Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

sábado, 31 de julho de 2010

Há limites do tão temido potencial genético?


Quando há início no treinamento resistido ou quando há mudanças no treino,vemos não apenas em literaturas mas mídias e ''profissionais'' dizendo de que nosso corpo tem um certo limite genético para crescer e que determinados treinos,suplementação em um determinado período de treinamento sejam ele 10 anos,1 ano ou qualquer tempo uma hora ''chega a seu limite genético''.

Vamos reparar que a maioria dos que se dizem ''especialistas'' de treinamento,''treinadores'' de atletas ou ''personal trainer'' de diversos clientes sejam eles amadores até elites,afirmam muitas vezes de que há um limite genético que o corpo ''estaciona'' seus ganhos musculares sendo inapropiado qualquer tipo de treinamento ou suplementação.

Minhas sinceras e humildes desculpas porque realmente os PROFISSIONAIS DA ÁREA DE TREINAMENTO RESISTIDO NÃO MERECEM ESSES POSTS POIS ESSES REALMENTE SÃO QUE APLICAM A CIÊNCIA DO TREINAMENTO NA TEORIA QUANTO NA PRÁTICA PORTANTO EXCLUEM-SE DETERMINADOS E SÉRIOS AUTORES E TREINADORES  DESSE POST.
Pois bem,se repararmos hoje em dia desses que se julgam profissionais do ramo dizerem que temos um limite genético,isso é apenas uma das mais outras desculpas de que estes charlatões dizem dos quais fazem os desinformados em treinamento resistido a usarem drogas esportivas perigosas botando em risco sua saúde.
Esses cujo realmente acham que chegamos no limite genético falam de suplementação e treinamento(que de fato o treinamento tradicional) em sequer se fato esses já ouviram falar de:PERIODIZAÇÃO,NUTRIÇÃO ESPORTIVA E PRINCIPALMENTE VARIABILIDADE DE TREINAMENTO E INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA.
São pessoas cujo conhecimento fica a base apenas de conhecimentos populares e não fisiológicos e principalmente de revstas que publicam o treino do campeão pensando que o aluno vai ser igual o campeão.
Jamais souberam de que a MENTE é MAIS IMPORTANTE DO QUE TUDO,de que INFORMAÇÃO SÉRIA É PODER e USOS E ABUSOS É BURRICE.
Jamais dizem de que a alimentação é a base mais importante construtora de músculos e se sabem afirmar que comer proteína animal como bife e frango são os que fazem crescer músculos quando muitas não sabem de que Carboidrato é um poupador de PRO e além do mais ele recupera o glicogênio muscular que foi induzido pelo catabolismo(que por coincidência é feito durante o próprio treinamento com pesos).

São profissionais cuja cabeça não está aberta a critica de treinos de campeões,do treinamento resistido pensando de que não temos como não construir físicos ''maravilhosos'' e dignos de fisiculturista sem esteroídes, o que pode nos provar muito errado de que fisiculturismo não é baseado em substancias e sim na saúde da pessoa,o que ainda os cabeças de bagre irão dizer que sem o uso destes iriam ser um fusquinha competindo com uma ferrari,mas como eu disse INFORMAÇÃO SEMPRE FOI PODER,USOS E ABUSOS É BURRICE E IGNORÂNCIA.

Limites foram e sempre será uma barreira nela seja ela mental ou psicológica,pois todos esses desinformados,afirmam que temos nossos limite,mas estes mesmos não estão dispostos a sacrificarem a cada 3 horas se alimentarem dos macronutrientes e micro,não estão dispostos a durmirem de 7 a 8 horas por dia,não estão dispostos a evitrem eventos pesados como rave e baladas,não estão dispostos a terem um treinamento ''sacrificante'' que vai causar DMT além de desconfortos de ácido láctico com técnicas de queimação,não estão dispostos a deixar de usar drogas sejam elas lícitas ou ilícitas,não estão dispostos a se hidratarem corretamente, enfim:
-LIMITES NÃO EXISTEM,O QUE EXISTEM SÃO SIMPLES DESCULPAS PARA JUSTIFICAREM ERROS PRÓPRIOS ATRAVÉS DESTA MESMA PALAVRA.

