Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Você sabe o que significa se alimentar bem?

Um conceito que vem ou sempre foi  mal empregado a nível popular e até a nível esportivo em tempos mais antigos(antes do avanço da nutrição esportiva) é a famosa frase vinda de diversos especialistas alimentar-se bem, o quanto temos que se alimentar,o que é se alimentar bem?o que significa e qual importância de alimentarmos bem?

LEMBRANDO QUE ESSAS INFORMAÇÕES NÃO SUBSTITUEM UM BOM PROFISSIONAL DA ÁREA DE NUTRIÇÃO,ESTE SIM É QUE PODE TE DAR MAIS DICAS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA E É O ÚNICO QUE ADEQUA SEU ESTILO DE VIDA COM A ALIMENTAÇÃO.

Muito bem,esse é um dos termos que infelizmente a maioria da população de modo geral e até mesmo entusiastas de treinamento de força ou até atletas mesmo de qualquer modalidade não sabem o que realmente significa.
Vemos muitas pessoas falarem que comem bem,mas esse come bem é apenas horário do almoço e ainda se gabam ainda que pegam 2 folhas de saladas se gabando que estão saudáveis ou pior de tudo comem/chupam laranja ou melancia ou até abacaxi depois do almoço acreditando que irão emagrecer ou que não vão ficar gripados BULLSHIT(BESTEIRA)!
Se tem uma coisa que todo e qualquer profissional de saúde fica irritado ou que não cai bem ao seu ouvido são as INFORMAÇÕES DESINFORMADAS e os famosos porque meu amigo,meu tio,minha tia,meu papagaio,meu vizinho falaram que: BOM FALAR TODO PAPAGAIO FALA,AGORA ESTES QUE FALARAM SÃO PROFISSIONAIS SÉRIOS DA ÁREA DA SAÚDE?LÊEM PELO MENOS 5 ARTIGOS POR DIA?ACOMPANHAM ARTIGOS DA JN(JOURNAL OF NUTRITION)?ISSN?JMF?SCIELO?PUBMED? se pelo menos tivemos 1 não para alguma destas perguntas, esqueça essa pessoa não pode ser considerada uma boa aconselhadora de alimentação( é lógico que não desprezo aqueles que sabem as propriedades nutricionais dos alimentos,mas essas propriedades nutricionais são confundindas com equilíbrio alimentar para a homeostase e cálculos de Valor de Referencia Diária de acordo com peso,idade,sexo,atividade física,ambiente e fatores emocionais não são controlados e nisso sociedade cada vez mais geração fast food resultado sociedade suicida,próximo post aguardem!).

Vemos cada vez mais uma sociedade acreditando no poder da mídia tem que acaba exercendo e principalmente essas mídias enganadoras que não vou citar o nome mas sim essas que passam no começo da manhã e no meio da tarde que contratam alguns ''especialistas'' em determinadas áreas que muitas das vezes falam muitas besteiras pela televisão e o leigo acaba acreditando(NÃO ESTOU DESMEREÇENDO NENHUM PROFISSIONAL DA SAÚDE QUE ESTUDE E ESTUDE COM AFINCO E AINDA PROMOVE A DIGNIDADE DO SEU TRABALHO QUE É PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS), ou pior de tudo também são ainda pessoas que acreditam que o médico endócrinologista passando aquele ''comprimido'' a pessoa vai emagrecer ou passando aquela ''dieta'' a pessoa vai emagrecer(NOVAMENTE NÃO ESTOU DESMEREÇENDO A CLASSE MÉDICA,APENAS TEMOS BONS E MAUS PROFISSIONAIS ASSIM COMO JÁ VI ENDÓCRINOLOGISTAS ALTAMENTE PROFISSIONAIS JÁ CURANDO DEPRESSÃO,DISPLIPDEMIA E ETC).

Novamente vamos dizer que vivemos em uma INFORMAÇÃO DESINFORMADA, o que seria muitas informações para pouco conhecimento,muitos estudos que dizem que estão realizando em televisões falam que especialistas afirmam que e que mostrou que é bom para primeiramente tenho 2 perguntas básicas:
1-Cadê o estudo mostrando,publicado como ARTIGO CIENTÍFICO?
2-Qual foi o ano em que foi realizado esse estudo?há 10 anos?Caso sim saiba que um artigo científico não é mais válido a partir de 10 anos após sua data!

