Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

FAQ: Treino há muito tempo e não encontro resultados

Uma dúvida muito comum(FAQ) vista em revistas sobre o treinamento de força seja ele para qualquer objetivo seja ele para a perda de massa gorda seja para o ganho de massa magra as perguntas nunca mudam: Treino há X anos(por média 1 ou 2 anos) e não estou emagrecendo ou ganhando massa muscular o que devo fazer?

LEMBRANDO QUE ESTE BLOG NÃO SUBSTITUI A ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE,CONSULTE ANTES UM PROFISSIONAL DE SAÚDE ANTES DE INICIAR QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA.

Vemos essa pergunta constantemente em pessoas que fazem academias há anos e parece que a pessoa continua a mesma coisa quando entrou ou até pior,seja a pessoa obesa seja a pessoa magra mas por que isso acontece?
Quando entramos na academia ou quando iniciamos qualquer atividade física estamos cansados/carecas de saber que a orientação dos profissionais nos dão: Se alimente bem com uma alimentação balaceada e fracionada,faça atividade física e durma de 8 a 9 horas por dia, hora isto é fácil mas por que na teoria é uma coisa e na prática é outra coisa?

A todas as pessoas que vão a academia, já repararam o quanto as pessoas tem a mentalidade de quanto mais exercício melhor,quanto mais esteira mais emagrece e que quanto mais intenso o exercício mais massa muscular irá ganhar e que fazendo o exercício que lhe passaram vai funcionar porque o outro tamb´pem fez o mesmo treino e cresceu? BULLSHIT!

A maioria( salvos 1 ou 2% que são estudiosos sérios em relação a fisiologia do exercício do treino resistido) não tem INFORMAÇÃO CORRETA SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA,FISIOLOGIA DO ESPORTE VOLTADA AO TREINO DE FORÇA E NISSO OCORRE O NÃO APARECIMENTO DE RESULTADOS E TAMBÉM O(ME PERDOEM) EGOCENTRISMO FAZ PARTE DO SER HUMANO MAS POR QUE ISSO?

Oras quando não tem resultado vamos ver onde está os erros mais comumente realizados: ALIMENTAÇÃO E TREINO INADEQUADO.

E mais uma vez por que o egocentrismo? Pela simples questão é muito mais fácil você ''seguir'' uma vida ''fácil'' de tudo rápido e prático do que se ''sacrificar'' de abrir mão de ''boas'' coisas.
Já ouviu falar aquela palavra famosa de NO PAIN,NO GAIN? Isso tem além de mais de um sentindo do que falar que sem dor(muscular) durante o exercício,não há depletação de glicogenio muscular e ATP-CP com aumento de ácido láctico e depois processo de anabolismo com a recuperação(alimentação,suplementação,descanso) ou seja SEM SACRIFICÍOS, NÃO TERÁ GANHOS!
Alguma vez alguém conseguiu comprar uma casa,um carro,uma roupa,um brinquedo seja qualquer coisa sem Sacrifício? NÃO TIVEMOS QUE ''RALAR'',FAZER HORAS EXTRAS, FAZER MAIS TRABALHOS E SEPARAR UM TEMPO PARA PODERMOS COMPRAR O QUE QUEREMOS? O MESMO OCORRE COM NOSSO CORPO:

-A alimentação provem macronutrientes(carboidrato,proteínas e gorduras) e micronutrientes(vitaminas e sais minerais) necessários para fornecer ao nosso corpo energia,poupar glicogênio,manter nossos hormônios em estado de anabolismo,resistir a processos de alta intensidade como o exercício e mexer de forma positiva com a termogenia do alimento aumentando assim nosso metabolismo sendo possível ganhar mais massa magra e perder mais massa gorda,bacana né?
Porém 98% sabe da boa alimentação mas INFELIZMENTE NÃO SEGUE E DEPOIS RECLAMAM QUE NÃO TEM RESULTADOS...Vamos lembrar que a Alimentação faz parte de 90% de Resultados seja para qualquer objetivo.

-O treino com alta intensidade provoca um estado de catabolismo gerando assim no repouso entre séries o anabolismo restaurando os níveis de ATP-CP ou estimulando também a glicose anaeróbia,por isso que sempre a variação entre séries e número de repetições e o próprio treino tem que ser mudado para evitar que o corpo entre em homeostase(equilibiro interno) para o treino

Então como trazer a parte do trabalho para a musculaçao(treino de força) a prática?
 No treino de força isso seria igual ao trabalho, dedicamos 1hora ao treino e temos que estarmos ''estudados''(melhor dizendo alimentados e por último suplementados) para que o músculo aprenda que durante seu trabalho ele se esgote para que no descanso ele se recupere para um trabalho mais intenso e mais pesado que o dia anterior.

Então por que novamente o ser humano é egocêntrico?
Novamente pensem seira muito mais fácil abrirmos um pacote de ''tchoudritus'' e ''pouta tola'' do que acordar 1 hora antes do horário de sair de casa e preparar frango desfiado,atum sem óleo,omelete só com clara?
Seria muito mais fácil ficarmos sem beber por que a bebida ''descontrai'' e deixa ''mais solto'' quando é ingerida?
Seria muito mais fácil ficarmos sem os doces ou frituras?
Seria muito mais fácil deixar a novela,televisão de lado ou o programa favorito e treinar durante 1 hora?
Seria muito mais fácil suar,senitr dor muscular tardia e trocar de treino?
Seria muito mas fácil se alimentar 6x ao dia,dormir 8 a 10 horas e treinar 1hora 4 vezes ao dia?
Não né seria muito mais fácil culparmos trabalho,família,esposa,filhos,marido,chefe, fazermos ''aquele'' doce ou tomarmos ''aquele'' refrigerante do que sacrificar nossa vida ao treino,alimentação e descanso...