Não culpem ninguém(tempo,família,alimentação,hormônios,treinos,suplementações) e sim vocês mesmos,o  homem é responsavel pelos seus próprios erros e não de outros erros.

Bom final de semana a todos com muita saúde.

abraços!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Alimentação básica e saudável para o dia a dia


Vamos falar de um componente muito mais que básico do qual o ser humano precisa na sua vida seja para dar energia ao corpo para aguentar o dia-a-dia seja até para a melhora da perfomance, queira ou não ALIMENTAÇÃO(ato ou efeito de se alimentar de gêneros alimentícios) faz com que há  melhora da NUTRIÇÃO(determinar aumenta da massa de substância viva).
LEMBRANDO MAIS UMA VEZ DE QUE ESSAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NO POST NÃO SUBSTITUI UM BOM PROFISSIONAL DA ÁREA DE NUTRIÇÃO.
Bom não vou entrar muito em detalhes da pirâmide nutricional do qual faz parte desta figura que vocês podem observar aí em cima,porém devemos lembrar que devemos consumir em boas quantidades graos,sementes e cereais,boas quantidades de vegetais,moderada quantidade de frutas(1 a 2 porções,mas no máximo 2 vezes por semana por causa da bioquímica da frutose que libera VLDL e diminuindo o HDL) ,moderadas quantidades de leite,proteína animal e gorduras boas como azeite e MINIMO DE DOCES, OU SEJA NA PIRÂMIDE DEVEMOS CONSUMIR DE BAIXO PARA CIMA.

Com o dia-a-dia corrido da cidade de São Paulo e pressões constantes, cada dia mais a vida moderna exige muito do ser humano em seu trabalho,ambiente familiar e despesas familiares, fazendo deste uma pessoa sempre ''atarefada'' ou ''sem tempo'' para não se alimentar e se cuidar, resultado?Uma sociedade cada vez mais OBESA,DESNUTRIDA(independente de classe pois há pessoas de classe média que não fazem 6 refeições corretas e podem ser considerados desnutridos) e com DOENÇAS CARDIOVASCULARES,METABÓLICAS,OSTEOMIOTENDINOARTICULARES,NEUROLÓGICAS e até PSIQUIÁTRICAS.

Quando os avós viviam falando que saco vazio não para em pé e que quando o ditado também falava que temos que se alimentar que nem um passarinho, todas as avós estavam certas pois alimentação desde os primordios é a energia vital para nossa homeostase(equilíbrio interno) e importante para sinapses(como a campanha do governo fala,criança bem nutrida é criança inteligente).

Muitas pessoas ainda INFELIZMENTE,seguem a moda de revistas mega baratas do qual ''prometem'' barriga igual da claudia raia,cintura de scheila mello,bumbum de sei lá quem,pernas da Ivete Sangalo NÃO LEVANDO EM CONTA DE QUE ESTAS ARTISTAS TEM SUPERVISÃO DE NUTRICIONISTAS,EDUCADORES FÍSICOS,MÉDICOS DOS QUAIS ADEQUAM A ALIMENTAÇÕES QUE SÃO MELHORES PARA O GENÓTIPO E FENÓTIPO DELAS,ALÉM DISSO A MAIORIA DOS ARTISTAS FAZEM ATIVIDADE FÍSICA COMO MUSCULAÇÃO,CORRER NA ESTERIA,BICICLETA E PILATES OU QUALQUER OUTRA ATIVIDADE SUPERVISIONADA E PRESCRITA POR UM PROFISSIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA.
Então o leitor dessa revista barata que desconheçe a individualidade biológica acha que pode fazer a dieta da sei lá quem que ela(e) vai ficar igual tal atriz.
O que na verdade acontece é que nosso corpo funciona da seguinte maneira, ele é programado para se alimentar a cada 3 horas pelo motivo de que é o tempo em que a insulina do nosso corpo permanece podendo mandar energia para o corpo todo atraves da captação do glut 4 que transforma em glicose mandando energia ao corpo.
A cada 3 horas que o alimento não é reposto de macronutrientes(CHO,PRT e GOR) e micronutrientes(vitamina e sais minerais) o corpo interpreta de que vai ter que acumular gordura para que ela utilize durante o período do dia para evitar que o corpo desmaie e assim a longo prazo a pressão vai ter que se manter alta,coração irá ter que bater mais rápido para mandar mais sangue para o corpo e a insulina vai ficar com resistência no corpo, NISSO MEUS AMIGOS VOCÊ TEM AÍ DE CARA:HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA,INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E DIABETES TIPO II EM UMA TACADA SÓ, não é a toa de que essas são as doenças atuais da sociedade moderna E TUDO ISSO POR FALTA DE ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA.

