganhar massa muscular,ganharei massa muscular com esses suplementos?

Aí é onde está outro erro de praticantes de musculação,é colocar todo o crédito em suplementos achando que é o pó ou a cápsula mágica que irá te fazer em 1 dia lagartixa em jacaré,ESQUEÇA!
É lógico que suplementos tem a hora CERTA,para a pessoa CERTA! porem os suplementos não vão te dar os desejados músculos ou famosa queima de gordura que deixa seu abdômen ''trincado'', eles AJUDAM SOMENTE A TER UM TREINO MAIS INTENSO E SUPLEMENTAR(COMPLEMENTAR) A SUA ALIMENTAÇÃO, OU SEJA PRIMEIRO TENHA CERTEZA QUE ESTÁ SE ALIMENTANDO CORRETAMENTE(DIGO CORRETO DE 6 A 8 VEZES AO DIA, NÃO INGERIR NENHUMA PORCARIA DE SALGADINHOS,REFRIGERANTES,DOCES,FRITURAS,BEBER MUITA ÁGUA E BASICAMENTE COMIDAS COZIDAS OU QUE VENHAM DA PRÓPRIA NATUREZA) CASO( E NA CONDIÇÃO QUE DUVIDO QUE MUITOS CONSEGUEM)  TENHAM ISSO REGRADAMENTE PENSEM EM USAR SUPLEMENTOS,POIS ELE DÁ RECUPERAÇÃO MUSCULAR PERMITINDO UM TREINO MAIS INTENSO ALÉM DE CLARO COMPLEMENTAR A ALIMENTAÇÃO.


-Vi um treinamento de um fisiculturista famoso e o cara tem músculos enormes e é muito forte,ele disse que fez um treino Y que permite que fique grande e forte em menos de 1 mês,posso fazer esse treino?

Amigo(a),ESQUEÇA! O campeão que divulgou esse treino não botou na mente das pessoas: O TREINO FUNCIONOU PARA ELE, além disso ele tem uma equipe por trás dele: O nutricionista esportivo,o técnico ou preparador físico pessoal,o médico, o psicológo, o patrocínio,este campeão tem uma boa noite de sono e (IN)FELIZMENTE o uso de esteróides anabolizantes associado a uma genética privilegiada para ganhos musculares faz com que ele seja o Campeão, mas isso não significa que o Campeão possa divulgar que esse treino funciona para todo mundo, este treino(individualizado) aliado a nutrição e suplementação(individualizada),a genética e o uso de esteróides anabolizantes(individualizado) FUNCIONAM PARA ELE e NÃO PARA VOCÊ, ESTUDE E LEIA E APRENDA QUAL MELHOR TREINO PARA VOCÊ QUEM SEGUE É PATO FILHOTE NA LAGOA E NÃO SER HUMANO,PORTANTO ESTUDEM!


-Posso aliar musculação com outras atividades físicas como corrida ou boxe ou body qualquer coisa?

Com certeza, o treinamento resistido utilizado nos esportes servem tanto para o aumento da perfomance esportiva(aumentar força,potência) assim como também uma forma preventiva de lesões(músculos mais fortes=menos lesões), é logico se voce quiser aprimorar habilidades no boxe treine primeiro boxe,depois vá para a musculação, caso queira hipertrofia vá primeiro a musculação...

-Acabei de fazer meu treino de musculação, seu eu tomar banho meus músculos vão ''murchar''?


Uma pergunta totalmente de má linguas populares achando que o banho faz a pessoa ''murchar'' e perder todos os músculos que foram adquiridos na musculação,acontece que quando treinamos ocorre a proliferação de proteínas contrateis para favorecer o processo de transcrição e tradução das células satélites no qual ocorre aumento de tamanho(hipertrofia) e aumento de números de células(hiperplasia,ainda não tão elucidada em estudos) miofibrilares que fazem com que a célula fique ''entumecida'' e ''grande'', isso se chama hipertrofia temporária do qual alguns minutos ou horas depois desaparece.
O que vai favorecer a ter uma hipertrofia ao longo do treino é: treino pesado, alimentação pesada e descanso pesado( vai no termo popular mesmo pq já que ngm entende que é treino intenso e alimentação balanceada e especifica para o proprio individuo e tambem não tem descanso do treino e boas noites de sono é o termo pesado de dar ênfase a estes) 

-Estou grávida posso fazer musculação?

