Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Gritar e executar:técnicas banidas

Talvez uma das discussões um pouco polêmicas em relação a determinadas coisas quando envolve principalmente o exercício resistido,mas antes de começar escrever gostaria de avisa de que não estou xingando nem muito menos querendo gerar polêmica, apenas quero faze-los pensar e agirem muitas vezes antes desses mesmos banirem.
Cada vez mais o treinamento resistido popularmente conhecido como a musculação vem sendo praticada nas academias que por suas vezes tem o principal objetivo de oferecer saúde e prevenir doenças futuras como principalmente o sedentarismo que segundo o ACSM é um dos fatores para gerar futuras doenças.
Atualmente as academias tem se modificado cada vez mais para gerar um aspecto visual ao cliente para que este fique ao máximo de tempo da academia,mas neste tempo a academia não muitas vezes o treinamento resistido e sim as aulas de body qualquer coisa,esteiras e bicicletas.
Atividade física é bom,o corpo agradece e a saúde agradece em algumas partes pois a maioria desses exercícios são considerados contínuos o que geram uma sobrecarga cardiovascular(esteira,bicicleta e natação) e sobrecarga musculares(body qualquer coisa) o que leva afastamento do aluno e muitas vezes até óbitos dentro de sala de ginásticas(caso de uma carioca que morreu fazendo exercícios nas aulas de step).
Quem é fã do treinamento resistido sabe que musculação é carga dependente de hipertrofia,força ou resistência muscular e que determinados protocolos tais como descanso,ordem dos exercícios,frequência do treinamento,periodização,intensidade e volume do treino tudo acaba influenciando para não gerar a SOBRECARGA e ocorrer risco de lesões.
Exercícios executados sejam eles multiarticulares ou monoarticulares com cargas leves ou moderadas podem ter uma boa execução, já exercícios com grandes cargas podem não permitir uma grande AMPLITUDE DE MOVIMENTO, mas não que alguma das vezes esses exercícios estejam errados.
 A técnica da ''roubada'' utilizada por fisiculturistas altera ou quebra técnica de execução de qualquer exercício(Weider,1954).
Fleck$Kraemer,2006 afirmam de que a técnica roubada é utilizada para aumento de força isométrica de flexores e extensores de cotovelo,costas e pernas sendo seu objetivo o desenvolvimento da força próxima da máxima durante maior porção da ADM aumentando ganho de força e tamanho muscular, E EU PERGUNTO QUE RAIOS VÃO BANIR A EXECUÇÃO DA TÉCNICA ROUBADA NO TREINAMENTO RESISTIDO? claro que execução absurda de movimento tudo bem,mas certas técnicas roubadas com grande números de pesos?
Temos diversos treinos de revistas,de instrutores,de estudioso e muitas vezes qual são os melhores?NÃO SEI, tudo depende de muita coisa de quanto bem você se alimenta,quanto bem vc dorme,quanto bem vc descansa após uma sessão pesada de musculação,o quanto bem vc está com a sua família,amigos, enfim fatores:psicológicos,nutricionais e de treinamento influenciam...além disso da individualidade biológica: genética e fenotipo,portanto vale lembrar que NADA MELHOR DO QUE VOCÊ MESMO PARA DETERMINAR SEU TREINO,tem gente que tem resultados melhores com altos volumes,outros com cargas menores e boas execuções,cabe a você determinar claramente junto com uma boa orientação de um bom profissional de educação física.
Já o grito nem preciso falar disso, gostaria que qualquer dia vc leitor faça uma série pelo menos com 80% de 1RM(6 a 10 repetições) até a falha e tente erguer mais uma vez o peso sem segurar respiração(apnéia) ou entrar em isometria?Difícil né...o grito é uma forma de estímulo para criarmos forças maiores e podermos levar nosso corpo acima do limite pois não temos limites(na vida de modo geral e claro limites conscientes pois não consigo erguer tambem 400kg no desenvolvimento para banco em supino).
Portanto antes de criticarem ou estarem se achando tais pessoas que leu na revista,viu que o campeão falou,leiam,pesquisam e aplicam...saiba que o ser humano sempre teve sua individualidade biológica e que difere muito de outro como treina(portanto personal trainers prestem atenção), a variável de volume e intensidade sempre devem ser ajustadas pois intensidade é inversamente proporcional ao volume!
Desafio aos que abolem a técnica execução roubada com grandes cargas a não gritarem quando sentir o lactato explodindo em seus braços e seu corpo pedindo para parar....
é tenso mas td isso difere de um campeão NA VIDA,o quanto vc aguenta tomar a porrada e levantar(no fundo Rocky balboa tava certo tanto quanto a vida quanto treinamento resistido).
Mas é isso aí..informação é poder sempre!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mudanças da composição corporal no Treinamento Resistido

Composição Corporal é quanto o corpo é composto de músculos,ossos e gorduras, com o treinamento resistido assim como todas em outras atividades física há uma mudança na composição corporal,aqui irá ser abordado a mudança na composição corporal pelo treinamento resistido.

