Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Screaming ain't optional,it's physiological!(Gritar não é opcional e sim fisiológico)!No pain,no gain visto de outra maneira

Está aí um tema que por muitas vezes não ser exatamente teórico é um tema extremamente utilizado na prática, quero deixar muito claro de que APENAS NÃO SOU UMA ÚNICA PESSOA QUE SOU A FAVOR DESSE TIPO DE TREINAMENTO ''RÚSTICO'' COISA QUE MUITAS ACADEMIAS FITNESS/WELNESS CONDENAM E MUITO,APENAS PARA TODOS E QUALQUER PESSOAS QUE CONDENAM ESSE TIPO DE TREINAMENTO FIQUE BEM CLARO QUE WALDEMAR GUIMARÃES  ESCREVEU UM ARTIGO QUASE SIMILAR EM RELAÇÃO DE ACADEMIAS FITNESS/WELNESS E A CONDENAÇÃO DA ACADEMIA POR ESTES ''IGNORANTES'' QUE DÃO BERROS E ''ESPANTAM'' CLIENTES DA PRÓPRIA ACADEMIA.

Que fique bem claro também que toda e qualquer modalidade de treinamento com o objetivo de provocar a promoção da saúde e prevenir doenças JAMAIS DEVERÁ SER IGNORADA, mas QUE DEVERÃO SER CONDENADOS AQUELES QUE NÃO OBTEM DETERMINADOS CONHECIMENTOS SOBRE O TREINAMENTO RESISTIDO DE MODO GERAL ISSO NÃO TIRO MINHA RAZÃO E TENHO CTZ QUE TODO E QUALQUER ATLETA SEJA AMADOR SEJA PROFISSIONAL IRIA ACHAR UM ABSURDO BANIREM GRITOS DE ACADEMIAS.

Bom indo ao que interessa no treinamento resistido,aquele do qual está praticando a modalidade após fazer um determinado tipo de treinamento e esse se acostumar é muitas vezes necessário a mudanças de determinados treinos,aí que surgem as dúvidas...mas como mudar este treino,qual tipo de treino,qual frequência,intensidade,volume de treino?
Feito isso o praticante está mudando(para melhor espero seu treino),porém ai é que surgem determinadas dúvidas que os PRATICANTES SÉRIOS DEVEM PENSAR: SEI QUE TENHO QUE ME ESFORÇAR E QUE COM CERTEZA NO PAIN(MUSCULAR),NO GAIN OU SEJA SEM DORES MUSCULARES,SEM GANHOS MUSCULARES. Mas como fazer isso sem que acabe me prejudicando pois quero superar meus limites? Simples é só apenas gritar,berrar ou urrar!

Lendo isso o praticantes irá falar mas isso é  necessário durante o treino?COM CERTEZA, estudos de fleck,kraemer 2006 afirmam que durante o treinamento resistido a Presão Arterial eleva-se até 190/80mmhg  afirmando que uma respiração incorreta pode acarretar a manobra de valsava e provocar desde pequenas síncopes(desmaios) até uma ruptura de artéria cerebral(aneurisma cerebral)...

Botando a teoria na prática....vá treinar agachamento realize pelo menos 4 séries de 10 repetições sendo as 2 últimas daquelas que vc move quase que isometricamente e a última(supra máxima) que vc dá tudo de si para completar aquela para caprichar e fadigar por completo e assim catabolizar o músculo para anabolizar(sentido de catabolismo/anabolismo)...muito bem...porém faça isso com peso(anilhas) que permitam as 3 repetições supra máximas...o seu organismo pede para você gritar e você não pode?CLARO QUE PODE...

Lembra da Manobra de Valsava,aí está o grito é um bom impedimento da Manobra de Valsava para que vc tenha um simples desmaio ou pior ainda até um AVE ou um Aneurisma Cerebral!

Então lembrem-se se qualquer pessoa te impedir de gritar lembrem-se Cala a boca e vá treinar!

Segue um link para um exemplo de que gritos são permitidos,veja nos ultimos minutos os tipos de gritos:
http://www.youtube.com/watch?v=xYojAPYILEo&feature=related

-vejam também treinos do Ronnie Coleman,Dorian Yates,Celso de Jesus Reis,Fernando Marques,Andreia Carvalho e primeiro vão reclamar com eles...depois quando aprenderem que grito for fisiológico do que uma opção vocês irão entender esta outroa ótica de No Pain No Gain!
Dentre outros...se pela foto imaginassemos que Arnold está gritando,tudo isso por questão fisiológica pois afinal das contas SEM CONHECIMENTO SEM GANHOS ENTÃO NO PAIN NO GAIN.

abraços a todos!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Teoria do treinamento vs Prática do treinamento

Está aí uma das discussões que ultimamente vem sendo comentado em blogs,revistas sérias de fisiculturismo,fóruns de fisiculturismo a teoria do treinamento e a prática do treinamento,onde alguns preferem determinados cientistas dos exercícios e outros preferem a metodologia do treino de fisiculturistas,mas de um modo ou de outro tanto, os dois se complementam pois para haver resultado tem que ter conhecimento adquirido e praticado.
NÃO ESTOU AQUI PARA DEFENDER NENHUM DOS DOIS MÉTODOS,FIQUE BEM CLARO QUE UM NÃO VIVE SEM O OUTRO,PORÉM TEMOS DIVERSAS VANTAGENS E DESVANTAGENS TANTO DE UM QUANTO O OUTRO E CABE AO INDIVÍDUO SEGUIR QUAL O MELHOR TREINO E NUTRIÇÃO PARA ELE MESMO.

Primeiramente vou falar da teoria do treinamento,porque ela seria tão importante? Ora primeiramente não adiantaria de nada sabermos por qual motivo há mudanças da composição corporal,alterações neuro-musculares,alterações endócrinas,alterações metabólicas,alterações cardiovasculares sem o devido estudo da fisiologia do exercício e além disso não seria possível compreender a relação entre anabolismo e catabolismo sem um devido conhecimento prévio de fisiologia do exercício e nutrição esportiva.
Na teoria do treinamento encaixam-se muitos tipo de treinos que através de artigos e sites importantes(NSCA,ACSM,ISSN,SCIELO,PUBMED) são publicados é uma teoria aplicada pela prática ou muitas vezes uma revisão bibliográfica de diversos autores onde sempre geram controvérsias em relação aos tipos de treinos,a fisiologia por trás do treino e além do mais do tipo de genero,treinabilidade e sexo dos indivíduos que através disso geram-se toda e qualquer discussão.

Em teoria do treinamento é na verdade uma ''disputa'' de um melhor treino aplicado a determinadas populações desde os sedentários até atletas condicionados e nisso verificam-se qual foi o tipo de técnicas empregadas ao treinamento resistido e estas são aplicadas e publicadas gerando um determinado conhecimento na área de treinamento resistido,ou seja geram certas hipóteses em cerca do treinamento resistido.

A sua grande vantagem é de que há diversos leques de artigos voltados ao treinamento resistido e seus tipos de treinamento empregados neles, porém sua grande desvantagem é que infelizmente não há realmente o treino ''perfeito'' aplicado e que nenhum supera o outro,temos primeiramente o princípio da individualidade biológica no qual um treino para o José jamais será igual para o João pois José pode reagir muito bem ao treino X e João não,outra coisa também que temos seria os tipos de indivíduos que dependendo de alguns autores citam que um treino Y é muito mais eficiente em todo e qualquer indivíduo,porém este autor(não estou especificando um exatamente e nem todos,porem há alguns que afirmam isto) não relata que as pessoas estudadas foram sedentarias ou iniciantes no treino do qual há uma grande responsividade ao treino.

A prática do treinamento nem muitas vezes é fácil como parece pois muitas vezes temos que usar da teoria do treinamento para aplicá-la na prática do treinamento e isso se deve além de anos de treinamento um bom conhecimento anatomo-fisiológico do corpo humano.

Na prática do treinamento podemos citar os bodybuilders como um dos melhores ''especialistas'' em treinamento resistido pois este tem um vasto conhecimento teórico que aplicado a prática lhe geraram grandes resultados e esse fisiculturista escolhe uma determinada técnica de exercício e aplica-se o mais correto para ele,pois este tem conhecimento da individualidade biológica e variabilidade de treino.

Enfim não há teoria melhor do treinamento resistido e nem uma prática 'mais aplicada ao treinamento resistido,basta a cada um saber a individualidade biológica,adequar o treino e a nutrição que é melhor para ele próprio pois ainda o treino pesado,boa alimentação e sono adeqaudo são o trinômio do resultados perfeito

boa semana a todos!