Pelo menos alguns desses 98% já foram o Nutricionista? Já revisaram seus planos alimentares? Já descobriram que vocês mal tomam café da manhã,não comem nada durante a tarde e no final da noite se empaturram de comida ou até antes do treino come alguma coisa? pois é se eu disse que alimentação é 90% dos seus resultados então por que não encontram resultados??

Pensem bem nisso,é muito mais fácil colocar a culpa nos outros do que em nós mesmos né...afinal SEM SACRIFÍCIOS,SEM RESULTADOS, LOGICAMENTE NÃO PEÇO A NINGUÉM DEIXAR DE TER A VIDA SOCIAL, MAS PELO AMOR DE DEUS CUIDEM DE SUA ALIMENTAÇÃO E TENHAM PACIÊNCIA POIS MÚSCULOS E RESULTADOS NÃO VEM DO DIA PARA A NOITE É NECESSÁRIO PERSISTÊNCIA,CONHECIMENTO E PACIÊNCIA CASO CONTRÁRIO VOCÊ IRÁ SER MAIS UM A DESISTIR, ACREDITE EM VOCÊ EU QUERO,EU POSSO EU CONSIGO!

ABraços a todos

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mike Tyson: Um exemplo da falha da psicologia esportiva


Está aí um ótimo exemplo do qual a psicologia esportiva acabou falhando em alguns aspectos quando se trata de um dos maiores lutadores de boxe do mundo do qual pela sua categoria(peso-pesado acima de 100kg) tinha uma agilidade de um peso-pena do qual muitas vezes derrubava seus adversários no máximo no terceiro round e muitas vezes oponentes maiores do que eles seja em largura como porte físico.
Mike Tyson como visto em seu próprio filme e documentário teve uma infância não muito boa,pois morava em um bairro pobre Bronx ,foi abandonado pelo seu pai aos 2 anos de idade e por praticar desde pequenos até grandes delitos,essa era forma que vivia, foi parar no reformatório aos 11 anos e nisso estimulado e orientado para iniciar boxe e com 13 anos de idade Sílvio Freitas descobriu seu talento e quando entrou para o boxe olímpico um treinador e seu futuro mentor estava para vir.

Cus'D Amato: esse era o nome de seu mentor e treinador que serviu como uma família por completo para Mike Tyson,este foi responsável pelas grandes vitórias do lutador durante toda sua carreira e todas as partes seja treinos físicos quanto mental foi devida ao grande técnico do lutador Mike Tyson,mas quando ele morreu víamos Mike Tyson também afundando mas isso devido a falta de um psicólogo do esporte voltado para o boxe.

VAMOS LEMBRAR QUE ISSO NÃO PASSA DE UMA OPINIÃO VISTO QUE MINHA FORMAÇÃO ESTÁ VOLTADA PARA A PREVENÇÃO DE SAÚDE E ORIENTAÇÃO SOBRE ESTA NO TREINAMENTO RESISTIDO.

Mas por que afinal Mike Tyson necessitava da psicologia esportiva?

Bom primeiramente vamos lembrar da infância de Mike Tyson não foi nada fácil pois primeiro foi abandonado pelo pai e a mãe jamais ouviu se falar e além do mais até seus 11 anos viveu do crime,quando se vive no mundo do crime o indivíduo está sempre no meio de drogas,dinheiro e armas que combinadas com ambição mais necessidade se leva a tornar uma pessoa agressiva que pode levar a cometer desde de pequenos até grandes delitos.
O ambiente foi infuenciado pelo lutador que por necessidade vivia do crime, para todo e qualquer indivíduo que pratica crime muitas vezes sabemos que ele sofreu abusos psicológicos ou  físicos seja na cadeia ou seja na rua ou por família e muitas vezes sua personalidade é violenta por querer manifestar toda a raiva e de um modo ou de outro chamar a atenção do público pois quando o individuo é preso, a atenção do público é grande e voltada  para o indivíduo que praticou tal crime.
Muitas vezes a GRANDE MAIORIA dos ateltas de boxe vieram de uma região muito pobre e escolheram o boxe não para se sentirem mais fortes para as brigas mas sim por alguma forma de 2 coisas : SER ALGUÉM FAMOSO E CHAMAR A ATENÇÃO DE UM MODO POSITIVO MOSTRANDO A FAMÍLIA/AMIGOS/NOIVA(O) QUE O ATLETA FOI ALGUMA COISA IMPORTANTE NA VIDA.

Mesma coisa ocorria com Tyson, Cuz sabia de sua personalidade agressiva e da sua cabeça mentalmente perturbada, com certeza ele foi um ótimo atleta porém faltou parte da psicologia esportiva para sua preparação pelo atleta ter confiado a vida em Cus D Ammato que quando morreu toda sua esperança na vida se foi e o Atleta começou enfrentar problemas de drogas+mídias+ pressão de ser o melhor.

Mas aonde a psicologia esportiva poderia ter atuado?

1ºNa aceitação de Tyson em relação ao abandono de seu pai e nunca ter conhecido sua mãe
2ºNa aceitação da morte de seu treinador e mentor Cus D Ammato
3º Na mudança de sua vida e principalmente de amigos que eram de suas vidas passadas
4ºNa melhor administração como lidar com o dinheiro(pois quem vivia miseravelmente e ganha horrores de dinheiro não tem boa admnistração com o dinheiro)
5º Na agressividade de Mike dentro e fora dos ringues
6º Educação sobre as drogas ilícitas

A Psicologia poderia ter atuado nesta parte, Mike era um excelente atleta e até por si só dominava a psicologia esportiva usada no boxe ele sabia de cada movimento do atleta e sabia explorar a fraqueza do adversário atleta.
Mas realmente o que faltou para Tyson não ter atuado mais como melhor boxeador?
-Morte do seu mentor e uso de drogas fez sua carreira afundar cada vez mais
-Amizade inadequadas que se aproveitaram de seu dinheiro e fama para lhe afundarem cada vez mais

Enfim essa foram a falha da psicologia esportiva que hoje graças a deus tem sido eficaz para um campeão ir ao pódio pois afinal ATLETA NÃO NASCE É CRIADO E NO FINAL DAS CONTAS MENTE PREPARADA CONDUTA ADEQUADA É PODIO NA CERTA!

Bom é isso ae galera boa semana a todos!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os esteróides é aquele que faz o físico perfeito?Parte 2



Novamente um post do qual muitas vezes recebo e-mails ou comentários relacionados a estes posts sejam eles de entusiastas do exercício quanto atletas profissionais.
MAIS UMA VEZ QUERO LEMBRAR A TODOS OS LEITORES DO BLOG QUE ESTE(BLOG) NÃO INCENTIVA O USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES E MUITO MENOS FAZ ALGUMA APOLOGIA A ESTE, O LIVRE ARBÍTRIO É LEI DIVINA INDEPENDENTE DE QUALQUER RELIGIÃO E CABE AO INDIVÍDUO EXERCER SEU LIVRE ARBÍTRIO.
VAMOS LEMBRAR QUE NÃO ESTOU NESSE BLOG PARA MASSACRAR QUEM FAZ O USO,QUEM IRÁ FAZER E QUEM JÁ FEZ OU QUEM ALGUM DIA PENSA EM FAZER,O INTUITO DESSE BLOG É MERAMENTE EDUCATIVO E QUE ESTE BLOG AINDA NÃO SUBSTITUI A ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL E MÉDICA.
LEMBRANDO MAIS UMA VEZ QUE O DONO DESSE BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA POR TODA E QUALQUER AÇÃO PRATICADA PELO LEITOR.

Muito bem após ter dado o recado vamos primeiro falar que nesta foto(raro de se achar) temos 2 fisiculturistas profissionais na época de 1950 era onde os esteróides ainda não faziam parte do fisiculturismo e que os 2 fisiculturistas são George Eifferman e Clarence Ross.
Após ter pesquisado sobre os esteróides nos esportes,ler blogs e reunir informações preciosas de profissionais renomados novamente fica esta questão é o esteroídes que constroí o físico perfeito?
Quando estamos falando seja ele de esportes,seja ele de modo recreativo eles estão sempre envolvidos, mas por que ele vem sendo um problema tão grande quanto drogas lícitas como cigarro ou bebida alcólica citada por Santarém,2002 ?
Por diversas questões um indivíduo quando irá competir ele tem de fazer parte por que ''sabe'' que irá ficar para trás caso não fizer o uso,ou por que ''acredita'' que esta seja a droga para ele ''pular'' mais alto,fazer o melhor do ''home run'',correr 1s a ''menos'' ou ficar mais com volume muscular e mais definição muscular ao mesmo tempo, já o usuário recreativo quer usar muitas vezes para o ''verão'' ou para o ''carnaval'' ou para o ''ano novo'' para ficar ''em forma'' para toda e qualquer estação que tenha que ficar com as partes do corpo exposta como tronco e pernas.

Mas aonde está o problema? Está também em diversos lugares no mundo dos esportes:
- seja ele a nível internacional ou nacional e independente da educação(se for diplomado o atleta,a equipe que cuida do atleta ou não diplomada) além de não ter um investimento necessário sobre medidas anti-doping(não só apenas enviar cartas para atletas para notificar quais substancias proibidas ou testes surpresas, mas sim educá-los sobre as substancias proibidas) tem a questão também de uma coisa também da não aceitação no grupo de atletas que chega a ser um problema também nos exercícios recreativos, como exemplo o famoso '' se vc não usa eu uso,eu pulo, muito similar de quando éramos crianças e aparecia aquele comercial eu tenho você não tem,nos impondo comprar a caneta para sermos {poderosos}'' mesmo ocorre com o uso de esteróides.
-no mundo dos esportes todo e qualquer atleta tem já uma mentalidade fechada em relação ao uso de esteróides,já que este mais uma vez não tem a aceitação de que a susbtância faz mal(mesmo doses pequenas a longo prazo) ou prefere arriscar sua vida para ganhar dinheiro e ficar famoso e nisso SE(na condição de) muitas vezes conseguir.
Um exemplo interessante era de Bob galluci um exemplo PERFEITO DE GENÉTICA ALIADO COM MUSCULAÇÃO E NUTRIÇÃO ESPORTIVA que NAS ERAS DOS USOS DE ESTEROÍDES(1960) FOI UM DOS ÚNICOS QUE SE MANTEVE LONGE DE DROGAS E ESTE MESMO RELATA QUE VIU DIVERSOS AMIGOS MORREREM EM CONSEQUENCIA DOS ESTERÓIDES QUE PODERIAM SER GRANDES FISICULTURISTAS OU OUTROS GRANDES FISICULTURISTAS ADQUIRIREM UMA SAÚDE MUITO RUIM SEJA ELA DE RIM,FÍGADO,HIPERTENSÃO,CÂNCER E ETC.

Já o problema no mundo do exercício recreativo:
-Novamente temos a questão da não aceitação do grupo, que muitas vezes ESTES DESPROVIDOS DE CONHECIMENTOS BIOQUÍMICOS,FISIOLÓGICOS E NUTRIÇÃO VOLTADOS TODOS AO ESPORTE não aceitam o ''frango'' no grupo deles e ainda preferem se injetar ou tomar substâncias do que comerem 7x ao dia,evitarem baladas,cigarros,bebidas,guloseimas e etc.
-Como mencionei acima a maioria dos praticantes de atividade física que fazem ou já fizeram ou irão fazer o uso já produzem diversas justificativas para não justificarem o próprio erro como o famoso ''todo fisiculturista toma esteróide e vou ficar igual a ele'' ou ''não pego tanto peso quanto pegava quando era mais novo'' ou ''quando a idade chega a força diminui''  e este usuário NÃO ACEITA E NÃO QUER ADERIR AO PROGRAMA DE FAZER UMA ALIMENTAÇÃO DE 7X AO DIA EM PEQUENAS QUANTIDADES DE 3 EM 3HORAS(CLARO PORQUE É MUITO MAIS FÁCIL E PRÁTICO TOMAR GALÕES DE ESTERÓIDES DO QUE ACORDAR 1 HORA ANTES PARA PREPARAR A MARMITA DO DIA A DIA) ,DORMIR DE 8 A 10 HORAS POR DIA E TREINAR COM ALTA INTENSIDADE ATÉ A FADIGA CONCÊNTRICA, muitas vezes a MAIORIA DESCONHECEM TODOS ESSES TERMOS E ALÉM DO MAIS NÃO CONHECEM INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA O QUE COM SÓ ARTIGOS E LEITURAS DE LIVROS FACILMENTE PODEMOS COMPREENDER O PROCESSO QUE ENVOLVE A HIPERTROFIA E OUTROS TIPOS DE TREINOS, mas como ainda tem povo que não entende toda a FISIOLOGIA POR TRÁS DISSO ELES ENTÃO PASSAM A TER A ILUSÃO DE QUE ESTERÓIDES FAZEM MILAGRE.
- Se você pegar todo e qualquer que utiliza esteróides pelo menos tenho certeza que 99% ou não se alimenta direito ou não dorme direito ou não treina direito e pior de tudo desconhecem todo processo envolvido na musculação achando que lá ele cresce e que só é para comer antes de treinar(e ainda para me desculpem os mais burros que estão lendo aqui acreditarem nisso porra aí vai estudar) ler por não ser da área de saúde é uma coisa mas compreender para quem não é da área de saúde é outra coisa, TOMEM COMO MEU EXEMPLO SOU FISIOTERAPEUTA TENHO UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA A REABILITAÇÃO E PARA A FISIOPATOLOGIA, NÃO PARA PESSOAS SAUDÁVEIS,MAS PESQUISEI E ATÉ HOJE ENTENDO OS PROCESSOS DA FISIOLOGIA,BIOQUIMICA E NUTRIÇÃO DO ESPORTE E POSSO APLICA-LOS EM QUALQUER RAMO SEJA SAÚDE SEJA EM DOENÇA E MINHA FORMAÇÃO NÃO JUSTIFICA QUE MESMO SENDO DA SAÚDE TENHO QUE ESTAR SEMPRE ESTUDANDO FISIOPATOLOGIAS.
-Por último novamente a mesma pergunta por acaso MAIS UMA VEZ vocês sabem o que é se alimentar bem?sabe o que é dormir bem?sabe que é treinar dando seu sangue por isso? bom pelo menos 3 dessas coisas RARAMENTE TODOS SABEM e que vemos é MUITOS PECAREM NESSAS 3 PARTES E DEPOIS QUER QUE VENHA RESULTADO DA ONDE DO CÉU? Se sua genética for uma voltada para ser um ''alienígina'' ótimo caso contrário...ESQUEÇA!!

Afinal ainda fica esta pergunta se realmente os estróides fazem o físico perfeito?

Vejam as fotos de George Eifferman quando já aposentado do esporte(1ª foto esquerda), Clarence Ross tudo fisiculturista da era pré-esteróides,vamos lembrar que naquela época:
1ºFisiculturismo era coisa de ''Maluco''
2ºOs atletas eram fisiculturistas e ao mesmo tempo powerlifters ou faziam feitos de força e baterem recordes incríveis
3ºOs atletas não viviam do fisiculturismo e trabalhavam em empregos de períodos 12 por 36 ou integrais
4ºOs atletas treinavam por intistinto,não existiam planilha de treino e divisão( A,B,C,D e essas letras malucas) e além do mais não tinham conhecimento fisiológico esportivo
5ºOs atletas se alimentavam através do instinto também E LEMBRE-SE QUE NAQUELA ÉPOCA NEM EXISTIAM SUPLEMENTOS NEM MUITO MENOS ESTERÓIDES
6ºOs atletas durmiam de 8 a 10 horas por dia sendo que naquela época não se comentava muito sobre a biologia do sono
7ºNutrição voltada ao esporte não era muito comentada e muito menos conhecida pelos atletas

8ºFisiologia Esportiva não era muito comentada não era muito comentanda e muito menos conhecida pelos atletas
9ºArtigos voltados para o fisiculturismo eram raramente publicados e eram de acesso restrito ao público
10ºNão existiam técnicos ou instrutores voltados para o fisiculturismo,era ainda um esporte solitário sem ajuda de ninguém onde o instinto de treino,alimentação(apenbas alimentação pura sem suplementação no máximo clara de ovo) e descanso eram feitas pelos próprios atletas fazendo dando importância e início de estudos a Individualidade Biológica.

Depois de eu ter dado 2 mãos cheias de razões e ter postado a foto DE ATLETAS COM O PADRÃO DE FISICULTURISMO NATURAL E QUE AINDA ATÉ HOJE É UM DOS TRIBUTO A SEREM ALCANÇADOS PELOS ATLETAS SEJAM ELES NATURAIS OU NÃO, VAMOS LEMBRAR QUE ESTES ATLETAS NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIAM WHEY PROTEIN OU NANO VAPOR, OS ATLETAS NÃO CONHECIAM A NUTRIÇÃO VOLTADA AO FISICULTURISMO(NÃO EXISTIAM DIETA PRÉ COMPETIÇÃO,FORA DE COMPETIÇÃO) E NÃO EXISTIAM TREINOS MÚLTIPLOS(SISTEMA BULK,TECNICA ROUBADA,TRI-SET,BI-SET E ETC) E ALÉM DISSO ESSES ATLETAS FACILMENTE TINHAM 47cm até 49cm COISA QUE UM FISICULTURISTA NÃO NATURAL DE HOJE EM DIA TENHA(não vou dar exemplos mas existem).

Então novamente,olhem para as fotos,reflitam,pensem e vejam realmente Os esteróides fazem o físico perfeito?

Lembrem-se Informação é sempre poder!

ABRAÇOS A TODOS E BOA SEMANA COM MUITA SAÚDE!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Aproveitando bem os seus suplementos

Se é uma coisa que muito praticante do treinamento resistido adora tirar dúvida é de como aproveitar ao máximo da suplementação para que possa ter resultados.
APESAR DESSA INFORMAÇÃO CONTIDA NESSE BLOG ELA AINDA NÃO SUBSTITUI UMA BOA ORIENTAÇÃO DO NUTRICIONISTA,PORTANTO ESSA É APENAS UMA MERA INFORMAÇÃO BASEADA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO PUBMED,JOURNAL OF STRENGHT AND CONDITIONING RESEARCH,JOURNAL OF APPLIED PHYSIOLOGY,INTERNATIONAL SPORTS NUTRITION E AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE TUDO SÃO ARTIGOS DE CATEGORIA ''A''  OU SEJA INFORMAÇÃO É PODER,ANTES DE SAÍREM TOMANDO QUALQUER SUPLEMENTO É IMPORTANTE QUE FAÇAM UMA ANÁLISE PROFUNDA DOS ARTIGOS!

Muito bem,após ter dado este recado vou falar o que seria importante para melhorarem os resultados:

1-VAMOS LEMBRAR PRIMEIRAMENTE,MUITO MAIS IMPORTANTE QUE: A PALAVRA SUPLEMENTAÇÃO DO DICIONÁRIO VEM DA PALAVRA COMPLEMENTAR,ADICIONAR PORTANTO NADA MAIS IMPORTANTE QUE UMA ALIMENTAÇÃO CORRETÍSSIMA(novamente a importancia do nutricionista) DO QUE COMEÇAR A SUPLEMENTAÇÃO, AINDA O PLANO ALIMENTAR CORRETO SÃO 90% DE SEUS RESULTADOS OS OUTROS 5% SÃO TREINO E OUTROS 5% SÃO BOAS NOITES DE SONO.

2- Não existem um tipo de marca perfeita para melhores resultados, o que existem na realidade são diversos tipos de empresas de suplementos com um único objetivo só prover do melhor que a ciência esportiva do treinamento resistido possa oferecer através da suplementação( calma já iremos chegar como aproveitar os suplementos).

3-Um dos suplementos muito mais comentados em todo o mundo seria o famoso Whey Protein, temos diversos tipos de whey protein: isolado,concentrado,hidrolisado e também temos a famosa caseína: uma espécie de whey protein com liberação gradual de proteína e outro tipo que seria também a albumina: conhecida pelos praticantes por darem muita flatulência.

4-Aproveitando melhor seu Whey Protein: Quanto mais caro o Whey Protein maior o processo da proteína mais pura obtida do soro de leite portanto temos em ordem de pureza: Hidrolizados,Isolados e concentrados, Quando ingerir Whey Protein: ESTUDOS INDICAM QUE(ISSN,ACSM,NSCA) UM BOM HORÁRIO PARA APROVEITAR UM BOM RESULTADO DO WHEY PROTEIN SERIA PÓS TREINO DE PREFERÊNCIA COM UM CARBOIDRATO SIMPLES(MALTO OU DEXTROSE) PARA FAVORECER O ANABOLISMO MUSCULAR.