Portanto caro leitor,viste porque a alimentação balanceada(comer 6x ao dia em pequenas porções) e saudável(livre de frituras,refrigerantes e guloseimas) evitam todos os tipos de doenças!

ALIMENTEM-SE BEM,SEJA PARA A SAÚDE,SEJA PARA A PERFOMANCE!

ALIMENTAÇÃO É SAÚDE E INFORMAÇÃO É PODER!

BOA SEMANA A TODOS! 

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dieta


Vou falar de um termo cujo todos até hoje esse termo pois dieta não significa apenas ter que deixar de comer aquela ''delícia'' de doce ou outros aquela ''delícia'' de água preta envenenada, é muito mais que isso é adotar um estilo de vida totalmente saudável
LEMBREM-SE QUE NÃO ESTAREI ENTRANDO NO TRABALHO DO NUTRICIONISTA SENDO QUE ESTE É O PROFISSIONAL MAIS INDICADO PARA PODER LHE PRESCREVER UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA E EQUILIBRADA DE ACORDO COM SEU TIPO DE VIDA SEJA PARA FINS ESTÉTICOS OU FINS DE SAÚDE.

Muito bem agora vamos ler o dicionário e vamos saber que dieta é:
s.f(gr.díaitaia gênero de vida;regime) emprego racional de alimentos tendo em vista em um resultado terapêutico ou higiênico

Então no bruto vemos que o significado de dieta é modo de vida,ou seja, você pode estar indo ao supermercado que é seu modo(jeito,comportamento) de vida, você pode pegar o onibus que você está de dieta e você pode até estar vendo TV que você está de dieta.

Então muitas pessoas vão virar e falar mas ora,se no dicionario fala que dieta alem de modo de vida é abstenção alimentar total,parcial de determinados alimentos então cade os alimentos nessa história?

A verdade é que Dieta foi um termo popular usado por profissionais da área da saúde que associaram com alimentação privada para emagrecimento, agora dieta não significa apenas privar-se de refeições,ficar sem almoçar,jantar ou tomar lanche da tarde.

O erro que muitas pessoas cometem ao praticar o modo de vida é além de estarem totalmente sedentárias(sem praticarem atividade física) elas acham de que se cortarmos alimentos estão tendo a certeza de que o corpo vai usar a massa gorda acumulada como energia e assim vai ''queimar mais rápido gordura'' o que ocorre ao contrário se ao mínimo essas pessoas lembrassem de que nossos ancestrais pré-históricos nas epocas de escassez de comida comiam ao máximo e estocavam a comida em forma de gordura(pois gordura é isolante térmica além de manter a função térmica) para poderem sobreviverem.

Atualmente a sociedade anda obesa pela simples questão alimentar, quantas pessoas realmente tomam café de manhã como rei,se alimentam como príncipe e a noite jantam que nem um servo?

Anda ocorrendo ao contrário onde de manhã o café da manhã é totalmente nulo ou insuficiente,no almoço é mais do que óbvio a ''montanha'' de prato faz parte do cidadão brasileiro e a noite também geladeiras são esvaziadas pois o indivíduo acha que ''compensa'' tudo que perdeu durante o dia.

Para você ter uma boa dieta é necessário alimentar-se bem e praticar atividade física diariamente com uma boa orientação do educador físico pois nada na nossa vida vem de graça seja dinheiro,seja músculos,seja conhecimento,seja inteligência tudo tem que ser conquistado com trabalho pesado e grande dedicação,portanto não se enganem VIDA SAUDÁVEL=DIETA!

abraços a todos!



sexta-feira, 9 de julho de 2010

Linguagem Popular:um termo bem mais esclarecido para bom entendimento geral!



Quem é profissional da saúde, seja de qualquer área, trabalha-se (in)diretamento desde sedentários até atletas de elite do qual não constante somos alvos de diversas perguntas,da qual na ausência de outros profissionais, estamos na obrigação de ter o determinado conhecimento da área de saúde independente da área atuante do profissional e logicamente nunca interferindo na área do outro profissional da saúde caso a pergunta venha ser pertinente a área de saúde.

É muito comum nós profissionais da área da saúde estarmos atualizados com artigos,com condutas atuais de determinadas patologias e condutas adotadas no meio esportivo, porém estamos lidando com pessoas que muitas vezes que vem consultar ao profissional da saúde do qual estas mesmas,raras áreas semelhantes, não são da área de saúde podendo ser de outras áreas seja elas exatas e até humanas.

Certos termos como a anatomia principalmente determinados ossos,músculos, não são de conhecimento popular como patela,espinha ilíaca antero superior,tendão do calcâneo,glúteo,tríceps sural,gastrocnêmios,solear,flexores do antebraço,tíbia,fíbula e etc, levando assim uma certa confusão pelas pessoas quando o profissional da saúde acaba explicando de jeito fisiológico e bioquímico de determinadas patologias,tratamentos e condutas.

Isso cada vez mais leva o profissional ser considerado uma pessoa muito cansativa e confuso, do qual este profissional tem que saber que ao estar orientando o paciente/cliente ou até mesmo atuando no treinamento de força ou na fisioterapia ele tem que usar determinados recursos como a linguagem popular para melhor entendimento da pessoa: para uma pessoa sedentária que acaba de entrar na academia e o profissional fala  -Vamos trabalhar os glúteos para fortalecer, a pessoa que nunca ouviu na vida esse termo glúteo vai ficar totalmente confuso.

Outra se vale também para quem trabaha com ginástica laboral e está em qualquer ambiente de trabalho onde funcionários necessitam de INTERAÇÃO ENTRE ELES E DIVERSÃO nada que uma palavra como remexer o quadril,remexer o bumbum,rebolar saia fora do contexto,afinal quem nunca quer uma diversão no trabalho para descontração?É saúde mental dar BRINCADEIRAS em EMPRESAS e OUTRAS INSTITUIÇÕES pois é o ato de brincar que este é divertir-se,agitar-se e isso É SAUDE MENTAL AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE DO TRABALHADOR GERANDO LUCRO PARA A EMPRESA E RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO.

Afinal linguagem popular quando bem utilizada por profissionais da saúde é tão eficaz para a promoção da saúde quanto da prevenção de doenças evitando a reabilitação e diminuição da saúde do paciente/cliente.

Bom final de semana a todos com muita saúde!

abraços

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Filosofia CDD:Porque sem conhecimentos não há resultados!



De filosofia vamos primeiro a definição:
1-Amor pelo saber e pela investigação de causa e efeitos
2-Sistema Particular de um filósofo ceélebre,de uma escola,de uma época
3-Elevação de espírito,razão,resignação,que nos coloca acima dos acidentes da vida,dos falsos pré-conceitos,do amor,das riquezas,etc
4-Amor ao saber,sabedoria

Com a observação e estudos do treinamento de força, sabemos que este quando praticado É UMA FORMA DE  PROMOÇÃO DA SAÚDE, e além disso NÃO DEIXA DE SER UMA FORMA DE CULTO AO CORPO(FISICULTURISMO).
Porém quando o assunto são resultados sejam ele a curto ou a longo prazo desde praticantes recreacionais até atletas de elite TODOS TEM QUE MUNIR DE UM BOM CONHECIMENTO,DISCIPLINA E DETERMINAÇÃO para saber como que  resultados virão e deste possa ser aproveitado de uma forma SAUDÁVEL evitando LESÕES OSTEOMIOARTICULARES E ATÉ ÓBITOS.