Massa Óssea: estudos comprovam de que há uma perda de massa óssea no sedentarismo do qual podemos citar que home´ns até os 40 anos de idade perdem 0,5% de massa óssea por ano e mulheres até os 35 anos perdem 1% da massa óssea por ano ,enquanto mulheres na menopausa perdem até 3% de massa óssea por ano.
Para ocorrer aumento de massa óssea devemos ter contrações musculares e compressão óssea para o aumento de massa óssea  no qual desta última se dá pelo efeito piezoelétrico(peso+impacto).
Estudos de (Dinac,H,1996) mostram que Levantadores de Peso possuem 44% de massa óssea comparada a futebolistas(23%) e lutadores(24%).
Outro estudo de (Dickerman,R.D,2000) afirma de que um powerlifter que agacha com 469kg tem uma densidade mineral óssea bem elevada do que comparado com outros esportistas,o que sugere de que o Treinamento Resistido tem um efeito benéfico no aumento da massa óssea sendo importante para prevenção de doenças ósseas como a Osteoporose.
A massa adiposa para ter uma mudança com o treinamento resistido e outros exercícios deve ter o gasto calórico que se dá pelas atividades físicas,digestão dos alimentos e metabolismo basal.
Nas atividades físicas há o gasto calórico que alteram a taxa metabólica,quanto maior a atividade física,maior o gasto calórico,maior a Taxa Metabólica(MAIOR MUDANÇA NA MASSA ADIPOSA) e quanto menor o gasto calórico,menor a Taxa Metabólica(MENOR MUDANÇA NA MASSA ADIPOSA).
FLECK $ KRAEMER,1997 publicaram 28 trabalhos que no treinamento resistido há aumento de massa magra,diminuição de massa gorda/massa adiposa e aumento ou diminuição de peso(dependendo do gasto calórico do indivíduo).
O instituto nacional de saúde americana(NIH) e o Colégio Americano de Medicina Esportiva(ACSM) em 1998 e 1999 respectivamente citam que o treinamento resistido é uma forma de prevenção da obesidade mórbida e sobrepeso.
Já esse mesmo estudo do ACSM,1999(categoria B) comprova de que exercícios aeróbios/aeróbicos reduzem a massa adiposa porém não aumentam a massa muscular,enquanto exercícios anaeróbios/anaeróbicos reduzem massa adiposa e aumentam a massa muscular mesmo no repouso.
Para uma mobilização de gordura,vamos supor um indivíduo que tenha um metabolismo basal de 1.600kcal e com atividade física gera um gasto de 400kcal, para este indivíduo seu gasto calórico diário é de 2.000kcal.
Porém se esse indivíduo realizar uma ingesta de alimentos até 2.000kcal não irá ocorrer a mobilização de gordura,caso o indivíduo tenha uma ingesta de 1.600kcal,o indivíduo emagrecerá 400kcal e caso ter uma ingesta de 1.800kcal o indivíduo emagrece 200kcal.
Para uma mudança na massa adiposa em caso de emagrecimento sempre deve levar em conta o Balanço Calórico negativo,ou seja ingerir menos calorias do que se gasta com todos os macro e micronutrientes em equilíbrio.
O treinamento resistido associado com um balanço calórico negativo irá gerar redução da massa gorda não apenas durante o exercício mas também após a atividade física pois o treinamento resistido  de 6 até 8mets(intensidade moderada até alta onde 1MET=3,5ml/kg/min que MET=taxa de equivalente do metabolismo basal) que há um gasto calórico de 200 até 600kcal/sessão durante a sessão e no descanso.
A massa muscular no treinamento resistido como já comentado em parágrafos anteriores,há um aumento da área seccional tranversa do músculo e aumento de células satélites musculares.
Sabe-se que é importante aumento de massa muscular pois com o processo de envelhecimento há a sarcopenia(perda de massa muscular enquanto tamanho e volume) de 10% dos 25 até os 30 anos, enquanto aos 50 até 80 anos há uma perda de 30% na massa muscular.
Em estudos de Fleck $ Kraemer,2006 em mulheres idosas em um período de 6 meses realizando o treinamento resistido observou-se de que a força muscular teve aumento de 200% enquanto o volume muscular observado foi de 10%, esse estudo demonstra de que mesmo no envelhecimento a capacidade do músculo gerar uma tensão com o treinamento resistido é melhorado enquanto o volume pode ser mantido ou melhorado.
Outros estudos mostram que com baixas tensões não há aumento de massa muscular,porém não evitam redução da massa muscular, o que sugere que o treinamento resistido mesmo que seja de baixa tensão,tenha um volume mínimo de treinamento(1 exercício por grupo muscular,frequencia de 2 vezes por semana e 3 séries de 10 repetições sendo Leve,média e pesada na escala de esforço sub-máxima) não há redução de massa muscular.
Estudos de (Klitgaard,1999) realizaram biópsia musculares da secção transversal do quadríceps em cm de  jovens sedentários,idosos sedentários,idosos nadadores,idosos corredores e idosos pesistas, no estudo demonstrou-se que JOVENS SEDENTÁRIOS POSSUEM UMA MASSA MUSCULAR SUPERIORES DE IDOSOS, PORÉM IDOSOS PESISTAS CONTÉM QUASE A MESMA MASSA MUSCULAR DE JOVENS SEDENTÁRIOS(80,1% de jovens sedentários contra 69,3% de idosos pesistas), esse estudo mais uma vez demonstra de que o treinamento resistido é importante para o aumento da massa muscular independente da idade em que o indivíduo se encontra.

CONCLUÍMOS QUE:
-O TREINAMENTO RESISTIDO PROVOCA MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL COMO AUMENTO DE MASSA MAGRA,AUMENTO DA MASSA ÓSSEA E DIMINUIÇÃO DE MASSA GORDA
-MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL COMO AUMENTO DE MASSA É POSSÍVEL COM O TREINAMENTO RESISTIDO 
-MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DE CORPORAL COMO AUMENTO DA MASSA ÓSSEA SE DÁ PELA CONTRAÇÃO MUSCULAR QUE GERA UMA COMPRESSÃO ÓSSEA QUE É REALIZADO PESO E IMPACTO(EFEITO PIEZOELÉTRICO) AUMENTANDO ASSIM A MASSA ÓSSEA DO INDIVÍDUO
-MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO CORPORAL COMO A DIMINUIÇÃO DE MASSA ADIPOSA/GORDA COM O TREINAMENTO RESISTIDO SÃO OBTIDOS ATRAVÉS DO GASTO CALÓRICO DE 4 ATÉ 8 METS NO QUAL HÁ NO TREINAMENTO RESISTIDO ALTERANDO NO METABOLISMO BASAL E O GASTO CALÓRICO QUE ALIADA COM UMA INGESTA CALÓRICA NEGATIVA INDUZ A REDUÇÃO DE MASSA ADIPOSA.

Simples e fácil é isso que o treinamento resistido induz ao nosso maravilhoso corpo.
Informação é poder!

abraços a todos! 

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Insanidade X Disciplina



Um conceito confundido por muitas pessoas que não são capazes de entender o significado da palavra e onde é aplicado,o que muitas vezes pode levar ao pré-conceito de diversas pessoas gerando uma idéia contrária e muitas vezes polêmica que pode chegar ao ponto de ser marginalizada e muitas vezes ser vista como algo tido como insanidade.
Vamos lembrar de que antes de John  lennon,Albert Einstein,Galileu,Sócrates,Hipócrates,Gandhi,Jesus,entre outras figuras importantes foram todos em suas épocas, alvos de constantes chacotas e tidos como pessoas insanas com idéias absurdas e que tiveram uma disciplina que acabaram por mudar o mundo.

Vamos a definição do dicionário aurélio o que é:
INSANIDADE=sf (lat insanitate) 1 Qualidade de insano. 2 Demência. 3 Falta de juízo.
DISCIPLINA=sf (lat disciplina) 1 obsol Ensino, instrução e educação. 2 Relação de submissão de quem é ensinado, para com aquele que ensina; observância de preceitos ou ordens escolares: Disciplina escolar. 3 Sujeição das atividades instintivas às refletidas. 4 Observância estrita das regras e regulamentos de uma organização civil ou estatal: Disciplina militar. 5 Conjunto de conhecimentos científicos, artísticos, lingüísticos etc., que se professam em cada cadeira de um instituto escolar. 6 Obediência à autoridade. 7 Procedimento correto.

Como muitos leitores sabem esse meu blog tem o intuito de promoção da saúde e esclarecimento e desmarginalização do fisiculturismo/bodybuilding/culturismo que é nada mais nada menos que o culto ao corpo através do treinamento de força cujo objetivo é aumentar massa muscular,diminuir massa gorda e ter o máximo de volume,simetria e definição muscular NÃO MUITO LONGE DE OBJETIVOS DE INDIVÍDUOS QUE INICIAM O TREINAMENTO DE FORÇA NA ACADEMIA,PORÉM A ÚNICA COISA QUE SE DIFERE É QUE O INDIVÍDUO BUSCA QUALIDADE DE VIDA E NÃO VISA A COMPETIÇÃO.
Pois bem já há outros posts em relação ao fisiculturismo e seu pré-conceito relacionado a ele pois é visto por muitas pessoas um esporte onde apenas os anabolizantes fazem sua parte e nunca a DISCIPLINA deles muitas vezes confundindo como um esporte de INSANIDADE.
O que muitos indivíduos dentro da academia buscam hoje em dia infelizmente é  estética e pequenas partes dessas pessoas estudiosas da fisiologia do exercício no treinamento de força seria a qualidade de vida pois através do estudo da fisiologia do exercício e nutrição esportiva sabe-se que uma boa alimentação aliada a atividades físicas são uma forma além de promover a saúde,prevenir doenças futuras como a INATIVIDADE FÍSICA que gera OBESIDADE,DIABETES,HIPERTENSÃO,DISLIPIDEMIA,INFARTO AGUDO DO MIOCÁRIDO,ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO,PATOLOGIAS IMUNODEPRESSORAS,PATOLOGIAS PULMONARES,DOENÇAS REUMATOLÓGICAS E DOENÇAS ORTOPÉDICAS.
E muitas vezes esses estudiosos da ciência do exercício no treinamento de força aplicam os seus conhecimentos na prática na tentativa de fazer ciência e prática caminharem juntoso que para muitas pessoas,infelizmente ainda leigas nos assuntos sobre o treinamento de força, fazem dessas pessoas dedicadas a ciência do exercício resistido uma INSANIDADE onde cada vez mais a musculação vem sendo ridicularizada e sendo facilmente trocada por aulas de body qualquer coisa,pois é dinâmico,divertido e ainda faz ficar com o bumbum da feiticeira,ou sei lá quem importante da tv.
Infelizmente à cunho popular que não vai atrás de informações importantes(scielo,pubmed,RBB,RBPFEX,RBNE) jamais sabem a importância do treinamento resistido para uma boa promoção e prevenção e até reabilitação da saúde do indivíduo.
Então caro leitor não culpe e nem ridicularize o estudioso do treinamento de força,ele pode ser aquele ''bomabado'' ou aquele ''deformado'' ou aquele ''ogro'' ou aquele ''musculoso'' que tem bastante informação e justificativa de porque ser tão musculoso(lembrando que as transformações corpóreas ocorrem de endógeno para exógeno por isso demoramos muito para ter aquele belo corpo e além disso musculos maiores necessitam de ativações de unidades motoras menores portanto mais músculo,menos ativação muscular,menos probabilidade de sofrer infarto pois a musculação controla os ergoceptores cardíacos).

Então não confundem jamais aquele que se alimenta-se,treina e descansa corretamente e melhor ainda ESTUDA e APLICA SEUS CONCEITOS CORRETAMENTE ISSO É DISCIPLINA, agora aquele que se alimenta de forma errônea,treina à popular, e NÃO ESTÁ DETERMINADO A ESTUDAR E COMPREENDER PROCESSOS FISIOLÓGICOS E NÃO O APLICA ISSO É INSANIDADE.

Fiquem esperto,informação sempre foi poder e principalmente informações de resvistas científica sérias que tem artigos sérios com comprovações sérias,não a níveis populares e de mídias que não sejam sérias em relação a saúde.
Querer é PODER,YES WE CAN!