PORTANTO SE INGERIR WHEY PROTIN SOZINHO OS ESTUDOS INDICAM QUE ESTE USARÁ A PROTEÍNA ABSORVIDA COMO ENERGIA E BAU BAU DINHEIRO GASTADO EM SUPLEMENTO POIS QUEM RECUPERA MÚSCULO E FAVORECE AO ANABOLISMO É O CARBOIDRATO ALIADO COM PROTEÍNA, O CARBOIDRATO RECUPERA OS NÍVEIS DE GLICOGÊNIO MUSCULAR POUPA A PROTEÍNA(evitando o catabolismo intenso durante o treino resistido,por isso de dietas baixas em carboidrato não servirem para o treino resistido) E ESTÁ EXTREMAMENTE LIGADO COM NÍVEIS DE INSULINA( um hormonio altamente anabólico que quando em alta ele favorece a lipólise e a distribuição de aminoácidos intracelulares) , JÁ A PROTEÍNA IRÁ FAVORECER AO ANABOLISMO FAVORECENDO AO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO E AUMENTO DO NÚMERO DE MIOFIBRILAS AUMENTANDO ASSIM DE TAMANHO E DE NÚMERO DE CÉLULAS MIOFIBRILARES.

5- Suplementos derivado de Carboidratos( como Dextrose ou Maltodextrina) durante o treino a cada 20min também é uma estretégia para também favorecer ao anabolismo evitando o catabolismo durante o treinamento

6-Por último A ALIMENTAÇÃO TEM QUE SER EXTREMAMENTE REGRADA PARA DEPOIS SUPLEMENTAR e ainda mesmo que há diversos outros suplementos como NOXPLODE,ZMA,AMINOÁCIDOS, OS MELHORES SUPLEMENTOS QUE SÃO FONTES DE UM BOM ESTUDO E RESULTADOS PUBLICADOS(ISSN,PUBMED,NSCA,ACSM,JAP) SÃO WHEY PROTEIN,MALTO OU DEXTROSE E LEUCINA.

7- O ÚLTIMO E COMO SEMPRE PRIMEIRAMENTE ALIMENTAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR, NÃO ADIANTA ENXER O RABO DE SUPLEMENTO E SE ALIMENTAR MUITO RUIM E LEMBRANDO QUE INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA SEMPRE O QUE FUNCIONA PARA UM NÃO IRÁ FUNCIONAR PARA OUTRO

SE LIGA GALERA INFORMAÇÃO É SEMPRE PODER E FALTA DE INFORMAÇÃO NÃO É FALTA DE PROFISSIONAIS ADEQUADOS POIS TEMOS FONTES JÁ CITADAS NESTE BLOG DE ARTIGOS CIENTÍFICOS CATEGORIA ''A'' ENTÃO INFORMAÇÃO É PARA QUEM QUER NÃO PARA QUEM PODE!

Abraço a todos

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A má alimentação por falta de tempo,gravidez,casamento,menopausa,idade,tireóide,trabalho,remédios são fatores que engordam?

Quem segue meu blog,sabe que tem um post semelhante deste assunto,do qual é se os esteróides são condição necessária para construir um físico bom, agora está vindo um outro assunto também do qual é muito polêmico e que vem me incomodando a um longo tempo, primeiramente vou falar que este é um blog contido de informações de saúde e muitas vezes o profissional da saúde não deve esconder o que o paciente necessita para ter uma boa saúde e sim deve orientá-lo e caberá ao paciente seguir ou não o tratamento sabendo que as informações de profissionais de saúde SÃO DE CARÁTER CONFIÁVEL E BASEADO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS CATEGORIA A(PUBLICADOS E EXPERIMENTAIS) que no meu blog são informações de PUBMED,SCIELO,LILIACS,JOURNAL OF STRENGHT AND CONDITIONING RESEARCH,ACSM,JOURNAL OF NUTRITION, INTERNATIONAL INSTITUTE OF SPORTS NUTRITION,JOURNAL OF OBESITY SÃO DE CATEGORIA A, TODAS AS INFORMAÇÕES ANTES DE POSTAR LEIO TODOS OS ARTIGOS POSSÍVEIS E POSTO AQUI POIS INFORMAÇÃO É SAÚDE.
Pois bem em relação a esse assunto pensei muito mas muito antes de escrever pois sei que é dificil realmente quem tem obrigações de casa,família,trabalhos e etc conseguir conciliar treino,alimentação e descanso,DIFÍCIL MAS NÃO IMPOSSÍVEL.
Um assunto popularmente quando muito comentado seja em festa,seja em família,seja em trabalho,seja em casa é de que a pessoa anda engordando(dferente de ganhar peso pois peso corporal é acompnahdo de peso gordo e peso magro) e comumente temos as famosas 1000 desculpas:
-ah sabe que é trabalho muito tempo sentado e por isso que estou engordando
-ah sabe que é quando eu tinha 20 anos eu era um palito agora com 40 anos estou gordo(a)
-ah sabe que é quando chegou minha menopausa eu engordei demais
-ah sabe que é quando tive meu filho(a) engordei 20kg
-ah sabe que é quando eu me casei pesava (exemplo) 70kg hoje peso 100kg
-ah sabe que é quando o médico falou que eu estava com a tireóide baixa eu engordei muito
-ah sabe que é quando tomei remédios engordei muito

Alguma vez vocês já ouviram essas frases?
Assim como do ultimo post dos esteróides eu fico pensando comigo mesmo de todos esses que reclama muito do serviço,do médico,do remédio,da gravidez,do casamento,da idade,da menopausa muitos desses já pensaram como que andam sua alimentação?PÉSSIMA!
Primeiramente vem a questão de que novamente sempre eu priorizo no meu blog, INFORMAÇÃO, sem esta atraves de artigos científicos porque REALMENTE NINGUÉM ENGORDA DO NADA, e nada melhor que artigos científicos para exemplificar porque a epidemia mundial como Obesidade anda afetando a população e a resposta de autores de artigos científicos são UNÂNIME: MÁ ALIMENTAÇÃO!

Uma coisa muito simples de qual a população andam fazendo é de que não há a contagem de calorias de forma com que faça com que a pessoa ao longo do dia ingira mais de 4.000kcal que são estocadas em forma de gordura(uma das piores as viscerais) pois ingire mais caloria do que se gasta,isto é chamado de BALANÇO CALÒRICO POSITIVO, que para aumentar os estoques de Nitrogênio e aumentar o número de miofibrilas em tamanho e números e um processo altamente favorável a quem quer aumentar de massa muscular.
Porém em situações de que a pessoa esteja apeas realizando atividades do seu dia-a-dia(exceto TRABALHO BRAÇAL PESADO!) acaba utilizando fibras do tipo I,fibras vermelhas ou fibras de tipo lentas, seja para caminhar,pegar onibus e manter-se ativo durante o dia inteiro,pois trabalhos que envolvem digitação,escrever,realizar faxinas e etc de longas durações sao usados fibras tipo I e nisso muitos acham que estão fazendo atividade física sendo que isto é uma função fisiológica,ou seja sem as fibras tipo I não poderíamos nem estarmos em pé já que este tipo de fibra se encontra em alto número no sóleo(panturrilha) para sustenção do corpo ou seja isso não justifica que os trabalhos como digitar,faxinar,lavar roupa,pegando e vendendo sapatos seria uma atividade física o que justifica como atividade física é você sobrepor seu organismo a uma sobrecarga(aumento de função de orgãos e sistemas) para que ocorra mudança fisiológica para que fique acostumado com esforços maiores e melhorarem atividades no seu dia-a-dia.
Pois bem o que acontece é que há o gasto de calorias e o nosso corpo inteligente repõe,porém nós seres humanos desprovidos de toda e qualquer fisiologia desconhecemos a quantidade certa de macro e micronutrientes para levarmos ao nosso organismo para que se mantenha o equilíbrio interno(homeostase),POR ISSO A EXISTÊNCIA DO NUTRICIONISTA , pois o que temos é a supercompensação de alimentos pois o ser humano está acostumado comer muito em poucas refeições levando novamente ao BALANÇO CALÓRICO POSITIVO e como este não está em treinamento de força ou de resistência isso leva a um acúmulo de gordura visceral aumentando os riscos de sofrer um IAM,ICC,Arterioesclerose,AVE,Diabetes,Hipertensão e por aí vamos...
Então vamos explicar a cada tópico por que temos 1000 desculpas para poucas coisas e no final chegamos a uma só conclusão:

-má alimentação: como já explicado o indivíduo supercompensa a alimentação,ou seja come em demasia seja por belisco seja por em 2 ou 3 refeições comer até demais do que seu corpo pode gastar aumentando a massa gorda(engordando)

-falta de tempo: isso seria preguiça? Graças a Deus temos diversas empresas que pensam no bem estar do indivíduo como um todo e que por lei temos 15minutos de pausa entre os intervalos do serviço e além disso em todo e qualquer serviço o que temos é planejamento certo? Planejamos reuniões tal hora,planejamos fazer tal projeto,planejamos estudar tal coisa,planejamos dar tal aula...enfim se planejamos tudo por que não planejarmos a cada 3 horas fazer uma refeição leve 6 vezes ao dia? Por que isso leva tempo...e ainda mais paciência....num é muito mais fácil levar um pacote de bolachas de água e sal ou de chocolate tudo pronto do que comer um lanche natural caseiro que demora de 3 a 4 minutos a ser preparado? Novamente seria isso preguiça?

-Gravidez: Lógicamente que todo e qualquer ser humano necessita de uma boa alimentação ainda mais quando carrega-se um outro ser humano dentro deste, não iremos entrar em detalhes fisiológicos da mulher  porém é claro que a mulhr gasta o dobro de energia para se locomover e isto precisa manter o feto bem alimentado,porém na gravidez as mulheres engordam? A RESPOSTA É DEPENDE! Mulheres que engordaram de 10 a 12kg seria um padrão considerado normal,já para mulheres que dizem ter engordado de 15 a 20kg ou até mais isso foi OBSSESSÃO E MÁ ALIMENTAÇÃO, na gravidez mesmo que esteja grávida na mulher não necessita justificar que ela está com um bebê e tem que comer de tudo que é possível para o feto aproveitar isso é desculpa para MÁ ALIMENTAÇÃO! E nada justifica comer além do necessário nós seres humanos somos inteligentes e nada justifica ação de outra coisa e além do mais EXISTEM VÁRIOS ESTUDOS EM NEUROLOGIA QUE COMPROVAM QUE MULHERES COM PRESENÇA DE MÁ ALIMENTAÇÃO(REFRIGERANTES,DOCES,FRITURAS),SEDENTARISMO,TABAGISMO,ALCOLISMO,USO DE DROGAS E NÃO SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO LEVA AO FETO MÁ FORMAÇÃO APARECENDO DOENÇAS NEUROLÓGICAS OU METABÓLICAS. Portanto mais uma vez gravidez engorda?