A filosofia CDD(Conhecimento+Determinação+Disciplina) abrange todo esse conjunto porque sem conhecimento,sem determinação e sem disciplina JAMAIS SEJA NA VIDA, SEJA EM TREINAMENTO  JAMAIS CHEGAMOS A LUGAR ALGUM SEM ESSA FILOSOFIA.

E eu vou explicar porque cada dessas letras é tão importantes para um bom resultado e bom PARA A SUA SAÚDE.

Conhecimento= conhecimento é o ato ou efeito de conhecer,ter uma idéia,notícia,informação
Sem conhecimento claramente a humanidade nçao existiria, o que seriam de nós meros humanos se não inventássemos as rodas?Os sistemas de alavancas?A teoria da relatividade?Ou das 3 leis básicas da física?Ou da invenção de armas para caça garantindo a sobrevivência das espécies?
Não chegaríamos a lugar algum se não estudar e conhecer A FUNDO NOSSO CORPO HUMANO E COMO QUE CADA PARTE DELE REAGE, o treinamento de força NÃO ENVOLVE APENAS LEVANTAR X DE PESOS NEM FAZER X TREINOS E NEM COMPARECER X SEMANAS, ELE ENVOLVE MAIS DO QUE TUDO ISSO é CONHECIMENTO!
Conhecimento de como que atua o psicológico durante o treino,de como que FISIOLOGICAMENTE E BIOQUIMICAMENTE atua cada SISTEMA EM NOSSO CORPO, de conhecer A FUNDO FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA pois estas são as que TE DEIXAM INTELIGENTE E AINDA TE DÃO RESULTADOS SAUDÁVEIS,POIS VOCÊ ESTIMULA O CORPO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO SAUDÁVEL COLETANDO VÁRIOS ARTIGOS  RELACIONADOS A FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E NUTRIÇÃO ESPORTIVA, QUERO LEMBRAR MAIS UMA VEZ SEM CONHECIMENTOS SEM GANHOS.

Determinação= ato ou efeito de determinar,decisão,resolução
Na vida não há resultados sejam ele financeiros,materiais e espirituais sem nenhuma determinação do ser humano, as pessoas que estão determinadas a querer certa coisa sempre alcança o ideal, quantas e quantas vezes você mesmo caro leitor não ficou fazendo aquelas horas extras pensando no carro que você ia comprar, na roupa que ia comprar, no brinquedo para a filho(a),sobrinho(a),esposa,marido,pai,mãe,namorado(a), enfim O QUANTO VOCÊ FOI DETERMINADO PARA SEGUIR ALGUMA COISA PARA CONSEGUIR CONQUISTAR SEJA ELA QUALQUER TIPO(MATERIAL,ESPIRITUAL E FINANCEIRA?).
O mesmo acontece para o treinamento de força para quem busca resultado saudável de qualquer modalidade tem que estar com a SAÚDE NA CABEÇA e portanto a DETERMINAÇÃO fala alto porque se você não tiver uma VONTADE,GARRA e correr ATRÁS DO QUE VOCÊ QUER, JAMAIS TERÍAMOS UM BOM RESULTADO e lembre-se que não necessariamente SER FORTE SIGNIFICA SER BURRO,ALIÁS SE BURRICE FOSSE PELO INDIVÍDUO FORTE ENTÃO ARNOLD SCHAWZENEGER SERIA EXTREMAMENTE BURRO...Então determinação é o que faz os resultados aparecerem e uma boa determinação é: Nutrição correta(em primeiro lugar sempre) no horário certo, treino correto e variável e REPOUSO CORRETO OU SEJA SEM DETERMINAÇÃO NÃO HÁ RESULTADOS E CONHECIMENTOS POIS UM LIGA AO OUTRO POIS PARA TER CONHECIMENTO VC DEVE SER DETERMINADO A BUSCAR O CONHECIMENTO.


Disciplina=estudo de um ramo do saber humano,instrução e dedicação,boa ordem e respeito

Quando vejo pessoas treinando e a maioria desistindo 1 ou 2 meses na academia,fico pensando que esses não tiveram a disciplina suficiente achando que musculação,ou qualquer outra substância como suplementos e até outros recursos ergogênicos fazem todo o trabalho rápido(como se existisse),dando fé de que para obter grandes resultados,levantarem X de pesos e ficar mais forte porque uma substancia te deixou assim ISSO SIM É FALTA DE DISCIPLINA.
Essa é uma das últimas coisas que são co-ligadas pelo Conhecimento e Determinação pois quando você conhece as regras da empresa e o chefe pede para o empregado ser determinado para gerar um lucro na empresa aí esse terá que ter uma disciplina( trabalhar X horas,ganhar X salário,dar X lucro para a empresa,fazer X projetos,etc).
Da mesma forma ocorre com o treinamento de força, para ter bons resultados vc deve primeiro recorrer ao Educador físico as dúvidas e além disso PESQUISAR TUDO SOBRE TREINOS,NUTRIÇÃO E FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO ocorrendo isso vc está obtendo o CONHECIMENTO, depois disso ao saber e bota o seu conhecimento em prática você deve pensar que se não conseguir me determinar e seguir meu horários certinhos de se alimentar(não de traquinas,coca-cola,doritos e besteiras em geral),se hidratar e de descansar você ESTÁ ALTERANDO,PROLONGANDO OU DIFICULTANDO OS RESULTADOS por isso A DETERMINAÇÃO!
E por último com o conhecimento em prática e a determinação de querer fazer a alimentação certa,o treino certo e o repouso correto é necessário saber que você terá que exercitar-se tal horas durante tantos X de anos para ter um resultado muito satisfatório POR ISSO NUNCA ESQUEÇA QUE SEM DISCIPLINA NÃO CHEGAMOS A LUGAR NENHUM!

Portanto caros leitores, ESTUDEM,TREINEM, ALIMENTAÇÃO E DESCANSO CORRETO É A ÚNICA FÓRMULA PARA ALCANÇAR O RESULTADO ALMEJADO E CLARO MUITA PACIÊNCIA(que é uma virtude para os poucos que sabem disso).

ESPERO QUE VOCÊS ENTENDAM AGORA O PONTO DE VISTA DE MINHA FILOSOFIA CDD,  na foto um Atleta de Fisiculturismo NATURAL-Jason Powell

FILOSOFIA CDD:porque sem conhecimentos não há resultados!

abs a todos!




quinta-feira, 1 de julho de 2010

Treinar bem,alimentar-se bem e repousar bem


Quem nunca ouviu esta frase seja ela por praticantes de treinamento de força,mídia e especialistas do exercício para se adquirir o máximo de massa muscular para o mínimo de gordura QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.
Hoje em dia o culto ao corpo deixou de ser considerada um aspecto estético,sendo considerada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva(ACSM), uma das melhores forma de treinamento eficiente e seguro para a aptidão física com índice muito baixo de lesões ocorridas deste esporte.

O que ocorre em relação as academias ou a própria mídia é de que há o ''cunho popular'' de que ''esteira e outras atividades diferentes da musculação promovem uma melhor saúde e uma melhor qualidade de vida'', o que em termos gerais,esta(esteira e outras atividades diferentes), não deixa de ser uma forma de promover a saúde, mas muitas vezes as próprias academias e até mídias desconhecem do poder que o treinamento de força possa fazer não a níveis estéticos e sim a níveis de promoção de saúde MELHORANDO NÃO APENAS O ASPECTO ESTÉTICO DO INDIVÍDUO MAS SIM SEU PSICOLÓGICO E O MAIS IMPORTANTE MELHORANDO E PROMOVENDO INDEPENDÊNCIA NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA(COMO SIMPLES ESCOVADA DE DENTE ATÉ A UM COMPLICADO SENTAR E LEVANTAR DA CADEIRA CASO O INDIVÍDUO APRESENTAR UMA IDADE MAIOR E COM LIMITAÇÕES OCORRIDAS PELA IDADE).

Vou justificar cada uma das propostas para que nao haja o PRÉ-CONCEITO da musculação(treinamento de força,treinamento contra a resistência,treinamento de peso,etc) o porque dessas três fases tão importantes.

Treinar bem:
-Um músculo bem treinado e bem forte evita quedas,um dos fatores comumente encontrado em idosos ou no processo do envelhecimento celular onde ocorre diminuição de secção da área transversa do músculo 
-Um músculo bem forte e bem treinado tem uma coordenação neuromuscular melhor do que o do não treinado pelos fatos de melhorar a sinapse dos motoneuronios melhorando assim o potencial de ação ativando mais fibras musculares e controlando os movimentos.
-Um músculo bem forte e bem treinado tmb faz com que há regularização dos ergoceptores que regulam os batimentos cardiácos fazendo com que há aumento do fluxo sanguineo de O2 cardíaco fazendo este ativar menos vezes com uma maior qualidade.
-Um músculo bem forte e bem treinado melhora a ativação de agonistas e antagonistas melhorando a inibição recíproca
-Um músculo bem forte e bem treinado melhora a movimentação e nutrição do líquido sinovial que nutre as cartilagens evitando doenças articulares fornecendo também uma boa flexibilidade articular
-Um músculo bem forte e bem treinado tem uma chance maior de recuperação pós cirúrgica seja ela cardíaca ou osteomioarticular do que um músculo não treinado.
-Um músculo bem treinado evita lesões esportivas SEJA ELA AMADORA(FUTEBOL DE FINAL DE SEMANA) SEJA ELA PROFISSIONAL(FUTEBOL PROFISSIONAL,BASQUETE PROFISSIONAL,TÊNIS PROFISSIONAL, ETC).
-O treinamento de força é um dos fatores para liberação do GH e da TESTOSTERONA HORMONIÔS ALTAMENTE ANABÓLICOS RESPONSÁVEL PELA SÍNTESE MUSCULAR
-O treinamento de força AUMENTA A TAXA METABÓLICA BASAL CONTRIBUINDO PARA UMA PERDA MAIOR DE GORDURA E AUMENTO DA ÁREA DE SECÇÃO TRASNVERSA DO MÚSCULO QUANDO FAVORECIDA A SITUAÇÃO ANABOLICA

Alimentar-se bem:
O consumo de CARBOIDRATOS,PROTEÍNAS E GORDURAS(BOAS) desde que BEM ORIENTADO POR UMA NUTRICIONISTA leva a resultados fantásticos, primeiro porque o

-Carboidrato tem como função preservação de proteínas,ajuda manter o nível de glicose e glicogênio no corpo evitando a hipoglicemia e catabolismo(destruição) e ainda ajuda na recuperação muscular pois gastamos glicogênio muscular e hepático que ocorre pela gliconeogenese, toda ação gera uma Energia e Energia necessita de ATP o carboidrato fornece energia ao seu treino,recuperação muscular,ressíntese muscular e manutenção da taxa de glicose no corpo todo e glicogênio podendo melhorar os níveis de ATP-CP, glicólise anaeróbia e sistema aeróbio ou oxidativo,além disso o CHO é altamente IMPORTANTE POIS ELE ESTIMULA O AUMENTO DE INSULINA,HORMONIO ALTAMENTE ANABÓLICO FAVORECENDO AINDA MAIS O ANABOLISMO.

-Proteínas faz a manutenção e criação de novas fibras contráteis e além disso está relacionada ao fortalecimento do sistema imunológico! 

-Gorduras (boas): dão maior energia ao corpo(147ATP vs 36ATP do CHO),tem função como reserva energética,homeostase e isolamento  de orgaos internos.

A boa alimentação(fracionada e balanceada) também tem nos alimentos o efeito  

Repousar bem:

Lembrarmos que  repousar não significa DESCANSO, o termo DESCANSO no treinamento de força é DESCANSO ENTRE AS SÉRIES OU SEJA INTERVALOS(TEMPOS DETERMINADOS DURANTE O DESCANSO DA SÉRIE).
Repousar bem como em um post já escrito é de que o sono tem uma propriedade anabolica pois libera o GH(hormonio de crescimento) importante para a situação ANABÓLICA e além do mais o sono favorece também sinapses melhorando tambem a memória e o aprendizado(por isso que criança deve ir cedo à cama)


Bom após terem lido tudo isso pelo menos dá para convencer porque essas famosas 3 frases na musculação ou treinamento contra a resistência tem sido muito empregado!

Abraços a todos com muita saúde