A musculação também é indicada para as grávidas, mas obviamente com certas restrições, exercícios de decúbito ventral(barriga para baixo) são contra-indicados a partir do 3º mês e obviamente cargas leves a moderadas,grau de esforço sub máximo para não ocorrer sobrecargas musculares e cardíacas evitando também a acidose metabólica induzida pelo esforço.

-Leg Press,Agachamento,Puxada por trás são exercícios proibidos?


Esse é um assunto dos quais passam em MÍDIAS E REVISTAS DESINFORMADAS QUANTO A INFORMAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TREINAMENTO RESISTIDO QUE ACHAM QUE CONDENANDO OS EXERCÍCIOS INCONDENÁVEIS VÃO LHE TRAZER SAÚDE SENDO QUE NEM SEMPRE EXERCÍCIOS AERÓBIOS COMO ESTEIRA E BICICLETA OU AULAS DE BODYQUALQUER COISA VÃO FAZER MILAGRES EM SEU CORPO.
É logico que se a pessoa já apresenta algum tipo de lesão prévia como alguma protrusão discal de cervical,lombar ou sacral, alguma lesão meniscal ou da articulação femoro-patelar, é óbvio que estes exercícios vão ter que sofrer modificação até ao ângulo de conforto que é adequado ao indivíduo, mas isso varia de pessoa para pessoa,mas não significa que terá que abolir esses exercícios do seu plano de treinamento, ainda mais quer exercícios mais funcionais do que supino,levantamento terra e agachamento?


Espero que alguns desses mitos possam ter ajudado vocês a desmistificar a musculação, afinal mais mitos sempre irão ter...mas a INFORMAÇÃO ESTÁ AÍ PARA ISSO!

Boa semana a todos!

domingo, 1 de maio de 2011

Afinal existem comidas que engordam?

Estou postando mais uma dúvida de diversos leitores que vem visitar meu blog e certos leitores que deixam alguns comentários que muitas vezes, me desculpe a sinceridade, NÃO IMAGINEM NEM O QUE ESTEJAM FALANDO.
SIM MEU CARO AMIGO A IGNORÂNCIA AINDA É ALIADA DA (DES)INFORMAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE DA OBESIDADE MÓRBIDA E ATÉ AO APARECIMENTO DE SIMPLES DOENÇAS ATÉ A DOENÇAS MAIS GRAVES.


VAMOS LEMBRAR QUE ESTE BLOG PRIMEIRAMENTE NÃO SUBSTITUI A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL E QUE NÃO ESTAREI CONDENANDO AQUELES QUE ESTÃO SEMPRE EM BUSCA DE CONSTANTE INFORMAÇÃO SEJA A NÍVEL DE SAÚDE COMO A NÍVEL DE QUALQUER TIPO DE SERVIÇO CASO VOCÊ FOR PROFISSIONAL DA SAÚDE,SEJA ELE ALIMENTAÇÃO PERSONALIZADA,TREINO PERSONALIZADO E INFORMAÇÃO PERSONALIZADA A FIM DE PROMOVER A SAÚDE  E O BEM ESTAR DO INDIVÍDUO.


Quando estamos falando de comida,estamos basicamente falando da nutrição que o indivíduo deva realizar para que pelo menos o alimento seja feito de simples propósitos: fornecimento de energia ao organismo para que este não pare e nas piores das hipóteses pare de funcionar e entre em óbito.

Já falei e já citei aqui em diversos posts de como que muitas vezes em uma cidade de São Paulo é difícil, MAS NUNCA IMPOSSÍVEL, realizar uma alimentação balanceada e adequada ao próprio organismo da pessoa e além do mais adequar ao próprio horário seu de serviço com alimentação,isso se chama NUTRICIONISTA e além do mais independente quem diz que não tem tempo de nada eu tenho 2 contra-argumentos:


1º argumento :O dia tem 24 horas, você trabalha:
-8 horas ou dependendo de alguns até 12 horas
-2 horas é o tempo médio gasto no trânsito de São Paulo
-3 horas é o tempo de estudar e se atualizar sobre o serviço seu ou algum outro conhecimento,ou dar atenção a sua família caso tenha(cozinha,filhos,faxina,etc)
-1 HORA você tem para praticar atividade física( tirando 1 hora caso more longe da academia ainda sobre 1 hora)
-1 hora= 60min portanto
-8 horas temos para uma boa noite de sono


2º: mesmo aquele que trabalha em escritório,é médico,advogado, chefe de empresa ou qualquer coisa que for: 15minutos é o tempo necessário para se fazer uma refeição portanto em 8 horas de serviço da para realizar 4 refeições ao longo do dia e além do mais CLIENTES E PESSOAS ESPERAM, OU VOCÊ ACHA QUE VALE A PENA FAZER UMA HORA EXTRA A MAIS OU AGRADAR AO CLIENTE/CHEFE  EM TROCA DE UMA BOA GRANA MAS QUE NO FUTURO(NÃO MUITO LONGE), DIVERSAS DOENÇAS E UM POSSÍVEL AFASTAMENTO DE TRABALHO POR CONDIÇÕES DE SAÚDE ?
PENSEM BEM,VEJAM AO REDOR, MUITOS SE QUEIXAM DA FALTA DE TEMPO,MAS TOMAR ''CAFEZINHO'' NO SERVIÇO,FOFOCAR NO SERVIÇO E JOGAR CONVERSA FORA,FUMAR,FAZER HAPPY HOUR COM AMIGOS TEM TEMPO? PENSEM NISSO!


É  lógico que cada caso deve ser analizado,porém conheço poucas(mas que posso dizer muitos) que realizam 6 refeições ou ate 7 ao dia e ainda por trabalharem 12 horas ainda tem tempo de treinar, alguns com inveja pode até dizer ''ah mas aí o fulano era,ou foi, fisiculturista'' mas aí eu replico: mas independente de tudo eles influenciam os clientes e as pessoas a praticarem atividade física e adotaram atividade física como uma forma de manter sua saúde...pegue exemplo de Pelé,Raí...preciso falar mais alguma coisa?

Bom coisas a parte vou para a principal pergunta do post:
Existem certos mitos que acercam a nutrição e que muito mal estudados ou divulgados por pessoas (DES)informadas acabam usando a internet como um meio de além de ganhar dinheiro é para passar informação aos trouxas(desculpem o palavrão) que determinada comida vai engordar ou determinado produto vai engordar ou vai emagrecer o que puro e simplismente seria MARKETING para vender o próprio peixe.

É inegável que certas comidas como refrigerante,doces,comidas industrializadas contenham elementos químicos adicionados para darem um sabor e conservar o sabor e que além disso não vale a pena citar todos os elementos químicos citados,mas sabemos que comidas industrializadas em geral contém além de quantidade enorme de sódio um elemento químico que neutraliza ou diminui a ação do cromo provocando assim resistência a insulina e levando a diabetes, assim como o sódio em excesso leva a hipertensão.

Vamos lembrar de alguns rótulos de salgadinhos que dizem é impossível comer um só??Então lembrem disso e além do mais lembra quanto que custa um pacote qualquer de salgadinho ou refrigerante?

Pois é temos 2 coisas envolvidas aí: O EXCESSO DA COMIDA INGERIDA POIS É UMA QUÍMICA  ADICIONADA QUE FAZ COM QUE TENHA O SABOR DE ''QUERO MAIS'' E O PREÇO BARATO FAZ COM QUE NA FOME TAMBÉM O INDIVÍDUO CONSUMA PARA ''MATAR'' SUA FOME.

E então açúcares em excesso são ingeridos,elementos químicos industrializados ingeridos e nisso o organismo entra naquilo que chama Balanço Calórico Positivo ou seja há um consumo maior de alimento advinda da alimentação mal organizada ao longo do dia e isso o organismo fica com excesso de calorias ingeridas convertendo o excesso em energia armazenada para ''usa-la em situações ditas extremas''.

Então não há alimento ''mal'' ou alimento ''bom'' o que existe é a moderação, NÃO CONFUNDAM QUE SE CORTARMOS REFRIGERANTES VAMOS PARAR DE ENGORDAR, O QUE NECESSITAMOS NA VERDADE ALÉM DA MODERAÇÃO É INFORMAÇÃO...

CONTRA A IGNORÂNCIA INFORMAÇÃO SEMPRE!


SE LIGUEM,ANTES DE CONDENAR QUALQUER COISA AO MENOS FAÇAM UMA PESQUISA PROFUNDA EM RELAÇÃO A NUTRIÇÃO E AS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS!


BOA SEMANA A TODOS!

O que eles não passam é de que há novamente o Balanço Calórico Positivo e Balanço Calórico Negativo que com ou sem atividade física vai determinar a quantidade de energia acumulada ou não e assim ela ser utilizada para mais tarde em situações mais ''extremas''...ja foi explicado no post anterior o que significa isso, mas para quem não pratica atividade física fica o conhecimento( e não dica,pois quem dá dica são as literaturas científicas sérias não revistinhas de 1 real por aí que dá a dieta do abacaxi), quando falamos em termos de saúde o organismo quando acumula muita energia através da alimentação