Isso caro leitores NADA MAIS É QUE PSEUDO-CIÊNCIA ou seja são artigos ''inventados'' e ''publicados'' para vender o produto ou promover algum tipo de ação,ou seja PURO MARKETING!
Todos os dias seja em meu serviço,seja fora dele vejo pessoas falando que se alimentam bem e esse se alimentar bem eles acham que comendo 3 vezes ao dia ou comendo super bem no almoço eles estarão se alimentando bem,ou pior ainda ''beliscam'' pelo dia todo e a noite come um montante de comida achando que vão ''repor'' as energias a final do dia.

Mas ao todos que lerem aqui realmente não tem o mínimo(ou nem isso) para saber o que é comer bem,eles não percebem que a quantidade de comida que comem não estão sendo totalmente bem distribuidas com macronutrientes e além do mais muitos não tem um pingo de noção como fracionar a alimentação com seu dia-a-dia,dando diversas desculpas como a falta de tempo,muito serviço que é muitas vezes a preguiça.

Preferem muitos desses perderem seu precioso tempo(e principalmente SAÚDE) em alimentos industrializados que além de terem gorduras saturadas,tem diversos componentes químicos que um no qual não me recordo agora,mas outro tem outra susbtância que isola o picoliniato de cromo que é um principal regulador da insulina ou seja faz ele ter resistência a insulina(Diabetes certo?).

Muitos desses também que dizem se alimentar bem,vivem se alimentando muito mal de doces,refrigerantes,frituras e guloseimas em geral,ou até de café não sabendo que 3 xícaras de café com 2 colheres de açucar equivale a um doce e além disso café em excesso causa diminuição do cálcio que é um componente necessário para as contrações musculoesqueléticas e cardíacas!

Então vamos voltar no começo, o quanto nós devemos nos alimentar?
-APÓS DESCOBRIR SUA INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA,O SUFICIENTE PARA QUE EM TODAS AS REFEIÇÕES NÃO SAIA COM FOME E NEM SAIA COM A BARRIGA CHEIA E ESSE SUFICIENTE SERIAM DE 5 A 6VEZES AO DIA EM PEQUENAS QUANTIDADES DE ALIMENTOS MAS COM BOA QUALIDADE(MACRONUTRIENTES E MICRONUTRIENTES) ALIMENTAR!

O que é se alimentar bem?
-Alimentar-se bem é satisfazer ou se nutrir de determinados alimentos que contenham uma certa quantidade de macro e micronutrientes necessários para manter o corpo em homeostase(equilíbrio interno) para que as funções básicas do ser humanos não sejam perdidas evitando assim o aparecimento de novas doenças

Como se alimentamos bem?
-Primeiramente NADA MELHOR QUE O PRÓPRIO PROFISSIONAL DA ÁREA DE NUTRIÇÃO POIS ESSE QUE PODE TER DAR INFORMAÇÕES CORRETAS, SEGUNDO INFORMAÇÕES SÉRIAS EM REVISTAS COMO ISSN,JN,PUBMED,SCIELO,NSCA,ACSM,MEDICINE AND SCIENCE depois por último tentativa e erro de determinados tipos de alimentos que FUNCIONAM PARA VOCÊ ,LEMBRAM-SE INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA SEMPRE!

Bom todas as perguntas já foram respondidas,após esse post é importante lembrar que a nutrição é 80% de seus resultados os outros 10% seriam atividade física e outros 10% é boa noite de sono...

Lembrem-se que sem grandes sacrifícios não aparecem grandes resultados,seguir dieta é para sempre da sua vida e não apenas para ficar ''esteticamente'' bonito e sim SER SAUDÁVEL!

INFORMAÇÃO É PODER,USO/ABUSO SEM INFORMAÇÃO É IGNORÂNCIA!

abraços a todos e bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário