Um blog destinado ao público e profissionais da área de saúde que querem obter informações ou atualizações sobre assuntos como Acupuntura,Fisioterapia e Saúde de modo geral.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Má nutrição



Novamente voltando ao assunto do qual incomoda aos profissionais de saúde de todas as áreas e me irrita.

O brasil está tendo em 2º lugar no rank de obesidade e como se vê o fator da obesidade não está intimamente ligado ao fator de mal funcionamento de hormônios da tireóide,idade avançada entre outras mil desculpas.


De acordo com estudo cerca de 80 por cento da população consomem frutas, legumes e verduras em quantidades inferiores às recomendadas. A má alimentação provoca só no Brasil cerca de 10 mil mortes por ano, em decorrência de diabete, doenças cardiovasculares e câncer, enquanto a obesidade mata por volta de 7.000 pessoas por ano, devido a doenças cardíacas e câncer, comprovou o estudo.
Os cientistas também comprovaram que cerca de 30 por cento das mortes causadas por doenças graves decorrentes do excesso de peso seriam evitadas se todos os adultos perdessem pelo menos 3 quilos.
Os cientistas ressaltaram que manter uma dieta que não seja rica em peixes, frutas, legumes e verduras é tão ruim para a saúde quanto fumar, pois manter uma alimentação a base de gorduras saturadas e trans que têm origem animal ou vegetal elevam os níveis de colesterol e aumenta o risco de doenças cardíacas.
Vendo esse post no blog intestinopreguiçoso.blogspot.com,além de agradecer para poder publicar meu post, o que muitas vezes eu não consigo me conformar(outros profissionais também) o quanto é difícil você conseguir reeducar uma pessoa através do hábito alimentar e atividade física.
E além mesmo do indivíduo estar praticando atividade física há uma presença de má nutrição não sendo raro encontrando atletas,alunos,clientes e pacientes sempre se alimentando mal e não sendo raro qualquer virada de tempo,feridas além de pear fácil o tempo de cicatrização demora,as possibilidades para adquirir uma lesão musculoesqulética é bem maior do que um indivíduo bem nutrido.
Pela minha experiência clínica e de academia,sempre tentei conversar com a pessoa e ver o hábito alimentar desta,sendo assim pelo menos 98% das pessoas tem um péssimo hábito alimentar do qual são coxinhas,kibes fritos,mcdonalds,bobs,lanches de lanchonetes,não sendo comum a presença de legumes,verduras,frutas(não adianta se empaturrar pois fruta engorda) e pior de tudo o que qualquer profissional não gosta de ouvir é de não ter tempo para se alimentar pois o trabalho é muito corrido, aí que eu pergunto então porque essas mesmas pessoas que dizem não ter tempo para se alimentar podemos ver estas mesmas pessoas saindo para fumar,saindo para comer algum lanche ''natural'' na padaria,devorando pacotes e pacotes de bolacha de chocolate,devorando uma torta?
Realmente qualquer ser humano é capaz de entender que a fome seria uma necessidade fisiológica que indica ao corpo que a taxa de glicose tá diminuindo,há perda de vitaminas e sais minerais,há maior peristaltismo e tem maiores possibilidades de o musculo ser gerado como fonte de glicose ocorrendo até o catabolismo muscular, todo mundo já sentiu fome e teve que comer quando fosse o necessário.
Hoje em dia não se manda pessoa embora porque o indivíduo estava comendo,é óbvio que se um indivíduo está em lugares que demanda dinamismo do funcionario o individuo nao vai se alimentar,mas muitas vezes o que custa tirar 20minutos do dia pelo menos no meio da manhã e meio da tarde para se alimentar bem?E além disso tirar 40minutos para praticar atividade física?juntando tudo você tem 1hora e 20minutos para cuidar da sua saúde,do seu corpo...se o trabalho tem 8 horas(exceto plantões) sobram 16 horas para fazer o que quiser e é tempo viu!acreditem!
Acreditem em vocês mesmos leitores,se até o amigo do arnold trablhava 12horas como açougue e depois iria treinar porque não vocês??
Pensem:servir para si e somente a si próprio!
Uma boa semana com muiiitaaa saúuudeeee e perfomanceee

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Suplementos dão resultados?



Perguntas realizadas por muitos praticantes de atividades físicas em especial o treinamento resistido no qual me deparo em blogs,sites e revistas além da divulgação de diversas marcas de suplementos e a própria propaganda de boca em boca em academias,tem aumentado o consumo de suplementos de ambos os sexos em especial em homens e adolescentes.

Segundo estudo de DASKAL e colaboradores(2008) foi realizada uma pesquisa em uma academia na cidade de são paulo onde relatou que os homens utilizam mais suplementos do que mulheres e que adolescentes ingerem mais do que adultos jovens,e a maioria é por auto-prescrição ou indicação do treinador ou algum familiar ou amigos que utilizam também causa uma influência no uso de suplementos pelo praticante.


Para Pereira et al.(2003), o consumo de suplementos entre alunos de academias de ginástica de São Paulo é significante e suficiente para despertar interesse de estudos mais detalhados,segundo o autor ainda ,a imagem corporal inconstante nos adolescentes e a falta de tempo para treinamento adequado nos jovens adultos, aliada à impaciência em atingir os resultados esperados e ao desejo de aparentar o seu melhor, tornam os jovens propensos a consumir qualquer coisa que se apresente como atalho para atingir o padrão de beleza imposto, já que a estética é um dos principais motivos da prática esportiva nessa faixa etária.


Neste estudo de DASKAL(2008),participaram 201 indivíduos freqüentadores de academias (84 do sexo masculino – 64 usuários e 20 não-usuários; e 117 do feminino – 59 usuárias e 58 não-usuárias); dos quais 106 são adolescentes de 15 a 19 anos (71 usuários e 35 não-usuários) e 95 adultos jovens de 20 a 25 anos (52 usuários e 43 não-usuários).

2vgrupos foram divididos, conforme o uso de suplementos: usuários e não-usuários.

61% dos avaliados (123 usuários) utilizaram suplementos.59% responderam que não consumiriam um suplemento.
Os homens usam mais suplementos do que as mulheres e adolescentes tendem a usar mais suplementos do que os adultos jovens (p = 0,07).

A maior parte dos usuários de suplementos pratica exercício há mais de um ano (60%), embora esta prática possa ser ou não na academia. O consumo de suplementos é maior entre os que praticam exercício físico há mais tempo e também entre aqueles que freqüentam a academia há mais tempo (52%) . A maior parte dos indivíduos (45%) fica na academia por três a nove horas semanais. O consumo de suplementos tem relação com o tempo de permanência na academia, pois quanto maior o tempo na academia, maior o consumo de suplementos.

A maioria dos participantes se exercita por estética e saúde, mas há associação entre o uso de suplementos e a competição como finalidade do exercício (p = 0,01). Eles também se exercitam para ganhar massa muscular e perder gordura; houve associação entre esses objetivos e o consumo de suplementos (p = 0,01 e p = 0,03). A maior parte dos não-usuários se exercita para perder peso/gordura e melhorar o condicionamento físico.
O suplemento mais consumido é a bebida esportiva por mulheres e os BCAA,aminoácidos(94%),proteínas(61%),maltodextrina(87%),hipercalóricos (81%) e fat burner (66%).
Os mais jovens consomem mais bebida esportiva (64%); bebida de recuperação (75%) e gel de carboidrato (60%); os mais velhos consomem mais creatina (62%); proteínas (61%) e maltodextrina (75%). Os BCAA e hipercalóricos são consumidos em igual proporção pelas duas faixas etárias. A média de consumo de suplementos é 1,5 suplemento/usuário. A maioria dos usuários consome apenas um suplemento e 40% consomem dois ou mais.
Como discussão que a autora cita e eu acrescento, é de que o suplemento é uma complementação alimentar e não ajuda para ganhos de massa muscular a não ser que o indivíduo tenha uma boa alimentação e descanso(dormir mais do que 8horas por dia e descanso entre séries adequados.
Os erros constantes nas academias como a ingesta alta de suplementos, o intervalo entre as séries maiores do que usuais(famosa papoterapia entre amigos), cargas relativamentes muito baixas não fazem ter boa massa muscular e aparência já que a maioria dos estudos teórico visam a estética,observamos isso na prática onde jovens(12 até 16 anos) tomam suplementos adoidados,descansam durante 5 minutos em um exercício para fazer 1 série de 10 repetições,com peso extremamente baixo mesmo com 6 meses de academia,reclamando que não crsce,não aumenta de peso, é lógico não treina direito acha que suplemento é alimento e não aumenta o peso é logico que não irá crescer.
Sobre o título eu vou deixar a critério dos leitores já que eu não sou contra o uso de suplementos(apesar de ter utilizado somente durante 2 meses), e sou contra ao uso indevido de suplementos e anabolizantes,muitas pessoas da academia e da experincia clinica vem me perguntar qual suplemento faz crescer e ficar forte e eu respondo: arroz e feijão e frango com batata e quando enjoar batata com arroz e frango ou ao contrário,
O que muitas pessoas almejam em especial os gordinhosss,ou os descondicionados é perder peso e ficar com uma boa estética, e as vezes fico taxado como ''chato'' ou como um ''carrasco'' porque seria melhor a pessoa trocar uma torta de morango por um delicioso pão integral com atum ou sardinha e azeite?Cada um faz o que bem quer e o que bem entende so que eu tenho minha opinião como profissional,eu estudo para isso,vou continuar estudar para mostrar os beneficios físicos e psicológicos do treinamento resistido e irei dar minha opinião mesmo que a pessoa não concorde ou não aceite,porque facil é falar que vai começar o regime amanhã,que vai fazer academia amanhã e que vai ser saudável em diante, falar todo papagaio fala, difícil é agir e fazer cortando doces(bolos,tortas),frituras(pastéis,coxinhas,kibes),refrigerantes(coca-cola e cia ltda),álcool(cerveja,vodca,caipirinhas),cigarro e drogas ilícitas.Da disciplina que se faz o guerreiro
Não vou ser contra suplementos pois estarei indo contra milhões de pessoas em especial empresas de suplementos que tem um grande poder ,meu objetivo não será mostrar que o suplemento faz mal e que sim que o suplemento quando aliado a uma boa nutrição,treino e descanso provoca uma melhora da perfomance física, auxiliando resultados estéticos e perfomance, mas no livro de Márcia Daskal de Nutrição Esportiva ela cita que uma boa alimentação supre todas as necessidades calóricas e de vitaminas,então ainda hipócrates está e continua ainda certo, portanto coma bem,se alimente bem e descanse bem!
No mais isso por hj chega para seus olhos
abraços,boas semanas com mttaaaaa perfomanceeee e saúuuuuuuuuudeeee para vocês
Lucas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Musculação:Faz ficar com músculos?

Mais uma nova postagem,geralmente sempre quando ha uma nova postagem é por base de perguntas que eu tenho de colegas,de alunos na academia de que treino,pelos próprios parentes que ainda infelizmente tem certo pré-conceitos e na experiência clínica, como graças a deus eu venho mostrando para o público no geral no blog, o pré-conceito da musculação vem sido desmitificado e nisso as pessoas de forma geral passa a entender o benefício da musculação.

Conforme MCArdle vário são os benefícios bioquímicos,osteomioarticulares,nervosos,metabólicos e cardiorrespiratórios são documentados há afirmação prática e teórica de que SIM a musculação faz ganhar músculos.

Tem leis biomecânicas que regem a esses princípios mas as principais que podemos citar é a lei de wolf do qual todo osso se adapta a carga imposta a ele e a lei do tudo ou nada no qual ´há contrações neuromusculares(do SNC e muscular) que fazem com que há ativação ou não muscular.


Com essas 2 leis conforme o Prof.César falou no curso que a CARGA DA ANILHA é um REMÉDIO para nosso corpo adaptando sempre a possíveis novos estímulos fazendo cntração muscular melhorando assim a força muscular,resistência muscular e coordenação muscular e articular(propriocepção).

O que acontece é que essa frase ouvida e comentada por pessoas que musculação cresce,fica com músculos grandes e aparência de ''rambo'' são pessoas(me desculpem) destreinadas,sedentárias ou que têm preguiça para treinar(não malhar que malhar é bater,contundir,dar pancadas,reunir gados) e muitas vezes vou afirmar para vocês não passa de um mito.

Há primeiramente o princípio da individualidade biológica ou seja o corpo do indivíduo tem alterações neurofisiológicas mais presentes e mais ativas que vai reagir melhor a uma determinada modalidade de exercício do que outro, ou seja o indivíduo nasce com uma certa ''habilidade'' para algum determinado esporte ou tarefa.

Segundo que o tipo de treinamento imposto assim como o predomínio do exercício aeróbico ou anaeróbico causa a longo prazo alterações fisiológicas descritas por Frank e Mc Ardle ou seja jamais você vai ser um Alexandre Ribeiro ou um Dexter Jackson em menos de 2 dias,esqueçe.

Terceiro que para um bom treino de musculação os resultados como sentir que o musculo está um pouco mais ''inxado'' ou ''coisado'' demora de 2 até 3 meses variando de indivíduo para indivíduo tal como sua dieta,descanso e alimentação.



A musculação,termo popular para treinamento resistido, leva o músculo a se contrair melhorando sua força,resistência,coordenação e consequentementa há maior rupturas microscópicas a niveis muscular fisiológicas induzidas por cargas que fazem aumentar o numero de células musculares e aumentar o tamanho destas também,o que leva a hipertrofia e hiperplasia.
Portanto a musculação faz os músculos crescerem mas tudo depende do tipo de treinamento específico a ser realizado com objetivo de hipertrofia(alta intensidade,baixa duração e baixas repetições),de resistência(média intensidade,grande duração e altas repetições),de Endurance(famoso treino circuito) e outras variações.
Então tudo depende da especificidade do treinamento e qual objetivo da pessoa que irá fazer com o profissional de educação física ou o fisiologista trabalhar em cima do objetivo do aluno levando em conta do bom estado que o corpo tende a se manter em equilíbrio(homeostase),individualidade biológica,fator nutricional,metabólico e respostas mediante ao treinamento.
Musculação claro que faz crescer isso está mais que óbvio,mas imaginar que quem faz musculação por mais de 1 ano fica com musculos absurdos podem esqueçer,pois além de ser a longo prazo para resultados estéticos, os resultados para a saúde surgem logo nas primeiras semanas até,uma aula de musculação que vc já faz lhe garante utilização de gordura e outroas modificações fisiológicas.

é isso ae galera se alimentem bem,durmam bem e comam bem e treinem bem claro com consciência

Mais uma vez os meus posts relacionados a musculação(treinos em geral),nutrição e saúde não são incentivos para que o indivíduo utilize suplementos ou anabolizantes,além de não ser responsável pelo mau uso indevido,este site é contra a utilização de anabolizantes,suplementos e qualquer outro recurso ergogênico que possa ser nocivos a saúde, consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física e caso queira mudar seu hábito alimentar consulte um(a) nutricionista.Este blog não se responsabiliza pelo uso de anabolizantes e suplementos.

No mais é isso bom treino,boa semana e muittttaaa saúde para vocês

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Musculação: até quando é vício e até quando é benéfica

Que a musculação tem seus enormes benefícios fisiológicos e psicológicos já citados em literaturas,artigos e no próprio blog todos leitores devem saber, agora quando e quanto praticar a atividade física que é a grande pergunta.
Muito se vê hoje que não só a obesidade vem ganhando seu espaço aqui no brasil e em outros países desenvolvidos mas principalmente o crescente índice de Hipertensão e Diabetes em crianças,jovens e adultos pela má nutrição adequada principalmente além de facilitar as doenças de estações como conjuntivites,rinite,sinusite,sarampo,meningite,dengue e as doenças causadas por vírus como a gripe,resfriados tudo isso por conta de uma baixa do sistema imunológico, de acordo com o médico fisiatra Paulo Zogaib a falta de atividade física não só facilita doenças do sistema respiratório,cardíaco,digestório,nervoso,endócrinos também pode favorecer a lesões musculoesqueléticas como entorse de tornozelo,lesão do ligamento cruzado anterior nas famosas partidinhas de futebol de domingo(e aí que voltamos simmmmm para o gordinhooo carecaaaa que é o hiper mega atleta de final de semana),estiramento de tendão do calcâneo a famosa pedrada no tornozelo ou aquela gostosa lesão muscular como estiramento de isquios tibiais ou a parte posterior da perna,lesões SLAP,lesões do labrum acetabular,lesões do cotovelo,do ombro,da clavícula dentre outras por falta de força,resistência e coordenação neuromuscular de que qual modalidade promove tudo isso+alongamento?sim musculação.

Muito se vê em academias os famosos gordinhos querendo perder peso ou aquele rato de academia que passam horas dentro da academia conhecendo desde os professores até os aparelhos e modalidades como a instalção toda,so falta durmir dentro da academia,no qual ultimamente é moda ver mulheres se matando nas academias,tenho exemplos que não cabe ao caso citar, e até mesmo os homens que desejam ficar sarados da noite para o dia(se um dia eu descubrir essa fórmula juro que posto para todo mundo) como se a academia fosse resolver os problemas de todo mundo, e o que na verdade resolve para uma boa saúde é uma boa alimentação,bom treino e bom descanso , sem essas 3 variáveis e sem esses 3 não atuando em conjunto,como da mesma forma que nossos musculos abdominais atuam em praticamente todos exercícios da musculação(sinergista) excluindo a probabilidade de existir a famosa aula de abdominal, não há um bom resultado seja de modo saudável ou de modo estético,o seu corpo reage de acordo com seu trabalho imposto a ele não é em questão de quanto mais carga e mais tempo passar na esteira ou bike ou aula de step,jump seja lá que for suando bastante, quanto mais comida comer mais vou crescer,quanto mais suplemento tomar maior,quanto mais tempo na esteira mais tempo eu perco peso.


Esqueça tudo isso, a gente dá trabalho ao nosso corpo se alimentando 6x ao dia fracionados elevando nosso metabolismo,fazendo atividade física,durmindo(não é para durmir o dia inteiro também) e ele responde positivamente,da mesma forma que vc se entupir de CHO,doces,frituras e refrigerantes o seu corpo vai responder te engordando e te enxendo de colesterol,triglicérides e gorduras abdominais e até viscerais.
A musculação se torna um vício maléfico a partir de :quando o indivíduo começa praticar atividade física de forma exagerada,passa a consumir suplementos alimentares em excesso,comer em excesso ou privar-se de comida na tentativa de ganhar musculos ou emagrecer respectivamente,ter suas atividades de vida diaria voltada apenas para o exercício,passar horas e horas dentro da academia na tentativa de obter o corpo perfeito,noites maldurmidas esperando pelo treino,agressividade e muitas vezes lesões musculoesqueléticas, por isso se dá nome de OVERTRAINING ou excesso de treino que podem levar ao indivíduo sobrecarregar suas articulações,tendões,ligamentos e músculos que levam ao excesso de uso OVERUSE que causam as lesões musculoesqueleticas fugindo do padrão de segurança cárdiovascular e musculoesquelética dentro da modalidade da musculação.

A musculação se torna benéfica a partir de: Quando observa no indivíduo uma melhora de suas vidas diárias como levantar melhor da cama entre outras AVDS,melhora do humor,do estado de ciclo sono vigília que melhora após musculação,perda de peso saudável,melhora hábito alimentar,hábito de se exercitar e o melhor ainda sem precisar de muito tempo apenas de 30 a 40minutos,,além de melhora da FC,PA e aumento de imunidade.

É necessário o conhecimento de que a atividade física faz bem para o corpo e mente porém tudoem excesso faz mal portanto desfrute da bela máquina humana que somos nós,não tem preço que pague melhor a felicidade e o bem estar do que estar bem consigo mesmo através dos exercícios físicos.
por hoje é só pessoal

Abraços com muiiiiiitaaaaaa saúde e bons treinos

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Ignorância em relação a saúde

Saúde é o bom estado físico,psicológico e social segundo a OMS,segundo o dicionário é o estado de que é são,robustez,vigor,saudação e brinde.
Hoje em dia há o stress constante não só pela metrópole que tem como fatores de stress o trânsito,ruído,correria do dia a dia,cobrança de empresas que visam ao lucro desta atrav´pes de cobrança do funcionario, mais o fator de estar tendo que sustentar a familia,intrigas familiares,enfim toda e qualquer situação que nos levam a um estresse leva a diversas alterações fisiológicas(modificação de células e sistemas do corpo humano) que podem levar a um estado patológico acarretando diversas doenças dos quais as doenças atuais que podemos destacar: Obesidade,Hipertensão,Diabetes,Infarto Agudo do miocárdio dentre outras vem sendo comum esses tipos de doenças e tudo isso causado por certo fatores como má nutrição,inatividade física,tabagismo,etilismo,uso de drogas ilícitas,farmacológicas e as doenças secundárias.
Muito venho postando sobre o benefício da atividade física em especial o treinamento resistido(ou musculação), na minha experiência clínica e pessoal de vida eu sempre fui esportista minha vida inteira pratiquei futebol,basquete,natação por 12 anos,quando não fazia musculação sempre fazia 2horas de bike e esteira,aulas de spinning,capoeira fiz por 3 anos começei a musculação com 16 anos pegando pesado aos 17 até os 21 anos,mas continuando a realizar porém com intensidade bem maior ao termino de minha faculdade,mas não deixei de fazer ainda, mesmo com estudos,trabalhos consigo sim treinar 5x por semana em um tempo de 30 até 40min, e até hoje nunca me atrapalhou em simplismente nada, mantenho uma alimentação 6x por dia a cada 3 ou 4 horas jamais fiz uso de anabolizantes pois sou contra uso dessas substâncias e ainda mais ingeri suplemento somente por 2 meses nesses 3 anos e meio pesados de musculação onde a alimentação supriu todas minhas necessidades calóricas necesárias para realizar as atividades físicas,trabalhar e estar treinando.
Não quero incentivar ninguém a fazer o que eu faço pois como sabemos cada corpo reage diferentemente a cada estímulo aplicado, então eu tive um acompanhamento nutricional,cardiológico para a realizaçao das minhas atividades físicas o que me possibilitou chegar nos resultados almejados.
Muitas vezes o que vejo na prática clínica ou fora da prática clínica é a má nutrição presente,o stress constante, a auto-cobrança, a ingestão de fármacos(remédios) para uma dor aqui,dor ali,a realização indevida de atividade física como o famoso futebol de sábado,ae fraqueza muscular nos músculos,mau condicionamento físico,má homeostase praticada a alta intensidade provocando sinapses maiores que estimulam o músculo,osso,articulações,tendões a um impacto alto,não há uma força e resistência osteomioarticular e lesão musculoesquelética na certa!

Eu primeiramente elogio os verdadeiros atletas brasileiros aqueles que vão trabalhar cedo(aqueles que 5 da madrugada está pegando o onibus para chegar ao serviço as 7 ara trabalhar até as 8 da noite chegando em casa as 10 horas,cuida dos filhos,da casa e da família e dorme meia noite e ainda repete o ciclo isso é o verdadeiro atleta), pois bem e é nesse tempo inteiro que a pessoa pratica um atividade física agora isso sim é ser verdadeiro atleta e se adotar uma boa alimentãção e descanso,melhor ainda.
Mas ainda há muito de nós da área da saúde a falar da importancia de praticar atividade física,não basta falar tem que além de praticar seguir com disciplina a alimentação,descanso, na academia que eu treinava tinha um aluno de lá que vinha de Santo André do trabalho para vir treinar, não tinha tempo?Claro que não!! quem não tempo nao tem método de planejamento e fica escravo do tempo, se não tiram 1 hora para o horário do almoço pq não 20minutos de 2 pausas entre manhã e tarde e acordar um pouco mais cedo para o café da manhã completando assim 4 refeições completas do que as habituais almoço e janta achando que na janta as pessoas vão recuperar as energias perdidas no final do dia o que leva uma ingestão bem maior do que habitual o que leva a obesidade,HAS,DM,stress por carencia de vitaminas, 6 refeições até 5 estão de bom tamanho para regulação de insulinas e a supercompensação de alimentos.

Por hoje é só pensem muito em caros leitores conhecimento é poder e poder é saúde e saúde e saúde é felicidade e felicidade é realização de sonhos,
EU POSSO,EU QUERO EU CONSIGO!

EU POSSO MUDAR,EU POSSO SER SAUDÁVEL,EU POSSO SER FELIZ
EU QUERO,EU QUERO MUDAR,EU QUERO UMA SAÚDE,EU QUERO FELICIDADE
EU CONSIGO,EU CONSIGO SER FELIZ,EU CONSIGO ME DISCIPLINAR,EU CONSIGO SER EU MAIS MESMO,EU CONSIGO TUDO!

''O importante na vida não importa o quanto você bate e sim quanto apanha,levanta e fica de pé''

Lutar sempre,vencer talvez,desistir jamais!

e viva a saúde

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Culto ao Corpo

Para uma pequena reflexão em homenagem a todos praticantes de atividade fisica em especial a musculação,vou colocar pois esse mês to parado por conta da faculdade,útlimo ano, tcc mas certeza que volta logo logo e isso serve como inspiração,tem alguns trechos de bodybuilders famosos mas no final não deixa de ser uma homenagem a todos que cultuam o corpo através da musculação sempre visando o benefício da saúde principalmente evitando doenças comuns,doenças cardiorrespiratórias,musculoesqueléticas e por último a estética para ver se consigo enfiar na cabeça das pessoas em principal familiares e ignorantes sobre musculação seus benefícios primários e nunca secundários[utilização de anabolizantes e estética monstruosa]:

Somos cultuadores do nosso corpo,sabemos da importãncia que o treinamento resistido fazem com o nosso corpo, acordarmos melhor,dormimos melhor, treinamos melhor e comemos melhor
Nem sequer eu já ouvi o meu próprio corpo gritar por socorro em qualquer parte,não ouvi minha cabeça martelar,nem sequer o meu próprio nariz chorar ou muitas vezes até minha boca e meus dentes rachados e quebrados
Nem sequer senti que minhas costas me queimava e meu pescoço travava,nem minha perna bambeou muito menos pisoteou ou rodou em falso
Percebi que me tornava mais independente com uma energia interior fora do comum aonde muitas pessoas me olhavam espantados perguntando de onde vem tanta energia interior?
De repente meus hormônios falam com minhas gorduras e músculo de repente eles começam a roubar gordura e dar músculo uma espécie de Robin Hood que rouba dos ricos e dá aos pobres enobrecendo assim o corpo humano que fica cheio de músculos e hormonios do bem estar
Meu corpo entendeu e percebeu que era melhor eu levantar um novilho do que ingerir fluídos,fluídos de partículas pretas e cinzas que contém inúmeras substãnicas tóxicas e espetam meu pulmão me deixando com falta de ar
Enquanto muitos vão para as noitadas e fazer seus happy hours enxendo a cara e fumando eu estou dormindo
Enquanto muitos chegam da noitada eu acordo para ir treinar
Enquanto você está acordando para ir ao trabalho eu já estou trabalhando
Enquanto você chega do seu trabalho pensando no sofá e televisão regado à pipoca eu estou pensando em bancos e pesos livres o mais alto possível para poder livrar do estresse causado pelo trabalho e por ignorância das pessoas em relação a saúde
Enquanto você está tomando banho tentando se esfregar e escovar os dentes e se cansa rápido, eu me esfrego,escovo meus dentes e ainda canto sem me cansar
Enquanto você está no seu horário de almoço montanha eu já estou na minha 3ª refeição
Enquanto você diz não ter tempo para fazer atividade física eu tenho tempo de estudar,trabalhar e ainda treinar
Enquanto você corre no parque todo final de semana ou joga um futebol com os amigos no sábado tendo alguma lesão e fratura eu tenho microrrupturas de músculos,melhora da minha pressão arterial e frequência cardíaca me permitindo treinar horas ou dias depois o que te impede de realizar isso em dias
Enquanto você é inseguro em relação a sua vida,família e amigos o peso livre é o unico que te dá segurança é seu amigo do peito nunca vai te trair e te tira do fundo do poço
Enquanto você come mais,trabalha mais e dorme menos eu como muito mais melhor,trabalho com melhor produção,treino melhor ainda e durmo muito melhor ainda
Enquanto você gosta daquele docinho de fds que nunca pode faltar no churrasco ou em festa de amgio que tem bolo eu troco essa ''delícia'' por um filé de frango com arroz e batata
Enquanto você acha que está sendo saudável pular refeições eu estou fazendo a minha digestão para a próxima refeição de qualidade
Enquanto você acha que eu sou maluco por querer 40minutos de treino e ir 5x na semana no que vocês chamam de lugar de monstro e cara que grita lá observo gente de bem com a vida e interessadas em ter qualidade de vida diferente de você que acha que qualidade de vida é sair no barzinho com seus amigos,sair para balada ou ficar em casa comendo pizza
Eu QUERO PORQUE EU POSSO,EU POSSO PORQUE EU CONSIGO EU CONSIGO PORQUE EU SOU CAPAZ EU SOU CAPAZ PORQUE SOU PERSISTENTE SOU PERSISTENTE PORQUE PENSO EU PENSO LOGO EXISTO EU EXISTO LOGO EU SOU FELIZ.

Não desistem de seu sonhos mesmo que sejam impossíveis,com persistência tudo se alcança eu leitores demorei 3 anos e meio para ganhar 30kg apenas de massa magra e ganhar 20cm de braço porém o que mais me beneficiei e que minha PA:110x80 e meus batimentos cardíacos sempre estão com 60bpm, meus exames de sopro sistólico tudo se normalizaram,não tive nenhum resfriado,gripe ou dores de cabeça ou garganta e passei me alimentar bem melhor,minhas dores de joelho sumiram,minhas costas de desvios posturias como hiperlordose lombar diminuiram,dores nas costas sumiram e meu humor e disposição melhorou muito com uma prática de 5x por semana apenas 40minutos de atividade fisica baixando para 35minutos
Me diz caro leito que seria 35minutos de sua vida se voce tem 1hora de almoço e ainda 20minutos elo menos de folga no expediente??
Pense bem quem irá te agradeçer ao final da vida?A empresa que você trabalhou sua vida inteira
sem ter férias,folgas e finais de semana sem ver e falar com sua família cheio de doenças como stress e obesidade pronto a ter um infarto ou aquele de bem com a vida que se alimenta bem,dorme bem,treina bem e depois chega em casa brinca com os filhos,faz companhia a esposa e ainda vive 20 anos a mais do que o sedentário da empresa?
Pensem bem o ''Escravo do ser humano é ele próprio e não a falta de tempo e o ambiente em que se encontra'', Falta de tempo muitas vezes é falta de planejamento, se Albert Einsten um grande cientista tinha tempo para andar de bicicleta porque não começar com bicicelta ou musculação??

Mais uma vez parabéns ao atletas que se dedicam a esse estilo de vida com certeza quem irão ganahar serão vocês mesmo tendo uma melhor expectativa de vida e saúde de modo geral sempre de bem com a vida e com tudo a volta e parabens também aos esforçados que trabalham,estudam,cudiam d acasa e treinam e também meus parabéns ao povo brasileiro verdadeiros atletas que trbalham para poder comprar a roupa do filho e o arroz e feijao da família e os presentes merecidos da crianças.

AVISO
Mais uma vez esse site não aconselha a prática de atividades físicas sem acompanhamento médico e nutricional,o uso indevido de anabolizantes e suplementos alimentares acarretam sérios problemas de saúde pelo modo de má administração ocorrendo debilitação da saúde do individuo.

No mais isso muito saúde,paz felicidade e sucesso para vocês
abraços
Lucas Nogueira

domingo, 4 de outubro de 2009

Musculação:Quando praticar ou não praticar


A musculação ou treinamento resisitido com pesos nos quais tem como objetivo provocar alterações fisiológicas dentro do organismo a nível bioquímico,muscular,nervoso,pulmonar, cardíaco e psicológico.
Atualmente vem surgindo estudos e importantes benefícios da atividade física em principal a musculação como artigos do ACSM, José Maria Santarém, Eugênio Koprowvisk, Fábio Gianolla, Paulo Muzy dentre outros.
A musculação não vem sendo apenas utilizada como exercício para promoção e prevenção da saúde mas também como uma forma de poder estar reabilitando o indivíduo precocemente a fim de evitar contraturas e aderências que possam causar uma diminuição do líquido sinovial posteriormente a isso uma rigidez articular,atrofia muscular por desuso,diminuição da força muscular,diminuição de fibras fásicas em principal relacionadas a rápidas reações como levantar,sentar,iniciar um movimento,realizar rotação rápida de tronco e ou outro qualquer movimento dentro da AVD que necessite de uma atividade rápida.
O treinamento resistido para reabilitação além de ser empregados em grandes clubes de times de futebol,volei,handeball,basquete, vem sendo empregados também em clínicas voltadas para a rebilitação e prevenção além de uma promoção da saúde[caso exista o educador físico presente no qual irá aumentar o condicionamento físico e trabalhar dentro dos objetivos do aluno/paciente/cliente].
Muitas são as patologias que acabam acometendo o indivíduo, dentre delas as principais temos:
-Hipertensão
-Diabetes
-Osteoporose
-Osteoartrose
-Stress.
-Doenças Osteomusculares relacionadas ao trabalho[DORT]
-Doenças Respiratórias[Asma,DPOC,Bronquite Crônica,Enfisema Pulmonar]
-Doenças Cardíacas[ IAM,ICC,Estenose Mitral,Arterioesclerose]
Onde estudos atualmente vem sendo discutido que a má nutrição,falta de atividade física e a privação do sono,exceto em Diabetes tipo 1 que é adquirida ao nascimento mas que pode ser um dos fatores que na minha opinião que leva ao feto adquirir é a não regulação do hormônio insulina pelo pâncreas que no cordão umbilical principal por nutrir e proteger o feto acaba adquirindo esse defeito de produção de insulina adquirindo a Diabetes tipo 1.
A musculação como dito no pimeiro parágrafo gera alterações fisiológicas a todos os níveis em osteomioarticular,cardiorrespiratório,bioquímico e psicológico sendo assim posível todos os níveis de patologia a serem trabalhados logicamente dentro dos padrões de segurança como por exemplo evitar a manobra de Valsava e cargas excessivas que provocam dores articulares e possivelmente queda do peso sobre o membro ocorrendo lesões musculoesqueléticas.
A musculação como ja dita promove aumento da força muscular em especial as fibras tipo II ou fásicas relacionadas a movimentos rápidos e curtos evitando quedas em idosos ou outra doenças neurológicas, melhora os batimentos cardíacos do nó Sino Atrial provocando uma melhora na contratilidade,condução de batimentos cardíacos diminuindo a FC, melhora a Resistência vascular periférica diminuindo a arterioesclerose e doenças do sistema respiratório e diminui a Pressão Arterial melhorando a Hipertensão, realiza modulação do sistema simpático e parassimático promovendo uma maior liberação do parassimpatico relacionado ao relaxamento, promove melhores níveis de serotonina hormonio relacionado ao bem estar, melhora os níveis de glicogenio muscular modulando níveis de insulina,maior utilização de glicogênio e gordura promovendoa lipólise ou seja queima de gordura.
Não há limites de que a pratica de musculação tenha seu limite, não há idade, não há diferença de sexo para o treinamento de resistência, se tudo for praticado dentro dos limites de segurança cardiovascular e da utilização de cargas corretamente respeitando a individualidade biológica,tempo de descanso entre séries,frequência semanal, descanso entre os treinos de pelo menos 48 horas do grupo utilizado não irá ter limites para ser praticado a musculação.
No mais isso
Muita saúde para vocês por hoje é só
Lucas Nogueira

sábado, 3 de outubro de 2009

Gordurinhas Indesejáveis


Quem nunca se olhou diante de um espelho seja homem ou mulher e desejou ter uma barriga sarada mas sempre os famosos ''pneuzinhos'' acabam atrapalhando?? Atira a primeira pedra quem não se senitu incomodado com os ''pneuzinhos''. Vou primeiramente falar que além de ser uma grande dúvida para os que desejam diminuir a massa gorda[diferente de perder peso] sejam em academias e revistas esse acúmulo de gorduras indesejáveis não só comprometem a estética como também ela é precursora de doenças metabólicas como Hipertensão,Diabetes tipo 2 além de riscos cardiovasculares como Infarto Agudo do Miocárdios,Insuficiência Cardíaca Congestiva e Arritmias Cardíacas temos também os riscos pulmonares que pdoem se agravar ainda mais caso a pessoa seja fumante como o DPOC, ou tiver má perfusão ventilatória que possa gerar uma Insuficiência Respiratória assim como risco de diminuir o sistema imunológico ficando exposto a uma simples gripe como até pneumonia, com certeza poderia ficar horas escrevendo sobre a fisiopatologia[o modo que a doença se comporta], a causa dessas gordurinhas indesejáveis é o diferencial de acúmulo dos ''pneuzinhos'' ou seja é o excesso de alimentos em Carboidratos,Gorduras e as vezes até proteínas, quantidades muito grande de alimentos,consumo exagerado de refrigerantes,doces e frituras em geral mais o consumo de comidas industrializadas que são de rápido preparo e práticas essa má nutrição gera diversos riscos a saúde pois há uma diminuição do Cromo responsável pelo controle da insulina podendo levar ao Diabetes Tipo 2, aumento de adiposidade do tecido de lipídeos não só na cavidade abdominal mas na cavidade interna dos orgão podendo levar a arterioesclerose, falência de múltiplos orgãos e como falei diversas outras doenças que só a fisiopatologia explica enfim a má nutrição e desidratação e mau repouso também leva a uma deficiência de vitaminas nos quais muitas vezes são as causas para diversas doenças como as vezes também até o stress.
Sabe-se que hoje em dias em estudos conduzidos do ACSM[American College Sports of Medicine] de José Maria Santarém entre outros que a falta de atividade física pode levar a inumeras doenças.
Muita gente tem a idéia muito errada de que para queimar gorduras devemos nos privar de refeições,realizar caminhadas,aulas de step,jump ou correr 1 hora na esteira ou qualquer coisa relacionada a atividade que faz ''suar''[ o que seria um erro pois com a perda de suor temos a termorregulação e com essa termorregulação pelo suor há excreão de sódio e potássio proveniente da bomba de sódio e potássio podendo ocasionar lesões musculoesqueléticas,desmaios ou síncopes,cãimbras tudo isso piora se o ambiente for mal ventilado e mal conservado] e realizar abdominais faz perder a barriga. Se vocês caros leitores responderem isso ou ouvir disso de alguma pessoa saiba que o nosso ouvido[profissionais da saúde] dói e muito quanto há de ignorância em relação a saúde como eu disse no post anterior feliz é aquele que além de ter um auto-conhecimento é sábio em relação ao exercício,nutrição e descanso por isso que bodybuilders amadores ou profissionais, atletas ou mesmo praticantes de atividades físicas tem uma boa estética e boa saúde[claramente há o uso de recursos ergogênicos envolvidos como anabolizantes entre outros] porém conhecimento sempre é bom para saber o quanto noso corpo pode reagir perante a um estímulo e saber como se comportar para que esse estímulo seja intenso e duradouro dentro do nosso organismo para que há objetivo alcançado.
Novamente não estou pedindo para ninguém ir praticar atividade física,utilizar suplementos e durmir bem e se alimentar bem,meu blog tem o intuito de promover o benefício da atividade física principalmente a musculação, realmente todos leitores devem saber que o trabalho é muito importante para se obter êxito profissional e além disso sustentar a própria vida porém não impede que você realize sua atividade física para o bem estar físico,psicológico e social[definido como saúde].
Há gente que ainda acha que essas aulas de qualquer coisa que faz suar[tantas modalidades que não cabe agora citar cada uma] e fazer abdominal resolve, NÃO PELO AMOR DE DEUS ISSO NÃO RESOLVE QUE ADIANTA VOCÊ FAZER 3 OU 5 AULAS DE GINÁSTICA E 40 MIL ABDOMINAIS E DEPOIS SE ENTUPIR DE NO MCDONALDS?OU SE ENTUPIR DE PASTEL NA FEIRA?OU FAZER AQUELE BOLO DOCE DEPOIS DA AULA DE ACADEMIA PORQUE ''ACHA'' QUE ''QUEIMOU TODAS AS GORDURAS?
O que resolve a perda das gorduras desejadas é musculação e alimentação, agora o leitor se pergunta ''mas musculação não é para ficar forte?''
É aí que se enganam muitas pessoas, A MUSCULAÇÃO[MODO POPULAR] OU TREINAMENTO CONTRA RESISTÊNCIA OU TREINAMENTO RESISTIDO LOCALIZADO[TML] além de fazer fortalecimento muscular ele faz com que aumente a frequência cardíaca,a frequência respiratória pós exercício aumentando a PA e FC no qual depois irão liberar tônus parassimpático e menos tonus simpático no qual é responsável por baixar a FC e PA demorando mais tempo para liberar o tônus simpático que acelera o metabolismo em geral, ocorrendo isso há mobilização de glicogênio e de gordura no qual mesmo em repouso vai ser utilizada como precursora de energia favorecendo o ganho de massa magra e diminuição da massa gorda, então para que aulas de Ginásticas Localizadas se a própria musculação realiza isso?
Enquanto a dieta não tem erro para diminuir o peso tem que se INGERIR MENOS DO QUE GASTA o que não permite que pulamos as principais refeições e o número de vezes de refeições, então pular café da manhã,evitar um lanche da manhã pré almoço,almoçar,lanche da tarde e janta não devem ser pulaods em etapa nenhuma e muito menos pegar enormes quantidades achando que quanto mais comer e mais gastar menos gordura irá ter, nada melhor que um nutricionista para lhe explicar melhor e adequar a alimentação com o dia-a-dia.
O que engorda não é o que você come em festas como ano novo,natal e churrasco de amigos e sim a quantidade e qualidade dos alimentos,os famosos finais de semana longe da dieta pois queimarei calorias na aula de step é dor de ouvido para os profissionais d área de saúde pois a pesoa come,come come e depois acha que a gordura vai ser queimada, continua fazer 2,3 anos a mesma coisa fala que faz academia e é ''saudável'' porque faz academia e no final se empaturra de alimento, isso tá longe de ser uma pessoa saudável, ser saudável exige tempo,disciplina,paciência assim como ser bom no âmbito profissional exige bom conhecimento teórico,prático afinal trabalho é nada mais nada menos que uma rotina que demanda do tempo,disciplina e paciência para se obter lucro,produtividade e etc.
Ter saúde é ter um aumento expectativa de vida praticando atividade física,atividade física NO OBJETIVO DE LAZER PRATICADO COM DISCIPLINA E PACIÊNCIA agora no âmbito esportivo já exigem outras variáveis que também muita vezes não fogem da disciplina e paciência porém a atividade irá ser intensa e voltada para a especificidade do atleta no esporte para ter um melhor rendimento e subida ao pódio.
No mais isso
abraços muiia saúde para vocês
Lucas