-Casamento: No casamento vemos muitas pessoas justificarem que depois que casaram acabaram engordando mas por que será? Vamos analisar no momento do qual o casal namorava ou estava junto saiam muito para comer ou se alimentavam em suas casas com alimentos preparados,cozinhados e assados porém no momento em que a pessoa engorda parece que a Cozinha vira inimiga número 1 dos casais por que? Filhos,amigos,parentes fazem parte disso pela simples questão de novamente?SIMPLICIDADE DOS ALIMENTOS pois nada melhor que pegar um telefone esperar 15minutos chegar uma pizza,esfiha,lanche qualquer outra coisa do que preparar certo? Além do mais no casamento o casal passa ter uma ''obrigação'' de sustentar a casa trabalhando muito tempo fora e deixando de cozinhar para os seus filhos e comendo muitas vezes fora não tendo uma alimentação correta e balanceada não por falta de tempo mas por preguiça por novamente acordar atrasado,dormir tarde e não preparo de alimentos em suas casas levando ao BALANÇO CALÓRICO POSITIVO retenção de energia estocada em forma de gordura,diminuição do metabolismo por reter mais energia e aparecimento de doenças.

-Menopausa: claro que temos diversos fatores hormonais envolvidos nisso é verdade o FSH e LH são alterados e testosterona abaixa ainda mais na mulher que é diminuída ,mas nada que um treinamento de força(musculação) poss atenuar esses efeitos,mais uma vez a MÁ ALIMENTAÇÃO ENVOLVIDA NISSO!

-Idade: ahhhh o fator idade, como diversas pessoas justificam: Quando você chegar em minha idade vai ver quanto é difícil manter o peso, primeiro como se peso fosse importante toda e qualquer pessoa pode ganhar 10kg e se esses 10kg forem 8kg músculo e 2 kg gordura?MARAVILHA porém se for ao contrário? ENTÃO PESO NÃO JUSTIFICA NADA! Segundo que na idade o belisco e ainda a supercompensação é realizada então o fato de engordar anda ainda envolvido com  MÁ NUTRIÇÃO! Ou seja é muito mais fácil ligar e pedir uma pizza ou qualquer besteira em telefone do que gastar tempo na cozinha certo?

-Tireóide: não existe desculpa PIOR DO QUE FALAR QUE A TIRÉOIDE ANDA ATACADA, tem um post só de hipertiroidismo e que novamente o Mixedema faz a pessoa ganhar 2 até no mpaximo 3kg ao mês MAS JAMAIS 10 OU 20KG DURANTE 1 MÊS ISSO SIM É MÁ ALIMENTAÇÃO TAMBÉM!


-Trabalho: uma outra desculpa comumente utilizada do qual muito justificam ''ah passo maior parte do meu tempo sentado no trabalho'' ou que meu trabalho não permita que eu faça refeições regulares ou falam que o trabalho tem muita pressão do chefe que não deixa de dar folga para refeições somente para almoço e café,nem café da manhã toma porque a empresa não permite e assim vai. PRIMEIRO LEMBRAR QUE MESMO QUEM PASSA O ''DIA INTEIRO'', NA VERDADE É UMA GRANDE DESCULPA, PORQUE QUANDO PASSA SENTADO SÃO 8HORAS OU 12 HORAS DE SERVIÇO MAIS 2 OU 3 HORAS DE TRANPORTE PUBLICO OU PARTICULAR DANDO UM TOTAL DE 10 OU 15 HORAS SENTADO E O RESTO DAS 14HORAS OU 9HORAS?Isso seria desculpa para estar engordando?
Se o Chefe é daqueles um pé no saco que pressiona todo mundo não vá contra sua pressão,é lógico que devemos as vezes atingir metas de empresa ou aumentar o ganho da empresa, mas ANTES A SUA PRÓPRIA SAÚDE DO QUE A SAÚDE DO CHEFE, AFINAL É DE GRANDE CONHECIMENTO POPULAR QUE O STRESS LEVA A DOENÇAS CARDÍACAS E TAMBÉM METABÓLICAS. ENTÃO NOVAMENTE A QUESTÃO É O TRABALHO QUE ANDA ENGORDANDO OU FALTA DE ALIMENTAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE TRABALHO OU A MÁ ALIMENTAÇÃO DO TRABALHO(CAFEZINHOS,DOCINHOS,BOLACHINHAS,SORVETINHOS)?

- Remédios: outra justificativa totalmente nada a ver pois muitos acham que tomando vitamina ou anti-concepcionais acabam engordando( o que alguns sim retem liquido mas não engordam) se tomarmos remédios que abrem o apetite com certeza a grelina(hormonio do apetite) vai aumentar e o apetite também mas NÃO HÁ ARTIGOS CIENTÍFICOS DE QUE REMÉDIOS ENGORDAM E SIM MAIS UMA VEZ A MÁ ALIMENTAÇÃO!


Após lerem todos esses tipos de 1000 DESCULPAS, fica a pergunta tudo justifica engordar?Por que pessoas botam culpa em tudo?Para não justificarem os seus erros porque andam engordando botam culpa em outras coisas como filhos,trabalho e etc!

Enfim NADA JUSTIFICA ENGORDAR ATRAVÉS DE OUTRAS COISAS, CONHEÇO ATLETAS E ATÉ PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS QUE TRABALHAM DE 8 A 12 HORAS POR DIA E AINDA TREINAM TÃO INTENSAMENTE QUANTO UM ATLETA DE ELITE,SE ALIMENTAM COMO ATLETA E DESCANSAM...

Afinal como dizia Paulo Saúde: Saúde é o que interessa o resto não tem pressa...

Lembrem-se O Ser humano é escravo dele mesmo não do tempo e do ambiente em que o rodeia!

Portanto se alimentem bem,pratiquem atividade física e descansem bem....

abraços e boa semana